Maneiras de medir o sucesso do seu MVP

A construção de um produto mínimo viável (MVP) é parte fundamental de qualquer projeto. Com ele você será capaz de testar diversas teorias sobre o seu negócio a baixo custo. Após o desenvolvimento do seu MVP é comum surgir certas dúvidas. Por isso, neste artigo vamos responder à pergunta que, provavelmente, todas as startup de sucesso fizeram um dia, como eu sei se meu MVP está tendo sucesso?

Sucesso do MVP: maneiras de medir

Na verdade, existem algumas métricas cruciais que você deve levar em consideração se quiser monitorar o sucesso do seu aplicativo ou website. Recomendamos que você não ignore essas métricas, pois elas permitirão que você faça correções oportunas em seu software.

Comunicação vem primeiro

Se você quiser que seu software seja popular e não queira repelir usuários, inicie a comunicação com clientes em potencial. Promova o seu produto em diferentes fóruns, fale com os visitantes, peça feedback, deixe-os compartilhar sua opinião e fale sobre quaisquer problemas que o seu software tenha.

Engajamento dos usuários

Medindo o engajamento do usuário, você será capaz de ver como o seu produto é valioso para os dias de hoje. Além disso, poderá também avaliar o potencial do seu software, como ele pode ser popular no futuro. Com a ajuda da métrica de engajamento do usuário, você poderá modificar o UX, se necessário.

O número de downloads

Esta métrica é importante para o seu MVP de um aplicativo. Quanto mais downloads seu aplicativo tiver, mais popular ele é, o princípio é simples. É por isso que, no caso de um aplicativo, você deve sempre monitorar essa métrica.

Porcentagem de usuários ativos

Se seu aplicativo tiver 1.000 usuários, isso não significa que todos eles usam ativamente este aplicativo. Portanto, você deve verificar quantos usuários estão ativos e pensar em uma estratégia para reter usuários passivos e fazê-los retornar ao seu aplicativo. Portanto, monitore essa métrica regularmente.

Porcentagem de usuários pagantes (que geram renda)

Se seu software gera alguma renda, provavelmente, você sabe quantos usuários estão usando os serviços pagos. Então, é recomendado encontrar mais informações sobre esses usuários. Por que eles estão interessados ​​em seu software? O que eles gostam? Quanto tempo eles usaram seu software antes de começar a usar serviços pagos e assim por diante. Por isso, tenha em mente que o número de usuários pagantes sempre será menor que o número de usuários gratuitos.

Tempo de vida do cliente

Essa métrica também é crucial. Ela fornece uma compreensão de quanto tempo os usuários gastam no seu software antes de removê-lo. Se esse tempo for muito curto, você deve monitorar outras métricas para descobrir o motivo de tal atividade.

Todas as métricas acima ajudarão você a ficar atento.

Quanto custa desenvolver um app MVP?

Independentemente do que você irá criar, um MVP para um site ou aplicativo móvel, o preço sempre será diferente e é impossível indicar um preço exato.

Tudo depende do número de recursos e da complexidade de sua implementação. Além disso, o preço do MVP também depende dos tipos de desenvolvedores com os quais você coopera.

Por exemplo, se você contratar um freelancer, o custo do MVP pode variar de R$ 6.000 a R$ 15.000, mas provavelmente irá levar muito mais tempo para um freelancer construir um MVP.

No entanto, você também pode entrar em contato diretamente com o departamento de vendas da Usemobile e eles fornecerão uma estimativa do seu MVP detalhada e gratuita!


  • Vitor R. Galante
  • Gerente de Marketing
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

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