10 dicas para desenvolver aplicativos mobile

Desenvolver um aplicativo mobile não é uma tarefa fácil. Com essas 10 dicas você vai estar mais preparado para desenvolver aplicativos mobile.

#1 – Pesquisa de mercado aprofundada

Antes de começar a desenvolver um aplicativo, é importante saber o que você realmente quer. Você deve ter uma ideia de aplicativo, ou deve haver algum problema cuja solução possa ser algo inovador. Para isso uma pesquisa de mercado aprofundada é necessária.

#2 – Faça a diferença

Isso só é possível se você já realizou uma pesquisa aprofundada. As pessoas gostam de ver algo diferente a cada vez. Você sabe por que as pessoas sempre gostam de visitar novos restaurantes, lojas ou lugares? É porque eles querem algo novo e diferente.

O mesmo acontece com os aplicativos. Milhões de aplicativos já estão presentes nas lojas. Você precisa dar algo interessante que mantenha as pessoas envolvidas com seu aplicativo.

#3 – Defina seu público-alvo

O sucesso no desenvolvimento de aplicativos começa com o conhecimento de quem serão os possíveis usuários do aplicativo. Afinal, como você pode iniciar o processo de desenvolvimento antes de saber sobre os usuários do aplicativo? Se a resposta a essa pergunta básica estiver clara, seu aplicativo estará pronto para obter mais popularidade.

#4 – Layout para conteúdo

Uma boa regra para o desenvolvimento profissional é que o conteúdo deve caber na tela. Se você está desenvolvendo para iOS ou Android, o conteúdo deve caber na tela. Não force os usuários a rolar para a esquerda ou para a direita. Considere estas três coisas para um layout claro:

  • Clareza: o texto deve ser grande o suficiente para ser legível nos dispositivos.
  • Profundidade: conteúdo mais detalhado aumentará o nível de confiança
  • Simplicidade: o layout deve ser intuitivo e fluido. Evite distrações como molduras, gradientes e muito sombreamento.

#5 – Design com facilidade de usar

Seu app deve ser de fácil utilização, caso contrário, os usuários irão deixá-lo instantaneamente. O uso do smartphone está aumentando gradualmente, mas isso não significa que todos são hábeis em usá-los. Por esse motivo, mantenha-o amigável para que até mesmo um novo usuário possa navegá-lo com eficiência.

#6 – Resolução da tela

É um pouco complicado porque não é apenas sobre a plataforma, é sobre o uso do aplicativo em smartphones com diferentes tamanhos de tela. Com o advento de muitos smartphones, cada um vindo com telas, resoluções e recursos diferentes, é quase impossível avaliar a resolução ideal do aplicativo. O truque começar pequeno, mas direto ao ponto e com a informação concisa na tela e, em seguida, começar a torná-lo maior.

#7 – Torne-o rápido

Ninguém gosta de usar um aplicativo que leva muito tempo para carregar. Se o aplicativo que você está desenvolvendo tiver o carregamento muito lento, a primeira impressão que ocorrerá aos usuários é o mau funcionamento. Isso lhes dará uma má experiência do usuário. Não carregue o aplicativo com introdução pesada ou material que mantenha o usuário aguardando.

#8 – Botões de funções

Muitas vezes essa seção é negligenciada pelos desenvolvedores. Para isso, primeiro você precisa entender as funcionalidades dos botões nos dispositivos móveis. Certifique-se de que os indicadores de botão façam sentido para os usuários. Adicionando seção de ajuda sobre esses botões irá colocar os usuários finais à vontade.

#9 – Tamanho da fonte

Sendo um desenvolvedor, você não pode alterar as configurações padrão do tamanho da fonte. No entanto, você pode decidir o tamanho da fonte do seu aplicativo. O tamanho da fonte do seu aplicativo não deve ser muito pequeno. Mantenha-o grande e, se possível, ofereça vários tamanhos no aplicativo. Isso aumentará a usabilidade do seu aplicativo.

#10 – Teste antes de lançar no mercado

Antes de dar o aplicativo para as mãos dos usuários, é importante testá-lo. O teste destacará todos os possíveis erros e possíveis melhorias. Ele também fará com que você consiga cortar possíveis cantos e fendas no design antes que o app chegue ao mercado.

Conclusão

Em conclusão, trabalhar com aplicativos em todas as plataformas e dispositivos não é muito difícil se você simplesmente seguir as práticas e manter o projeto de desenvolvimento organizado. O mercado de aplicativos está em expansão, por isso essa é uma área lucrativa. Por isso, lembre-se de tornar os aplicativos intuitivos para os usuários e siga as diretrizes das principais plataformas. Teste o projeto antes do lançamento e garanta a eficiência antes de enviar para o mercado


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Inteligência Comercial e Marketing.
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

1 comentário no post “10 dicas para desenvolver aplicativos mobile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *