Você sabe as diferenças entre Design UI e Design UX? Leia esse artigo e entenda como esses conceitos são importantes para o produto final
Pense no seu site ou aplicativo favorito. O que te fez gostar dele, em primeiro lugar? Foi intuitivo desde o primeiro uso? Às vezes, é como se ele previsse exatamente o que você quer? Muito provavelmente, isso se deve ao seu design e interface, projetados para sua melhor usabilidade. Imagine se todos os produtos tivessem sido otimizados para a experiência do usuário?
Primeiramente, vamos falar de Design UI
O design da interface do usuário (UI) é um processo focado na criação e melhoria dos elementos que interagem com o usuário. É a parte ”visível” do projeto ou sistema em qual o usuário interage, ou seja, se refere a interface gráfica.
Portanto, é a área que estuda o meio pelo qual uma pessoa interage ou controla um dispositivo. Essa interação é feita através de elementos de ações entre o dispositivo e o usuário, como por exemplo botões, links, menus, etc.
Entre as atividades, estão:
- Recolhimento de requisitos de funcionalidade
- Análise de usuário e tarefa
- Design de interface gráfica do usuário
- Design visual
Mas e o Design UX?
O Design UX focado em experiência do usuário, lida com a otimização da experiência de um usuário ao interagir com seu produto. Esse processo de design é focado em melhorar a satisfação do usuário. Ou seja, busca melhorar a usabilidade, a acessibilidade e o prazer da interação entre o usuário e o produto.
Ao usar arte e ciência para criar interações de produtos, o objetivo é gerar emoções positivas e encantar os usuários, antecipando suas necessidades. Nesse contexto, o usuário é o que mais importa. Dessa forma, todas as metodologias possuem como objetivo entendê-lo completamente e atender às suas necessidades.
As ações incluem:
- Pesquisa de usuários, coleta de estatísticas, entrevistas e realização de pesquisas
- Criando personas, cenários de usuários e modelos mentais
- Design de produto
- Design visual
- Design de interação
- Arquitetura da informação e estratégia de conteúdo
- Estudos de usabilidade e acessibilidade
- Prototipagem rápida
- Teste e análise de produtos
Assim, os designers UX se concentram mais na interação, enquanto os designers UI lidam mais com os aspectos visuais da interface.
O campo de design UI é melhor definido e existe mais tempo no mercado, enquanto o design do UX é mais recente e ainda não tem muitos trabalhos. Entretanto, esse é o momento certo para adquirir essas habilidades, porque a demanda pelos dois está crescendo rapidamente.
A Usemobile preocupa-se tanto com a interface a ser apresentada, quanto com a experiência do usuário nos aplicativos que desenvolve. O que está esperando? Faça um orçamento conosco e tire sua ideia do papel.