Apresentando o app:

Case Unimed

A falta de desenvolvedores no mercado é uma realidade que nos acompanha há bastante tempo. Há mais demanda do que gente para trabalhar, como aponta a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). Nessa perspectiva, existem duas opções: mergulhar na competição para atrair profissionais ou contratar uma empresa?

A Unimed de São José do Rio Preto se viu neste problema. Com o propósito de promover inovação no setor de saúde, a empresa precisava de uma equipe para tocar seu projeto de desenvolvimento mobile e web. Como solução, ela contou com a parceria de alocação de squad com a Usemobile, como se fosse um time in-house atuando sob horas de desenvolvimento mensais.

O desafio

O aplicativo da Unimed de São José do Rio Preto já existia, portanto, com bugs e melhorias a serem implementadas. Assim, coube ao nosso time dedicado realizar a manutenção do código e implementar as novas funcionalidades para os aplicativos dos cooperados (médicos) e beneficiários (pacientes).

Para atender ao projeto, foi necessário um squad formado por:

  • 2 desenvolvedor Android
  • 4 desenvolvedores Back-end
  • 2 desenvolvedores iOS
  • 3 desenvolvedor Front-end web
  • 2 UI/UX designers
  • 1 gestor de projetos
  • 1 analista de qualidade
 

O desenvolvimento

A alocação dos nossos squads dedicados foi além da inclusão de desenvolvedores no pacote. Contamos também com nossos gestores, que se alinharam à gestão da Unimed para a manutenção do projeto. Enquanto a Unimed atuava como Product Owner, levantando as prioridades do projeto, nós agimos organizando e distribuindo o backlog para o squad.

Para o devido suporte aos aplicativos dos cooperados e beneficiários, nosso squad foi dividido em duas categorias: 1) time de sustentação, para a manutenção e 2) time de projetos, para implementar as novas funcionalidades, permitindo evoluir o aplicativo junto das necessidades herdadas de bugfixes e hotfixes.

Uma vez que o contexto da parceria Unimed e Use se deu no período de pandemia, nossas soluções foram voltadas para isso. Para contribuir com o isolamento social, implementamos na home do aplicativo do paciente o tempo de espera para o atendimento para que eles pudessem se organizar melhor e acompanhar os status.

Além disso, implementamos o redesign do agendamento online para uma melhor experiência dos usuários, sendo essa a função motriz do aplicativo, bem como a inclusão de busca por médicos através da geolocalização, permitindo encontrar pelos profissionais mais próximos.

Com a gama de funcionalidades disponíveis no app, auxiliamos a equipe na implementação de tracking de comportamento para que fosse possível entender as funções mais interessantes para os usuários para melhor atendê-los, gerando demandas para o roadmap do produto.

Agendamentos

Num aplicativo de telemedicina, o agendamento de consultas é a principal funcionalidade. Tendo em vista que os pacientes podem variar suas idades, é fundamental que o layout seja o mais intuitivo possível. Portanto, aplicamos as melhores práticas de UX e UI para otimizar a tela de agendamento.

Resultados de exames

Para o diagnóstico e acompanhamento da saúde do paciente, é fundamental uma central de arquivos de exames realizados. Para tal, foi desenvolvida essa funcionalidade que facilita a verificação de ambos os envolvidos: o profissional da saúde e o paciente.

Baixar exames

Além de poder visualizar e acompanhar os resultados dos exames, é possível visualizá-los individualmente e fazer o download dos exames para usos posteriores.

Os resultados

Sem dúvidas, a usabilidade e performance do aplicativo melhorou. Isso fica evidenciado pelas notas nas lojas de aplicativos. Em um ano de atuação do nosso squad, a nota de um dos aplicativos na Google Play Store saltou para 4,8, totalizando 922 avaliações até o fim de 2021.

Além disso, nosso time de UI/UX design criou um style guide que permitiu padronizar os layouts do app. Essa constância auxilia na usabilidade, uma vez que orienta melhor os comportamentos esperados para os usuários a partir das consistências.

Ainda sobre layouts, todas as novas funcionalidades direcionadas para o time de projetos tinham suas telas projetadas pela nossa equipe de produto. Ficou, portanto, a cargo da equipe da Unimed SJRP somente trazer a demanda e a validação.

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