Apresentando o app:

Case Unimed

A falta de desenvolvedores no mercado é uma realidade que nos acompanha há bastante tempo. Há mais demanda do que gente para trabalhar, como aponta a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). Nessa perspectiva, existem duas opções: mergulhar na competição para atrair profissionais ou contratar uma empresa?

A Unimed de São José do Rio Preto se viu neste problema. Com o propósito de promover inovação no setor de saúde, a empresa precisava de uma equipe para tocar seu projeto de desenvolvimento mobile e web. Como solução, ela contou com a parceria de alocação de squad com a Usemobile.

O desafio

O aplicativo da Unimed de São José do Rio Preto já existia, portanto, coube ao nosso time dedicado realizar a manutenção do código e implementar as novas funcionalidades que nos eram solicitadas.

O desenvolvimento

A lógica de uma alocação de squad, ou time dedicado, é oferecer a possibilidade de contratar desenvolvedores exclusivos para trabalhar num projeto, porém de forma terceirizada. Isso significa ter praticamente um time in-house. Essa foi a relação estabelecida com a Unimed SJRP para o desenvolvimento do aplicativo dos cooperados e beneficiários dela.

Porém, não só os desenvolvedores entraram no pacote, pois toda equipe de desenvolvimento precisa de uma gestão, essa que foi compartilhada entre a Unimed e nós da Usemobile. Nossa cliente atuando como Product Owner, levantando as prioridades do projeto, e nós organizando, distribuindo o backlog para o squad e realizando o desenvolvimento.

Nosso squad ágil foi dividido em duas categorias: 1) time de sustentação, para a manutenção e 2) time de projetos, para implementar as novas funcionalidades. Se tratando de um projeto longo e que passou por outras mãos, foram necessárias muitas sprints para os hotfix e bugfix, o que atrasaria as novidades da aplicação. Daí que veio a divisão do squad.

Agendamentos

Num aplicativo de telemedicina, o agendamento de consultas é a principal funcionalidade. Tendo em vista que os pacientes podem variar suas idades, é fundamental que o layout seja o mais intuitivo possível. Portanto, aplicamos as melhores práticas de UX e UI para otimizar a tela de agendamento.

Resultados de exames

Para o diagnóstico e acompanhamento da saúde do paciente, é fundamental uma central de arquivos de exames realizados. Para tal, foi desenvolvida essa funcionalidade que facilita a verificação de ambos os envolvidos: o profissional da saúde e o paciente.

Baixar exames

Além de poder visualizar e acompanhar os resultados dos exames, é possível visualizá-los individualmente e fazer o download dos exames para usos posteriores.

Os resultados

Sem dúvidas, a usabilidade e performance do aplicativo melhorou. Isso fica evidenciado pelas notas nas lojas de aplicativos. Em um ano, a nota de um dos aplicativos na Google Play Store saltou para 4,8, totalizando 922 avaliações ao fim de 2021.

Além disso, nosso time de UI/UX design criou um style guide que permitiu padronizar os layouts do app. Essa constância auxilia na usabilidade, uma vez que orienta melhor os comportamentos esperados para os usuários.

Ainda sobre layouts, todas as novas funcionalidades direcionadas para o time de projetos tinham suas telas projetadas pela nossa equipe de produto. Ficou, portanto, a cargo da equipe da Unimed SJRP somente trazer a demanda e a validação.

Seja nossa próxima história de sucesso!

Nossa história com a Unimed de São José do Rio Preto reflete a realidade da sua empresa? Faça seu orçamento para a alocação de squad ágil com a Usemobile. É só preencher o formulário abaixo: