Como fazer a gestão financeira de um aplicativo

São diversas as fases envolvidas na criação de um aplicativo. Planejamento, definição de objetivos, público-alvo, construção, design e lançamento são apenas algumas delas.

Porém, se engana quem acredita que tudo acaba após o lançamento.

Para quem já colocou um app no ar, conquistou seus usuários e começou a lucrar, outros desafios são inevitáveis. Um deles é a gestão financeira, que é essencial para quem tem um negócio por meio de aplicativo.

Esse artigo traz as principais informações para quem vende e precisa administrar melhor o que recebe por meio de um app.

Vamos ensinar você a se planejar, desenvolver o seu negócio, analisar seus resultados e vender mais. Por fim, também elencamos dicas práticas para fazer a gestão financeira do seu aplicativo. Continue a leitura a seguir!

A finalidade da gestão financeira

A gestão financeira tem como objetivos principais a implementação de ações de planejamento, análise e controle das atividades financeiras dos negócios.

Ela envolve uma série de termos e conceitos ligados a finanças corporativas. Planejamento estratégico, análise de rentabilidade, gestão de ativos e passivos são alguns deles.

Há ainda outras ações que integram a gestão financeira. Dentre elas estão: investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial.

Juntas, essas ações pretendem potencializar os ganhos empresariais.

Um bom gestor financeiro faz quatro diferentes questionamentos. Primeiramente, como estão os indicadores financeiros? Depois, a empresa está operando no prejuízo? A seguir, quais ações podem ser tomadas para alcançar melhorias? Por fim, quanto há em créditos a receber?

Os benefícios de uma boa administração

Os principais benefícios obtidos com a gestão financeira podem ser observados na rotina das organizações. Com ela, a empresa traça metas e define prazos, a fim de gerar resultados concretos.

Assim, a gestão financeira ajuda a controlar o caixa, o estoque e os gastos. A organização também pode contar com mais conhecimento sobre seu cenário, seu mercado e o seu futuro.

Tudo isso a partir de estratégias definidas de acordo com o perfil do negócio, os valores, a missão e os objetivos da marca.

As práticas para estruturar um negócio

Alcançar uma gestão financeira satisfatória de um negócio deve ser encarado como um ideal emlongo prazo. No entanto, para atingir esse ideal, várias ações devem ser tomadas na rotina da empresa.

Abaixo listamos duas das principais ações para a estruturação da sua empresa. Confira!

Defina seu modelo de negócios

Conseguir entender como funciona um negócio nem sempre é fácil. Para tornar isso mais simples, o suíço Alex Osterwalder criou o modelo de negócios. Com ele, é possível elencar as diferentes fases de um empreendimento.

Tudo o que a empresa cria, oferece e vende é previsto no modelo de negócios.

Há quem confunda o modelo de negócios com o plano de negócios.

O plano é um documento de aproximadamente 50 páginas. Ele descreve as principais estratégias para criação de empresas.

Já o modelo é uma ferramenta visual criada a partir de um quadro. Ali, ideias podem ser prototipadas e alteradas.

Para startups, por exemplo, um modelo de negócios é mais importante que um plano de negócios tradicional.

Nesse tipo de empresa, é preciso garantir que os clientes estejam dispostos a pagar pelo que é oferecido. Também é necessário saber como transformar produtos e serviços em ofertas de valor e possibilidade de lucro.

Fato é que, em empresas tradicionais ou startups, um modelo de negócios é indispensável.

Tenha um planejamento estratégico

No Brasil, só em 2018, o número de empresas que fecharam foi superior a 64 mil. Nesse cenário, diferentes fatores podem influenciar na sustentação empresarial. A falta de planejamento pode ser um desses fatores.

Para manter um negócio, inclusive por meio de aplicativos, é preciso que a gestão financeira seja robusta, com um planejamento estratégico bem definido.

Nesse caso, saber como ganhar dinheiro com aplicativos e como prolongar a vida do negócio é primordial.

É o planejamento estratégico que guia os rumos de uma empresa. Ao definir as ações mais eficazes, é necessário ter conhecimento de mercado, economia, administração, dentre outros.

Se você ainda não traçou seu planejamento estratégico, é hora de começar! Faça um diagnóstico com as principais informações. Considere a missão, visão e valores organizacionais.

Entenda o valor de mercado do seu negócio e quais caminhos a empresa deve percorrer para atingir suas metas. Saiba quem fará parte desse caminho e quais recursos serão necessários para desbravá-lo.

Avalie periodicamente os resultados da empresa, de acordo com as principais metas para o negócio.

As melhores estratégias de gestão financeira

Estruturar um negócio em torno de um aplicativo faz parte das inovações de mercado que acontecem atualmente.

Por um lado, isso mostra que outras formas de trabalhar e ganhar dinheiro se tornam reais. Mas, com essa nova realidade, também é preciso construir capacidades diferentes para gerir as finanças em outros tipos de empresas.

