Como criar aplicativo para farmácia do zero?

Os aplicativos de celular trouxeram uma realidade mais moderna e dinâmica para os profissionais de diversas áreas. No ramo farmacêutico não é diferente. São muitos os apps e softwares que auxiliam e otimizam as tarefas desenvolvidas no dia a dia das farmácias e drogarias. 

A área pode ser contemplada por aplicativos como os marketplaces farmacêuticos, aplicativos de entregas, consultas de bulas, apps que localizam farmácias populares, novidades sobre o setor até aplicativos um pouco mais elaborados como as calculadoras de riscos, informações sobre doenças, exames e posologias. 

Os aplicativos para farmácias são considerados grandes ferramentas que facilitam as atividades do dia-a-dia. Pensando nisso, vou falar neste artigo sobre como criar um app para farmácias.

Você vai ler:

  • Como funciona um app de farmácia?
  • A criação um plano de negócios para esse segmento
  • Como fazer um aplicativo para farmácia?
  • Vantagens deste tipo de app
  • Qual o custo e quanto tempo leva para criar um app para farmácias?

Como funciona um app de farmácia?

Ao criar um aplicativo para farmácia, você pode equipá-lo com diferentes funções. Dentre as mais comuns, o marketplace farmacêutico é o que mais se destaca. O Farmácias APP ilustra bem essa categoria, pois o aplicativo conta com parceiros como grandes drogarias, lojas de beleza e farmácias de manipulação e homeopatia, oferecendo medicamentos, artigos de beleza, perfumaria, higiene pessoal e saúde. 

Além do marketplace farmacêutico, um app de farmácia pode funcionar como um guia com informações sobre todas as doenças conhecidas, com diagnósticos, exames, tratamentos e muitas outras informações. Além de servir como um portal de notícias da área. 

Uma função importante, e praticamente indispensável, ao criar um aplicativo para farmácia, é a de consulta de todas as bulas dos medicamentos vendidos nas farmácias e drogarias, além de informações como indicações, posologia e medicamentos similares disponíveis. 

Os aplicativos para farmácias, são ferramentas importantes tanto para os farmacêuticos como para os clientes. O objetivo dessa tecnologia é facilitar e otimizar as funções do dia a dia de quem o usa, portanto vale conhecer o seu cenário e escolher as melhores funcionalidades para quando você for criar um app para farmácias. 

Como criar um plano de negócios para esse segmento

O lançamento de um aplicativo não consiste apenas no desenvolvimento e publicação na loja de apps. Antes de criar um aplicativo para farmácia, é preciso definir uma séries de fatores que contribuem para o sucesso do aplicativo. 

Modelo de negócios, pesquisa de mercado, tecnologia utilizada, plano de marketing entre muitos outros pontos que devem ser considerados antes mesmo de se iniciar o processo de desenvolvimento do aplicativo. Por isso é extremamente importante a criação de um plano de negócios para o seu app.

Cada uma dessas informações devem estar detalhadas num documento, independente do formato escolhido para expô-las: documento escrito, modelo visual, power point, etc. 

Leia também: Business Model Canvas: O que é e como me ajuda?

Veja abaixo como montar um plano de negócios para seu aplicativo.

São 6 ícones que estão acompanhados por títulos: ícone de notebook ao lado de "apresentação executiva"; ícone de celular ao lado de "apresentação do aplicativo"; ícone de carrinho de supermercado ao lado de "análise de mercado"; ícone de engrenagem ao lado de "plano operacional"; ícone de lâmpada ao lado de "plano de marketing"; ícone de dinheiro ao lado de "plano financeiro".

Apresentação executiva

Aqui você vai abordar os problemas enfrentados na área em que você pretende atuar e como o seu aplicativo visa solucionar esses problemas. Também é importante ressaltar quais os objetivos do seu app, além de deixar claro o seu valor único.

Apresentação do aplicativo 

Nessa etapa você precisa contar um pouco sobre o seu app, qual a história por trás, qual a visão geral do aplicativo e qual a sua estratégia de monetização.

Análise de mercado 

Etapa extremamente importante para o seu negócio. Aqui você vai pesquisar o seu mercado, estudar seus concorrentes, identificar quem realmente é o seu público-alvo, elaborar uma análise swot do seu produto e avaliar as projeções para o mercado o qual seu aplicativo pertence. 

Plano operacional

Chegou a hora de você descrever como vai criar um aplicativo para farmácia. Pra isso, faça-se as perguntas:

Plano de marketing 

O plano de marketing é uma outra etapa de extrema importância para o seu plano de negócio. Sem uma boa estratégia de marketing, é muito improvável que um aplicativo se torne um sucesso. 

Por se tratar de um assunto muito complexo, vou falar de maneira simplificada três elementos fundamentais para ter sucesso na sua estratégia de marketing e retenção de usuários. São eles: 1) trabalhe o ASO e o SEO do seu aplicativo, 2) conheça os canais de atração e relacionamento e 3) acompanhe as métricas. 

Para entender melhor como funciona o marketing para aplicativos, vale a leitura do nosso artigo: como usar o marketing para a retenção de usuários?

Plano financeiro

Por fim, mas não menos importante, você precisar ter um plano financeiro bem definido para o lançamento de um aplicativo no mercado. Nesta etapa, é fundamental:

  • Estruturar bem qual vai ser o seu investimento financeiro;
  • Identificar de onde irá vir sua receita;
  • Quais os principais gastos;
  • Qual sistema de pagamento irá usar;
  • Desenvolver um fluxo de caixa que funcione bem para o seu negócio. 

Também é importante considerar diferentes cenários e traçar estratégias para lucrar mais, além de analisar periodicamente seus resultados.

Leia mais: Como fazer a gestão financeira de um aplicativo

Como fazer um aplicativo para farmácias?

Para desenvolver um aplicativo para farmácia, é recomendável começar por um MVP (Produto Mínimo Viável), que basicamente é um teste que deve ser feito para validar uma ideia e seus impactos.

Como o MVP trata-se de uma experimentação, você pode adicionar novas funções ao seu app sempre que achar necessário.  

Ao criar um app MVP para seu negócio, é necessário o desenvolvimento de três softwares para colocar a ideia em prática: um aplicativo para Android, outro para iOS e, por fim, um painel administrativo para o gerenciamento, geralmente no formato website. Isso tudo ainda possui ainda outras demandas:


Principais recursos dos aplicativos:

  • E-commerce: espaço onde os clientes e associados possam comprar produtos;
  • Busca livre: uma sessão onde você pode pesquisar por qualquer coisa oferecida no app;
  • Gateway de pagamentos: um sistema de pagamentos in-app para facilitar toda transação;
  • Calculadora dos preços: saber quanto vai custar o pedido;
  • Cadastro: nesta tela, a plataforma poderá contar com a ajuda dos APIs de autenticação do Facebook ou Google para cadastrar diretamente com uma conta já existente nessas ferramentas, ajudando na retenção do cliente;
  • Notificações push: notificações enviadas do aplicativo direto para o celular do usuário e de forma personalizada;
  • Avaliação e suporte: espaço para receber feedback e tirar dúvidas dos usuários;
  • Integração com biblioteca de conteúdo: espaço para consulta sobre medicamentos, bulas e informações da área;
  • Chat / chamada de voz no aplicativo: canal de comunicação entre usuários e lojistas caso necessário.

Principais recursos do painel administrativo

  • Sistema de rastreamento dos produtos;
  • Gerenciamento de receita;
  • Configuração do envio de mensagens via push;
  • Cobranças e estornos;
  • Gerenciamento de conteúdo do e-commerce;
  • Ferramentas de código de promoção e desconto;
  • Ferramentas de relatórios;
  • Ferramentas para controle de estoque;
  • Esses recursos são apenas estimativas básicas para criar um app para farmácias, pois você pode personalizar seu app da maneira que for melhor para o seu negócio.

Se você quer criar um app para farmácia, mas tem medo de arriscar, vale começar criando um MVP (Produto Mínimo Viável). Um app MVP pode ser definido como um protótipo do seu produto, que fornece apenas o serviços mais importantes do seu app. Grande parte das startups promissoras como a Uber, Airbnb e Nubank começaram assim até se tornarem aplicativos maiores e completos.

Saiba mais: como criar um app MVP.

Vale ressaltar que, além dos itens citados acima, a criação de um site independente para o e-commerce do seu app é muito importante. Isso vai te ajudar a gerar mais visibilidade para aplicativo nos portais de buscas e aumentar significativamente as vendas.

Vantagens de criar um aplicativo para farmácia

A principal vantagem de criar um app para farmácia é a de levar seus produtos a mais pessoas, já que 234 milhões de smartphones sendo utilizados por brasileiros estão, segundo pesquisa da FGV.

Se tratando de um app com e-commerce integrado, o principal benefício é o aumento das vendas. Já que existe uma maior comodidade na hora de escolher os produtos, mais opções de ofertas e benefícios, além de uma gama maior de itens. Segundo o 

Meio&Mensagem, o e-commerce brasileiro cresceu 47% no primeiro semestre, maior alta em 20 anos. 

As compras por aplicativos também proporcionam mais segurança, pois, em decorrência do novo coronavírus, o contato físico é evitado. 

Qual o custo e quanto tempo leva para criar app para farmácias?

O preço e o tempo para desenvolver qualquer tipo de aplicativo pode variar de acordo com as funções que serão inseridas e da forma de desenvolvimento do aplicativo. Entretanto, no caso de um aplicativo para farmácias, o custo gira em torno de 250 a 300 mil reais e o tempo para desenvolvimento varia de 3 a 5 meses.

Quer criar um app para farmácia?

Existem diferentes tipos de aplicativos para farmácias e drogarias, desde um simples app para serviços de entregas até grandes aplicativos de marketplace ou portais de notícias. Por isso é importante estudar o seu mercado e escolher qual o melhor tipo de app para o seu negócio.  

Então se você ficou interessado em criar um app para farmácias, entre em contato com a Usemobile, teremos o maior prazer em ajudar você!


  • Renan Ribeiro
  • Analista de Marketing
  • Publicitário com dois pés no marketing, apaixonado por inovação, design, arquitetura e comportamento. Adoro socializar e discutir qualquer assunto. Um dos meus maiores desejos é viajar pelo mundo em busca de novos conhecimentos e experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Que tal assinar a nossa newsletter

Conteúdos exclusivos, dicas e eBooks diretamente no seu e-mail.