Budget para desenvolvimento: 5 passos para o sucesso

Na hora de construir o produto digital de sucesso, empresários têm que lidar com diversos custos. Como os serviços na área de TI não são baratos, é muito importante pensar sobre cada ponto do seu budget para desenvolvimento de um aplicativo. Dessa forma, você vai conseguir ver onde dá para cortar algumas despesas ou não.

Nesse post, vamos te ensinar 5 passos, que vão te ajudar na hora de planejar o budget para desenvolvimento de aplicativos mobile.

Budget para desenvolvimento: passo-a-passo.

O Desenvolvimento de um aplicativo é algo complicado. Então para converter sua ideia claramente para os desenvolvedores e designers, lembre-se primeiro de pensar em todos os detalhes.

As etapas descritas abaixo influenciam no custo final de um aplicativo, por isso, é uma parte importante na hora de pensar o budget para desenvolvimento de um app.

1. Defina a finalidade do seu aplicativo.

Existem diversos cenários que vêm à tona na hora de pensar na finalidade de um app. Vamos considerar os mais comuns deles:

Ampliar as oportunidades.

Sua marca está presente fisicamente ou até mesmo na forma de um site e-commerce, mas você deseja promover para clientes uma experiência amigável com um app personalizado e gerar mais vendas. Muitas companhias como a Magazine Luiza e Walmart foram guiadas por este cenário. A razão dessa mudança se dá pelo crescimento exponencial de usuários de smartphones e de gastos dentro de aplicativos.

Construir sua ideia.

budget para desenvolvimento

Você teve uma ideia que vale Milhões, mas não sabe como desenvolver um aplicativo. Você pode fazer um aplicativo ou contratar desenvolvedores de TI  para ajudá-lo com o projeto. Há diversas histórias de companhias que começaram um produto utilizando empresas terceirizadas para implementar no mercado sua ideia. Por exemplo, a empresa Slack, avaliada em $3 bilhões, usou uma terceirizada para construir seu produto nos estágios iniciais. Opera confiou seu projeto para alguns desenvolvedores, de diferentes países, a tarefa de criar sua plataforma. Outro exemplo é o Skype, onde os criadores contrataram um time de desenvolvimento da Estônia para construir seu software.

Entrando na competição.

É muito difícil encontrar uma organização onde aplicativos móveis são inapropriados ou inúteis. Nesse cenário competitivo, companhias que utilizam as vantagens que os aplicativos móveis podem proporcionar conseguem superar a concorrência. Então, esse cenário é sobre empreendedores que não querem ficar um passo atrás dos seus concorrentes. O aplicativo Taco Bell’s app é um exemplo claro disto.

Engajar seus consumidores.

Deseja expandir a sua marca, como foi feito pela Nike com o Nike+, aplicativo para corrida, que além de construir um produto útil para seu público alvo, ganharam uma oportunidade para promover sua marca no espaço digital.

Dependendo do cenário, as características do seu aplicativo pode variar muito. Que por sua vez, afeta diretamente o tempo e procedimentos requeridos para a criação do design, desenvolvimento do app e execução do marketing.

Como se sabe, tempo é dinheiro. Então, quanto maior o tempo necessário para criação do seu app, maior terá de ser o budget para desenvolvimento do aplicativo que você deseja.

2. Selecione sua plataforma

A escolha da plataforma é um fator muito importante, que afeta o budget para desenvolvimento de aplicativos. É óbvio que a escolha será entre Android ou IOS, seu budget vai variar muito caso o desenvolvimento seja em uma ou duas plataformas.

Vale a pena notar que há uma diferença no tempo para o desenvolvimento Android em comparação ao IOS. O desenvolvimento no Android leva mais tempo, por causa do número de dispositivos com especificações de hardware diferentes. E além disso, há diferentes versões do Android e IOS onde o aplicativo deve ser adaptado para cada versão.

A melhor maneira de se decidir entre essas plataformas é realizar uma pesquisa do seu público alvo. Lembre-se de olhar para os seus concorrentes e analisar quais plataformas eles estão inseridos.

3. Decida entre fazer um aplicativo ou contratar uma empresa.

Fazer um aplicativo ou contratar desenvolvedores é um ponto muito importante do budget para desenvolvimento. Fazer você mesmo é a opção mais econômica sempre. Porém, criar um aplicativo exige um conhecimento extenso sobre programação, e caso você não o possua, pode tomar muito do seu tempo. A outra opção é contratar desenvolvedores, e nessa hora há duas possibilidades, contratar freelancers ou uma empresa especializada.

O freelancer cobrará por hora de serviço e pode acabar saindo mais caro do que contratar uma empresa. Já uma empresa vai analisar todas as funcionalidades que você deseja colocar no seu app e falar quanto vai custar cada uma, facilitando o seu planejamento do budget.

Atualmente, muitas gigantes do TI como Google e Microsoft estão usando empresas terceirizadas para cortar despesas e para manter seus desenvolvedores focados núcleo de serviços da empresa.

4. Avalie as características do seu aplicativo

Cada característica a ser implementada no app afeta diretamente o budget para desenvolvimento. Por isso, é desejável criar uma lista com todas características desejadas. Isso ajuda a enxergar quais são as mais importantes e quais podem ser cortadas para reduzir custos.

Você pode incluir nessa lista qualquer característica que você deseja ver no produto final, desde cadastro de usuários, compras dentro do aplicativo a interação com as redes sociais e outras plataformas.

5. Estimar o lucro e definir metas.

Como qualquer projeto, o aplicativo requer metas claras de receita. A partir disto você consegue entender quanto tempo precisa para receber de volta o que foi investido, e vai saber a melhor hora para investir em promoções e características adicionais.

Analisando a demanda, é possível calcular uma receita média. Entretanto, há muitas armadilhas, pois em muitos casos é difícil prever o comportamento dos usuários, colocando em risco o seu investimento.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato.

 


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Inteligência Comercial e Marketing.
  • Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em economia me proporciona uma visão otimizada do mercado, e marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado.

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