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Qual a importância da análise de Custo Total de Propriedade (TCO)

Alguns clientes chegam até nós com diversas ideias e, dentre elas, existem várias relacionadas a diferentes tipos de aplicativos. Mas, muitas vezes, as pessoas não sabem quanto custa ter a propriedade de um aplicativo.

Saber os custos diretos e indiretos relacionados a um aplicativo é um diferencial no momento de se tomar a decisão da viabilidade do mesmo.

Então, preparamos para você um post bem bacana sobre o Custo Total de Propriedade, conhecido como TCO.

Boa leitura!

O que é o TCO?

Antes de colocar o aplicativo em funcionamento, é importantíssimo ter noção dos custos que citamos acima.Para isso, realizamos a mensuração do TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade, em português).

TCO é uma estimativa financeira aplicada na análise e definição dos custos diretos e indiretos de se ter um aplicativo, além dos gastos com manutenção e atualização do mesmo.

análise do TCO reflete não somente o custo de compra do aplicativo, mas todos os aspectos que envolvem gastos adicionais oriundos dessa aquisição: custos com manutenção, com mão de obra que ficará responsável pelo atendimento dos usuários do aplicativo, servidores e atualizações de sistema.

É uma métrica que tem o intuito de tentar identificar o impacto no negócio que a implementação do aplicativo teve para o negócio. Se o aplicativo trouxer reduções de custo ou aumento de faturamento, isso também deve ser analisado e colocado no orçamento.

Você deve estar se perguntando: “Como eu avalio o TCO do aplicativo que quero desenvolver para a minha empresa?”.

Vamos mostrar o que você precisa para calcular o TCO numa visão financeira da análise de viabilidade financeira:

Custos relevantes

O primeiro passo é levantar os custos do que é mais relevantelicença do aplicativo, custo de desenvolvimento do mesmo, seja com a contratação de desenvolvedores ou contratação de serviço de terceiros e o salário dos funcionários que ficarão envolvidos na gestão do aplicativo.

Custos de divulgação do aplicativo

Para que seu aplicativo fique conhecido no mercado e seja utilizado pelo maior número de pessoas, ele precisa ser conhecido pelos usuários. Independente se for um aplicativo para o público externo ou para uso interno da sua empresa.

As pessoas têm que conhecer o seu aplicativo. Ter noção dos benefícios que o aplicativo irá trazer, além claro, saber as funcionalidades e como utilizar o mesmo. Caso isso não seja transmitido de uma maneira eficiente, a falta de uso pode acarretar em insucesso.

Então, coloque na ponta do lápis os custos e as estratégias com marketing e com treinamento para que a novidade comunique-se da melhor maneira com as pessoas.

Calcular o Retorno do aplicativo

Os benefícios do aplicativo devem ser bem claros, e, como todo investimento, tem que trazer algum retorno para a empresa.

Seja em redução de custos, melhoria de processos ou um novo negócio. É preciso mensurar o valor do retorno ao longo do tempo, para assim analisar em quanto tempo o investimento irá se pagar e se é viável economicamente.

Muitas vezes, você pode chegar a conclusão de que o investimento a ser feito e o tempo para colocar o aplicativo no ar pode não ser tão interessante para a sua empresa. Podem existir alternativas que te atendam prontamente e sejam mais interessantes para o seu negócio.

De qualquer forma é importante realizar a análise do TCO, para que assim você tenha as ferramentas necessárias para a tomada de decisão. Análise essa que permitirá elucidar o impacto do retorno sobre o investimento, comparação de produtos que já estão no mercado e avaliar diferentes alternativas para o crescimento do seu negócio.

Com essas dicas, esperamos que as suas ideias de aplicativo tornem-se claras! Caso, reste alguma dúvida, deixe nos comentários suas questões, sugestões e críticas!

Texto escrito por Bárbara Andrade, da FriendsLab

Especialista em Planejamento Financeiro com formação em Administração no CEFET/MG e pós-graduada em Controladoria e Finanças pelo Ibmec/MG. Desenvolveu trabalhos na startup Hotmart, e atuou por 6 anos na Fiat Automóveis. Possui experiência internacional pela London School of Business and Finance, com estudos em Finanças Internacionais. Blogger no Cuide da Sua Bolsa, blog voltado para finanças pessoais e empreendedorismo feminino.

Clique aqui para ver o post original.

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