Saiba quais são as estratégias que podem te ajudar nessa!

Identifique os investimentos necessários

Se você não sabe por onde começar a gerir as finanças do seu negócio, comece pelos investimentos. Saber quanto custa um aplicativo, qual o orçamento para campanhas de marketing e quais melhorias precisam ser feitas é essencial.

Além disso, é importante identificar os investimentos em equipe, treinamentos, parcerias e relacionamento com o cliente. Crie uma lista com os principais investimentos pro seu negócio e estabeleça quais são os prioritários.

Identifique de onde vem a sua receita

É preciso saber de onde virão os recursos para manutenção da sua empresa, considerando sempre a margem de lucros. Saber de onde o dinheiro vem ajuda a ter mais informações para o planejamento estratégico.

Se o seu negócio ainda está no início, pode ser necessário contar com outras fontes de receita para começar. Identifique também outras formas de monetização do seu negócio. Quanto mais diversificado ele for, melhor.

Identifique os principais gastos

Agora que você já sabe os investimentos e de onde vem sua receita, verifique também seus gastos.

Vale lembrar que gastos são diferentes de investimentos. Eles dizem respeito àquilo que é fundamental para o funcionamento da empresa, como água, luz, aluguel, pagamento de funcionários, impostos e etc.

Os gastos fixos, que são os listados acima, devem ser sempre observados, mesmo que se alterem. Já os gastos variáveis, que mudam conforme as demandas da empresa, também devem ser especificados e considerados.

Utilize um sistema de pagamentos

Com um bom sistema de pagamentos online, fazer a gestão financeira do seu aplicativo pode se tornar mais simples e fácil.

A partir desse sistema, você pode gerir os recebimentos de forma automática, dispor das informações de maneira organizada e aumentar o seu número de recebimentos.

Essa ferramenta deve ser capaz de integrar os sistemas e setores da sua empresa. Assim, você pode gerenciar os pagamentos num só lugar.

Desenvolva um fluxo de caixa que funcione

Mais do que saber o que entra e o que sai, o fluxo de caixa busca a apuração e a projeção do saldo disponível. Porém, é comum cometer erros no fluxo de caixa.

Lembre-se de mantê-lo atualizado, saber o que de fato será recebido e ter informações consistentes sobre as transações.

Considere diferentes cenários

Já parou para pensar na possibilidade da sua empresa passar por uma crise de imagem? Ou ainda, se uma nova lei for aprovada pelo governo e impactar diretamente o seu negócio? Essas não são situações desejadas por ninguém, mas podem acontecer. Por isso, é necessário que haja um plano a seguir para diferentes cenários e realidades.

Ter uma ideia do que fazer nesses casos pode ser crucial para a sobrevivência de uma organização. Para uma gestão financeira efetiva é preciso considerar diferentes cenários. Assim, sua empresa consegue se manter de pé, mesmo nos momentos mais difíceis.

Analise os resultados periodicamente

Verificar os resultados relacionados às metas e objetivos da sua empresa é fundamental. A análise das métricas e das ações feitas para atingi-las ajuda a entender a realidade da empresa e como ela poderá caminhar dali em diante.

Entenda quais são os KPIs (Key Performance Indicators) ou Indicadores-Chave de desempenho do seu aplicativo. Por meio deles, é possível acompanhar a visitação, taxa de conversão, ticket médio, produtos mais vistos e vendidos, dentre outros.

Essa avaliação deve ser feita periodicamente, para que as metas sejam revistas, a fim de atender o planejamento estratégico de maneira mais assertiva. Dessa forma, você fará relatórios de forma mais fácil e precisa. Confira algumas das métricas que devem ser avaliadas!

  1. Taxa de conversão;
  2. Receita bruta;
  3. Deduções;
  4. Custo de operação;
  5. Lucro bruto;
  6. Lucro líquido.

Trace estratégias diferentes para lucrar mais

Depois de analisar os resultados, é preciso voltar ao planejamento estratégico. Perceba se os objetivos da empresa mudaram, quais as alterações no cenário econômico, como está a competitividade do seu negócio no mercado e o que mais for necessário.

Traçar novos rumos e reforçar ações que deram certo vai trazer mais experiências que podem ser valiosas para a empresa.

Com a implementação de boas práticas de gestão financeira para o seu aplicativo, você tem mais chances de lucrar e inovar nesse mercado. Saber mais sobre as diferentes áreas de um negócio é fundamental nos dias de hoje.

Mantenha-se atualizado e continue se informando sobre esse assunto que é tão rico. Assim, você poderá alcançar cada vez mais pessoas  pela internet.

Esse artigo foi produzido pela Gerencianet. Saiba como as nossas soluções de pagamento online podem ajudar na gestão financeira do seu aplicativo! Entre em contato com a gente!


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