Por que utilizar geolocalização em aplicativos?

Waze, Tinder, Instagram e Uber são apenas alguns exemplos de aplicativos que caíram no gosto popular. Em meio a uma realidade onde cada vez mais utilizamos o mobile, oportunidades surgem a todo o instante. Atualmente esses novos apps tem surgido com o conceito de geolocalização, você sabe o que é isso?

O mundo está mudando e cada vez mais a tecnologia está em todos os locais. Seja para controlar ambientes, com a Internet das Coisas, ou até mesmo dados sem que nos déssemos conta. Isso faz com que esses avanços se tornem algo que presenciamos cada vez mais todos os dias.

Geolocalização

A realidade é. Cada vez mais utilizamos dispositivos móveis e aplicativos para resolver problemas, nos comunicar, estudar, trabalhar e até para nos locomover. A velocidade em que essas tecnologias entraram em nossas vidas mostra a importância delas. Dentre esses exemplos de aplicações uma das funções está presente em todas, a geolocalização.

O que é geolocalização?

É quando algum equipamento que fornece a localização de um objeto ou usuário. O processo de determinar a geolocalização de algum dispositivo móvel pode ser feito por uma série de tecnologias. Atualmente essa função tem sido mais encontrada aplicada em smartphones, tablets e até em alguns smartwatches.

A geolocalização chegou ao mercado em 2009 e desde então tem sido usada para ampliar as funcionalidades das tecnologias desenvolvidas mais recentemente. Para o usuário em geral, a geolocalização faz cada vez mais parte do cotidiano seja para conseguir informações e rotas no trânsito, localização de serviços e lojas próximas, compartilhar sua posição atual com amigos por meio de redes sociais, chamar um táxi ou até mesmo para lembrar onde você estacionou o carro.

Em junção com a usabilidade dos aplicativos esse serviço de geolocalização está implementado em uma das principais tecnologias atuais, os beacons. Eles foram instalados em cerca de 7 milhões de estabelecimentos comerciais e podem te auxiliar nas vendas também.

O que é geolocalização?

A geolocalização foi adotada para muitas aplicações pela facilidade que fornece não apenas aos usuário, mas também para instituições que já utilizam a funcionalidade em seu sistema de trabalho, afinal a geolocalização é ótima para otimização de alguns trabalhos simples.

Para empresas, o uso da geolocalização por ferramentas de geomarketing pode ajudar a planejar, refinar, mensurar e corrigir suas estratégias de negócio.

Está pensando em fazer um aplicativo usando geolocalização? Peça agora seu orçamento!

Como é determinada a geolocalização

Existem vários meios em que a localização geográfica pode atuar, seja para informar o local de uma pessoa ou de um objeto.  Para que você possa entender melhor as aplicações dessa funcionalidade separamos um guia prático de como ela pode ser usada.

  • GPS: a localização é realizada por satélite, captando no mínimo o sinal de três satélites. Este processo depende diretamente das condições do tempo.
  • AGPS : chamado de GPS assistido é um aprimoramento do GPS. A tecnologia recebe dados de suporte (posição dos satélites) de uma antena de telefonia celular.
  • GSM: a localização é feita por rastreamento através das ondas de rádio, utilizando as informações fornecidas pelas operadoras móveis, ou seja, é possível localizar um telefone celular mesmo com o GPS desativado, basta o dispositivo estar ligado e com sinal.
  • Wifi – por meio das redes wifi disponíveis é possível determinar a geolocalização indoor, onde o sinal GPS não está disponível.

Como funciona a geolocalização?

Como vocês puderam perceber com a leitura do texto a geolocalização pode ser inclusa em diversas situações, além de auxiliar e muito no desenvolvimento e melhorar experiência do usuário dependendo do aplicativo, site ou dispositivo móvel que você está usando.

Teve ideia de algum aplicativo com geolocalização, conta pra gente aqui nos comentários e peça seu orçamento.


  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.

2 comentários no post “Por que utilizar geolocalização em aplicativos?

  1. Se eu contar, como não correr o risco dr perder a ideia? Pois a ideia é muito simples, poderia explica la com tres palavras!

    1. Olá Nivaldo, muita gente possuí o medo de ter sua ideia roubada no mundo da tecnologia. Por isso, existe um contrato chamado NDA (contrato de não divulgação) que protege sua ideia de ser copiada. Se você deseja saber mais sobre isso temos este post -> NDA: PROTEGENDO SUA IDEIA DE CÓPIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *