Alocação de squads: entenda o que é e suas vantagens

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Squads são times pequenos e multidisciplinares que unem seus conhecimentos para um objetivo específico, dedicando suas atividades exclusivamente a ele. Uma empresa pode ter vários squads, uma vez que são times pequenos e cada um fica responsável por um produto específico. No entanto, não são todas as empresas que entendem ser viável ter squads in-house e, por isso, optam por contratar uma empresa que oferece alocação de squads. 

Isso significa que a empresa que está contratando esse serviço não precisa gastar seus esforços com processos seletivos e contratação de desenvolvedores para seus produtos. Basta a empresa entrar em contato, fazer o orçamento com uma software house que oferece o serviço de alocação de squads, apresentar sua proposta e contratar. 

Para conhecer mais como funciona a alocação de squads e quais as suas vantagens, continue lendo o texto. 

Como funciona a alocação de squads

Para ficar mais fácil, vamos pensar em todo o processo até chegar na decisão de alocação de squads. 

Suponhamos que você entendeu que seu aplicativo precisa de manutenção e de funcionalidades extras para agregar valor aos seus usuários. Para isso, precisa avaliar seus recursos, inclusive de know how, mas aí percebe que há habilidades que ainda não estão dentro da sua empresa. Com isso, vem a necessidade de fazer processos seletivos para só então começar a discutir o projeto. Isso pode levar meses de trabalho e desgaste. 

O foco da sua empresa precisa estar dedicado ao seu negócio principal. Esse é um dos principais motivos que levam uma empresa a fazer uma alocação de squads ágeis. Dessa maneira, o desgaste é menor e a entrega é mais rápida — além de ser financeiramente mais atrativo. Afinal, todos os know hows necessários já estarão na equipe e ela entregará valor ao produto a cada sprint.

Existem diferentes formas que pode acontecer a alocação de squads: 1) a que você ou sua empresa são gestores do produto ou 2) a gestão também é terceirizada.

Ambos os métodos podem existir em outras empresas de alocação de squad, mas cada uma conduzirá os processos à sua maneira, por isso vou apresentar como funciona a alocação de squads com a Usemobile. Vamos lá?

Com gestão da Usemobile

A alocação de squads com gestão da Usemobile significa que nós ficamos responsáveis por toda a organização, desde oferecer desenvolvedores para o projeto até os líderes para a gestão do backlog. Dessa forma, a empresa que contratar esse tipo de alocação não precisará se preocupar em gerir uma equipe, somente em trazer as demandas. 

Cada um dos nossos squads possuem um Product Owner que estará em contato com sua empresa para coletar as prioridades do produto e, juntamente de um Scrum Master, ficará responsável por supervisionar e lidar com o produto. Além do Product Owner e Scrum Master, nossos squads são formados por desenvolvedores (Android, iOS, Flutter, Front-end e Back-end), UI/UX designers  e analistas de qualidade.

Para esse tipo de contrato, é feita ao menos uma reunião de alinhamento com o cliente por semana, para apresentar resultados ou eventuais impedimentos, tirar dúvidas, etc.

Com gestão própria

Com gestão própria, ou contratação de Squad Parcial, significa que será feita a alocação apenas da mão de obra solicitada pelo contratante. Fora isso, toda a gestão, incluindo processos, dinâmicas e metodologias ficam do lado da sua empresa — essa prática chamamos também de Body Shop.

Nesse caso, as reuniões de alinhamento costumam acontecer uma vez por semana. O objetivo é entender a satisfação do cliente com nossos colaboradores e no que podemos contribuir ainda mais com os resultados desejados pelo contratante. No entanto, essas reuniões são flexíveis, podendo acontecer até todos os dias, a depender das necessidades dos clientes.

No caso, não trabalhamos nesse formato na Usemobile.

Como alocar squads de desenvolvimento ágil

Encontrada a empresa que fará a parceria de desenvolvimento, eis o momento da negociação. A empresa que procura por esse serviço faz o orçamento de acordo com os requisitos que seu projeto apresenta e a partir daí começam as negociações. 

Existem dois tipos de contrato quando o assunto é alocar squads ágeis:

Escopo aberto

O escopo aberto é quando a empresa tem seu projeto e escolhe que ele tenha um acompanhamento contínuo. Ou seja, o squad contratado desenvolverá um produto e a partir daí fará implementações e melhorias incrementais para que as metas e os objetivos sejam alcançados. O escopo aberto se encaixa em projetos com tempo indeterminado ou a longo prazo.

Nesse modelo de contrato de outsourcing de TI, o valor a ser pago é mensal e é mandatório que o Scrum Master faça com que as atividades do backlog se encaixem nesse valor. Entretanto, por ser um projeto que está em constante mudanças, o valor final vai de acordo com as horas de desenvolvimento mensais programadas para o projeto. 

Escopo fechado

O escopo fechado é quando a empresa já sabe exatamente o que quer do produto e dos serviços da empresa de alocação de squads. A partir daí, ela faz um orçamento com data prevista para finalizar a entrega do produto.

Por esse motivo, no contrato de escopo fechado o valor é único, pois é avaliado o produto como um todo e não pelas horas de desenvolvimento. Esse tipo de contrato acontece em tempo menor, uma vez que o projeto começa já com uma data para acabar.

Vantagens de alocar squads

Foco no negócio

Uma das principais vantagens ao alocar squads é conseguir focar nos negócios. Muitas empresas acabam gastando muita energia tentando dar conta de todos os setores, o que pode fazer com que seu negócio principal fique enfraquecido. Ao alocar squads, a empresa consegue lidar com outras áreas da empresa com a segurança de que seu produto está sendo desenvolvido por uma equipe competente e com mais independência.

Economia de tempo e recursos

Como diz aquela famosa frase “tempo é dinheiro”, logo, quando você está gerenciando sua empresa todo tempo é importante. Por isso, alocar squads permite que você economize muito tempo que seria usado para a contratação de um equipe in house

Além disso, as empresas que oferecem alocação de squads já tem seus times equipados com tudo o que será necessário para desenvolver o produto. Isso faz com que a empresa que contrata esse serviço consiga economizar, uma vez que não precisará realizar processos seletivos e nem fornecer equipamentos, treinamentos, dentre outros. 

Mais agilidade e conhecimento técnico

Squads ágeis tem esse nome por trabalhar se baseando em metodologias ágeis. Isso permite que o trabalho aconteça de forma mais rápida e com menos erros durante o caminho.

Além disso, como já foi dito antes, squads são times multidisciplinares. O que significa que dentro da equipe que você está contratando já tem pessoas com conhecimentos técnicos próprios para desenvolver seu projeto da melhor forma. E melhor: trabalham de forma dedicada ao seu produto. Nenhum outro projeto atravessará o backlog do squad.

Como escolher a empresa de alocação de squads

A alocação de squads pode ser uma boa ideia quando você começa a detectar que sua empresa precisa de mais agilidade nas entregas. Também é recomendado quando há a necessidade de profissionais com conhecimentos técnicos que ainda não estão presentes no seu quadro de funcionários.

Mas não é qualquer nome que você escolherá para ficar à frente do desenvolvimento do seu produto de software. Então vamos te ensinar a escolher com essas dicas:

Veja os cases da empresa

Para escolher a empresa de alocação de squads, é aconselhável que você faça um estudo sobre os produtos que essa empresa está mais familiarizada. Por exemplo, uma empresa que tem entre seus clientes muitas fintechs é um sinal de que ela está mais especializada neste segmento.

Entretanto, isso não significa que a empresa de alocação de squads só sabe lidar com um tipo de produto. A Usemobile, por exemplo, tem o case da Unimed, que está ligada a telemedicina, a qual estabelecemos uma parceria de squads ágeis cuja gestão é com eles, mas não elimina o fato de que possuímos expertise em outras áreas como financeira ou de educação, por exemplo.

Entenda a reputação e cultura da empresa

Outro ponto a ser levado em consideração é como essa empresa de alocação de squads é vista pelo público. Confira se existem reclamações e elogios, assim como a cultura da empresa e como ela lida com seus funcionários. Quando os funcionários estão bem o trabalho é entregue com mais qualidade. 

Confira as tecnologias

Existem dois momentos em que uma empresa vai procurar o serviço de alocação de squads. O primeiro é quando a empresa quer desenvolver um produto do zero com a equipe alocada e o segundo é quando já existe um projeto e o time alocado é contratado para fazer melhorias e seguir com o projeto a partir daí.

Para essa segunda opção é importante conhecer as tecnologias que a empresa de alocação de squads oferece e se condiz com as suas demandas. Isso quer dizer que é necessário conferir quais as linguagens de programação, frameworks e afins são as especialidades dos programadores, entre outros detalhes referentes às tecnologias do seu produto.

Afinal, se um aplicativo foi construído em Android nativo e a empresa só tem know how com Flutter, provavelmente ela terá dificuldades de atender a demanda.

Como funcionam os squads da Usemobile

Um grande diferencial quando se trata dos squads da Usemobile é o fato de que nossos Squads são dinâmicos. Isso significa que é muito comum dentro da Use que os desenvolvedores sejam movimentados de um projeto para outro.

Sendo assim, se um projeto apresenta sinais de atraso enquanto um outro projeto já está mais adiantado, alguns desenvolvedores do projeto que está adiantado é movimentado para oferecer suporte ao outro projeto. Isso pode ser de forma permanente ou temporária, tudo vai depender de como anda a evolução do projeto e a entrega do squad.

Isso permite que problemas sejam resolvidos de maneira mais rápida e atrasos sejam evitados. Com isso, a Usemobile consegue entregar produtos de qualidade e com valor aos seus clientes e, ao mesmo tempo, mantém o bem estar de sua equipe que evita ficar sobrecarregada.

Quer conhecer melhor os serviços de alocação de squads que a Usemobile oferece? Entre em contato ou faça um orçamento com a gente!

Leve a potência mobile para seu negócio

Os squads de desenvolvimento ágil da Usemobile são a solução para alavancar os resultados da sua empresa. O trabalho é todo nosso para que sua empresa usufrua dos resultados.

Tópicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas