Ferramentas para aplicativos: elas realmente funcionam?

Atualmente, existem diversos softwares de aplicativos que prometem um produto bom, com rapidez e por um preço bem acessível. Essas ferramentas para aplicativos são bem populares, mas não muito efetivas.

Eventualmente, os usuários, que tiveram a ideia de criar um app e colocam o projeto em prática contratando um desses softwares, procuram uma empresa de desenvolvimento para resolver os problemas. Isso porque, apesar de aplicativos nativos possuírem um custo mais elevado, e demorarem mais para serem desenvolvidos, eles são mais bem aceitos pelos usuário.

Incontestavelmente, aplicativos desenvolvidos nas linguagens dos sistemas funcionam muito melhor. E, para provar isso, fizemos um comparativo entre aplicativos criados por ferramentas e os desenvolvidos por empresas. Os tópicos serão divididos em: layout, qualidade, assistência, linguagem de desenvolvimento, custo e tempo de desenvolvimento.

# Layout

Apesar de parecer mais fácil ter uma plataforma com o layout do seu app já pronto, isso pode ser bem limitador. Afinal, essas ferramentas para aplicativos já possuem o próprio layout, com design pronto, e você precisa se adequar a elas. Por outro lado, quando você contrata uma empresa desenvolvedora de aplicativos para fazer o seu, haverá designers e desenvolvedores pensando em um layout exclusivo para o seu produto. O que é bem mais original, você não acha?

E, além de original, ter o próprio layout também garante outra coisa importantíssima: a usabilidade do app. Isso porque, para ter um aplicativo de sucesso, é necessário que ele agrade aos usuários. E, uma das coisas que mais desagrada o usuário é baixar um aplicativo que seja medíocre em termos de design. Inclusive, muitas pessoas desinstalam o app, quando percebem que ele possui as mesmas ferramentas e faz as mesmas coisas que algum outro, que já está baixado.

# Qualidade

Outra coisa na qual você deve pensar é na qualidade e usabilidade do seu aplicativo. Já foi provado que aplicativos, ainda que possuam um bom lançamento e marketing, só prendem o usuário pela funcionalidade. Sendo assim, quando o app possui uma qualidade ruim, trava ou apresenta muitos bugs, os usuários desinstalam a ferramenta. Acontece que, por motivos de linguagem de desenvolvimento, falta de assistência e consultoria, é comum que isso ocorra.

Como já explicamos em outro post, escalar uma startup não é um trabalho fácil. É necessário planejamento e dedicação para fazer um app funcional e útil para todos os usuários. Além disso, é necessário que o app funcione de forma perfeita, sem bugs e demoras para carregar. E isso só é possível quando o aplicativo é desenvolvido especificamente para o sistema e para seu próprio modelo.

# Linguagem de desenvolvimento

Como já dito anteriormente, a linguagem de desenvolvimento é extremamente importante para a qualidade do aplicativo. Atualmente, há aplicativos híbridos e nativos. Os híbridos, como o próprio nome já diz, funciona em todos os sistemas, se adequando aos diferentes dispositivos. Por serem desenvolvidos em linguagem semelhante à utilizada na web, ele é mais lento e sujeito a alguns erros e bugs. Já os apps nativos, que são desenvolvidos na linguagem do sistema operacional e exclusivamente para aquele sistema, são mais rápidos e menos sujeitos a erros.

E o que isso tem a ver com as ferramentas para aplicativos? Simples! Essas ferramentas desenvolvem apps híbridos. Consequentemente, eles estão sujeitos a mais erros e menor aceitação. Apesar de parecer mais simples, o desenvolvimento pode ficar complicadíssimo, já que será necessário correr atrás de consertar uma série de erros que podem surgir. Além disso, a dificuldade em consertar esse erro em um software que já possui uma plataforma pronta é bem maior.

# Assistência

A assistência é outro ponto no qual os softwares para apps deixam a desejar. Isso porque você contrata um produto, e não um serviço. E, como está disponível na internet, outras milhares de pessoas contrataram o mesmo produto. Caso surja alguma dúvida ou dificuldade no meio do caminho, com quem você tratará sobre? É mais complicado, certo?

Em compensação, ao contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, a equipe te dará sugestões, testará todas as interfaces do seu aplicativo diversas vezes e cuidará para garantir que o produto supere as expectativas. Mais que isso, a qualquer sinal de problema, você poderá contatá-los para que resolvam. Ao final, você terá um app sem surpresas negativas.

# Custo

O custo para desenvolver aplicativos varia muito, dependendo do tipo e das funcionalidades. Geralmente, apps bem desenvolvidos custam mais caro que as ferramentas para aplicativos. Isso porque, no caso da contratação de softwares, vários passos como definição de layout, interfaces, entre outros, já estão definidos e o preço deles não será cobrado individualmente. Bastará aplicar a sua ideia e pronto, você terá seu app.

Já um aplicativo desenvolvido do zero, claramente, custará mais caro. No orçamento, será incluso o trabalho de layout (UI/UX), especificação de requisitos, desenvolvimento do aplicativo com a linguagem desejada (inclusive, caso você queira um app que atende Android e iOS, ele será desenvolvido do zero duas vezes), API, entre outros serviços… Por outro lado, você terá a garantia de um aplicativo pensado e executado exclusivamente para você.

# Tempo de Desenvolvimento

Nesse caso, novamente precisamos colocar na balança as prioridades do aplicativo. Você quer um aplicativo hoje que funcione mais ou menos bem e seja parecido com outros que já viu? Ou pode esperar mais um pouco e, em compensação, ter um aplicativo que funcione perfeitamente, seja intuitivo, voltado para seu público-alvo e único, do seu jeito? É você quem escolhe o que é mais importante.

Se contratar uma ferramenta para aplicativos, ela fará um serviço rápido e seu app estará pronto em pouco tempo. Ele será exatamente como você viu na plataforma, com a mesma funcionalidade e layout já experimentados por você. Por outro lado, caso contrate uma empresa de desenvolvimento de apps, ele pode demorar um pouco para ficar pronto. Em compensação, você pode se surpreender com um resultado esplêndido, layout e funcionalidades únicas. E aí, o que é mais importante para você?


  • Mariana Storto
  • Analista de Marketing Digital e SEO
  • Nascida no interior de São Paulo, já me tornei mineira de coração. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, sou apaixonada por Comunicação e Marketing Digital. "A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *