Como abrir um aplicativo tipo Uber na minha cidade

Os aplicativos de mobilidade urbana, espaço desbravado pela Uber, ganham cada vez mais espaço por sua logística e sofisticação.

Posso fazê-lo na minha cidade?

A resposta para essa perguntas é sim! São os chamados apps Tipo Uber, que podem ser aplicado nos mais diferentes lugares, e estão esperando por alguém para explorá-los.

A Uber nasceu com a proposta de serviço de táxi e se expandiu com uma abordagem on-demand. Foi criado um aplicativo nas plataformas Android e iOS, onde se conecta motoristas ociosos a passageiros próximos, com uma abordagem prática com pagamentos on-line pelo próprio app, na maioria das vezes.

Desde o seu lançamento, em 2010, o app ficou popular muito rapidamente, pois este tipo de serviço possui uma busca muito alta. Passageiros veem a Uber como um serviço de táxi, motoristas como uma oportunidade de renda extra, e os empresários como um modelo de negócio.

Como a uber funciona?

Depois de baixar o app, o passageiro define a forma de pagamento, podendo alternar cadastrando diversos métodos de pagamento, como cartão de crédito, débito, dinheiro ou PayPal, e escolhendo pelo que mais lhe agrada na hora de pedir seu Uber.

Depois, o cliente pede um carro imediatamente ou marca uma corrida pelo aplicativo e os detalhes são enviados para o carro mais próximo. O motorista pode tanto aceitar como recusar a corrida. Se ele rejeitar, o pedido é enviado para outro motorista.

O passageiro indica o local de embarque e o ponto de chegada, e logo a seguir, é informado quanto vai custar a viagem e o tempo estimado. Por último o cliente avalia o serviço, sendo essa uma ferramenta importante da lógica de negócios da Uber, pois aumenta a confiança na empresa e nos serviços oferecidos.

Com base na disponibilidade, há vários níveis nos serviços oferecidos pela Uber, são eles:

  • UberX – Opção com o melhor custo benefício
  • Uber Black – Carros mais elegantes sempre na cor preta
  • Uber SUV – Para situações onde o espaço importa
  • Uber LUX – Carros de luxo

Principais recursos do app

A lista de recursos é um grande fator no custo para abrir seu aplicativo tipo Uber. Alguns dos recursos da interface do passageiro e do motorista são os mesmos, mas cada um possui características essenciais.

  1. Geolocalização – Permite que o motorista identifique a localização do passageiro, facilitando a chegada no local desejado e consequentemente, a estimativa de preço e tempo.
  2. Notificações push – Enviam informações fundamentais aos passageiros, como detalhes do motorista e do veículo, e vão avisar quando ele estiver perto.
  3. Pagamentos in-app – Integração dos meios de pagamento
  4. Reviews e avaliações – A resposta dos usuários é algo muito importante, pois promove a responsabilidade entre os motoristas e ajuda os proprietários de frotas a melhorar seus serviços. Se você deseja que os motoristas tenham bom comportamento e senso de responsabilidade, inclua esse recurso na criação do seu aplicativo. O recurso também permite que passageiros deem nota e façam comentários após a viagem.

A lista de recursos de um app é um grande fator no custo para o desenvolvimento. Alguns dos recursos da interface do passageiro e do motorista são os mesmos, mas cada um possui características essenciais.

Aplicativos tipo Uber têm diferentes recursos para passageiros, motoristas e admin. Os diferentes recursos estão citados abaixo;

Recursos do aplicativo para passageiros:

  • Registro/login;
  • Interface da Viagem;
  • Calculadora de preço:
  • Pagamentos;
  • Notificações Push;
  • Mensagens, Avaliações e Reviews, Histórico das viagens.

Recursos do aplicativo para motoristas:

  • Registro/perfil/status;
  • Agendamento;
  • Notificações Push;
  • Navegação;
  • Mensagens, custo da viagem, relatórios e suporte.

Para avaliar todos os procedimentos entre motoristas e passageiros é necessário um painel administrador. Este, por sua vez, se encontra numa interface web (desktop) que facilita a interação com os clientes, a administração de rotas, pagamentos e outros dados.

Aplicativo do administrador

  • Gestão de passageiros e condutores
  • Gerenciamento de reclamações
  • Gerenciamento de veículos e viagens
  • Sistema de rastreamento de veículos (GPS)
  • Gerenciamento de receita
  • Configurações de limite de geolocalização (até onde os motoristas podem ir)
  • Hora de chegada e partida do táxi
  • Cobranças e estornos
  • Comissão do motorista

Como abrir um aplicativo semelhante ao uber?

Se você quiser abrir um aplicativo tipo o Uber, você precisa decidir o serviço que deseja entregar. Será outro app de transporte e mobilidade urbana ou você vai fazer algo melhor com ele? Depois de descobrir isso, você precisa definir um modelo de negócio. Este é o plano que descreve a estrutura do aplicativo, as despesas iniciais, as despesas operacionais e potencial projeção de renda.

Um modelo de negócio não é bom apenas para o planejamento de como seu app vai ser feito e distribuído. Ele também será algo que você pode mostrar a investidores e agentes de crédito quando você for à procura de fundos de inicialização.

Modelo de negócio da Uber

Modelo de negócios pode ser definido como a maneira que sua empresa gera valor para si e para os clientes. Uma indústria por exemplo, produz e vende um produto para seus clientes. Em seu modelo de negócios, ela lucra com a venda do produto.

Por outro lado, um aplicativo do tipo Uber lucra em cima de cada corrida feita. Neste caso, ele oferece um serviço que facilita a captação de clientes para seus motoristas. Em seu modelo de negócios, ele é o intermediário entre quem oferece um serviço e quem compra o mesmo.

Business Model Canvas

O Business Model Canvas é um diagrama onde são dispostos 9 elementos que estruturam um negócio. Nele é criada uma representação gráfica da maneira de como a empresa gerará valor para o cliente, para si mesma e como suas operações serão estruturadas. Em sintese, é o modelo de negócios representado de forma gráfica, facilitando a construção e compreensão.

Abaixo o quadro de modelo de negócios da Uber:

Um quadro de modelo de negócios mostrando quais os principais pontos para se abrir um aplicativo tipo uber

Visão geral sobre criação do app

De forma geral, existem sete elementos importantes sobre a criação de seu app:

  • Design do aplicativo
  • Desenvolvimento dos aplicativos
  • Desenvolvimento backend
  • Desenvolvimento web
  • Desenvolvimento do projeto
  • Garantia da qualidade

Custos na abertura do aplicativo

O cálculo do custo de um app é, quase sempre, baseado no total de horas, pois muitas empresas e freelancers definem seus preços por hora de trabalho. 

  • Freelancers: R$ 20,00 a R$ 70 a hora.
  • Empresas de desenvolvimento: R$ 60,00 a R$ 150,00 a hora.

Criar um aplicativo levaria cerca de 5.000 horas de trabalho. Os desenvolvedores mais baratos cobram R$20 por hora, enquanto os grandes desenvolvedores chegam a cobrar até R$150 por hora.

Estas estimativas são baseadas nas taxas horárias médias de desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis. É seguro dizer que você teria que garantir, pelo menos. R$60.000 em custos de inicialização para desenvolver o aplicativo.

Além disso, existem custos adicionais no seu projeto como o servidores usados, Google Console e Apple ID, que são as lojas do android e do IOs, e serviços de envio de SMS e serviço de disparo de e-mails, mas representam apenas uma pequena parte do investimento necessário.

A abertura do aplicativo ao mercado

Não espere que ao abrir o seu aplicativo tipo Uber seja suficiente para o sucesso dele. É necessário planejar muito bem a estratégia de divulgação, não só para que o usuário faça o download do app, mas para que ele perceba o valor de manter o aplicativo instalado e usar o serviço oferecido.

Separamos aqui alguns passos que facilitarão esse processo.

Tenha um produto de qualidade

Um produto de qualidade não é só um produto que foi desenvolvido com os melhores padrões de desenvolvimento, ou design. Esses fatores são cruciais, porém não serão uteis se o produto não resolver o problema do usuário.

Crie uma fase Beta

Quando seu MVP estiver pronto ou mesmo a versão mais completa do app, é importante testar o aplicativo com usuários de verdade. Essa fase é essencial, pois permite identificar eventuais problemas, e colher o máximo de feedbacks por parte dos usuários, indicando possíveis melhorias e falhas, em tempo de serem corrigidas.

Aqui na Usemobile utilizamos o crashlytics para realizar nossos testes. Através dele o usuário pode baixar a versão de testes, só é necessário que o usuário aceite o convite por e-mail. Assim, testamos todos os aplicativos com uma base de usuários antes de lançarmos definitivamente.

Diversidade de telas

Com a diversidade de modelos encontrados no mercado, é cada vez maior a variedade de telas e dispositivos em que seu produto vai ser executado.

É fundamental que ele se adapte bem para todas as telas. Não só para garantir uma excelente experiência do usuário, mas as próprias lojas de aplicativos dão prioridade de divulgação para aplicativos que atendam uma maior gama de telas.

Por isso, antes de abrir o seu aplicativo tipo Uber, certifique-se de que o design do app atende desde telas pequenas até tablets.

Analise a concorrência

Observe bem a sua concorrência. Analise as diferenças entre seus aplicativos e como essas diferenças podem ser trabalhadas. Conheça suas vantagens e desvantagens, avalie a comunicação, o discurso, o atendimento e o suporte.

Conhecendo o feedback sobre os serviço do seu concorrente, você pode encontrar pontos fracos, ver as avaliações negativas, e entender como você pode fazer diferente. Você pode usar o App Annie ou o SimilarWeb para fazer rastreamentos e obter mais informações.

A importância do pós lançamento

O número de downloads é um indicador importante para o lançamento, mas para que seu aplicativo seja um sucesso, você precisa manter uma base de usuário ativos.

Após a instalação é comum que usuários entrem em contato para tirar suas dúvidas e entender algumas funcionalidades do app. Ter um ótimo atendimento e suporte faz toda diferença e pode ser um fator crucial para que seu usuário mantenha o seu aplicativo instalado.

Para que seu usuário não desinstale seu aplicativo você precisa oferecer novas funcionalidades e melhoria contínua!

App store optimization

App Store Optimization, ou ASO,  é a otimização da loja de aplicativos e é o processo que melhorar a visibilidade do seu aplicativo, assim como a otimização de mecanismos de pesquisa é para websites. Isso fará com que pessoas que realmente querem ou precisam daquela aplicação a encontrem.

O ícone é a primeira impressão que o usuário têm, por isso, ele deve ser bem atrativo. A inserção de palavras-chave relevantes para seu segmento na descrição também é importante, isso levará mais pessoas a encontrarem seu aplicativo.

Colocar imagens que mostram as principais funções, será atrativo e levarão mais pessoas a baixarem o app. Se o aplicativo for para Android, a inserção de um vídeo apresentando as funções também é muito interessante.

Considerações importantes

Evidentemente, este será um grande projeto que provavelmente levará meses ou mesmo anos para ser desenvolvido. Os empresários que têm uma ideia e querem abrir seu aplicativo semelhante ao Uber, devem pensar em contratar vários desenvolvedores para trabalhar em conjunto, a fim de reduzir o tempo de desenvolvimento. Se você tem condições de financiar este projeto, contratar uma empresa terceirizada tende a ser a melhor maneira de prosseguir e dinamizar o desenvolvimento.

É preciso planejar e criar uma boa estratégia para auxiliar na sua divulgação. Assim, seu objetivo de criar um aplicativo de sucesso semelhante ao Uber será alcançado da melhor forma.

Você pensa em criar um aplicativo semelhante ao Uber? Comente aqui embaixo, ou entre em contato com a gente. Nós podemos te ajudar!


  • Luiz Felipe S. Dantas
  • Copywriter
  • Baiano de Eunápolis, graduando em Economia, apaixonado por música, esportes e dota 2. Sou um admirador da capacidade das boas ideias, somadas a tecnologias inovadoras, solucionarem problemas e otimizar nossa realidade. Ser parte do time de marketing da Usemobile, me proporciona um estudo direto desses assuntos e um maior contato com o mundo das inovações.

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