A lógica de uma alocação de squad, ou time dedicado, é oferecer a possibilidade de contratar desenvolvedores exclusivos para trabalhar num projeto, porém de forma terceirizada. Isso significa ter praticamente um time in-house. Essa foi a relação estabelecida com a Unimed SJRP para o desenvolvimento do aplicativo dos cooperados e beneficiários dela.
Porém, não só os desenvolvedores entraram no pacote, pois toda equipe de desenvolvimento precisa de uma gestão, essa que foi compartilhada entre a Unimed e nós da Usemobile. Nossa cliente atuando como Product Owner, levantando as prioridades do projeto, e nós organizando, distribuindo o backlog para o squad e realizando o desenvolvimento.
Nosso squad ágil foi dividido em duas categorias: 1) time de sustentação, para a manutenção e 2) time de projetos, para implementar as novas funcionalidades. Se tratando de um projeto longo e que passou por outras mãos, foram necessárias muitas sprints para os hotfix e bugfix, o que atrasaria as novidades da aplicação. Daí que veio a divisão do squad.