Existe um restaurante em sua cidade que não possui entrega? Já imaginou como seria bom se houvesse um serviço que buscasse a comida para você? Já esqueceu algo em sua casa e se atrasou para ter que buscar? Agora, imagine poder pedir a um motoboy para buscá-lo com apenas alguns toques.
As situações citadas acima são alguns dos problemas que enfrentamos em nosso dia a dia que podem ser facilmente resolvidas com um aplicativo tipo Uber para motoboys. O Loggi e o Rappi são os maiores exemplos desse segmento. Ambos são aplicativos de mobilidade urbana que funcionam com um modelo parecido a de um marketplace ou um Uber.
Como funciona um uber para motoboys?
Basicamente, é um aplicativo que conecta motoboys a quem precisa fazer um delivery. Seja ele um restaurante que está tendo um grande número de pedidos ou até mesmo levar um ingresso de um show para alguém que esqueceu em casa.
O aplicativo funciona da seguinte forma:
- Etapa 1: o cliente solicita uma entrega através do menu. Nesse momento, ele insere os dados de onde ela vai ser retirada e onde deve ser entregue;
- Etapa 2: ele seleciona o tipo de veículo. Bicicletas são uma das opções, porém, apesar de serem mais baratas, demoram mais;
- Etapa 3: o entregador mais próximo recebe um alerta da sua solicitação, podendo aceitar ou recusar a entrega. Caso recuse, a solicitação será enviada ao mais próximo;
- Etapa 4: o motoboy, ou ciclista, encontra o cliente no endereço e pega a encomenda;
- Etapa 5: durante toda viagem você poderá acompanhar o caminho feito pelo aplicativo;
- Etapa 6: ao final da entrega, você escolhe a forma de pagamento que lhe for mais conveniente.
O transporte de pessoas também é uma opção
Em muitas regiões do Brasil é comum o transporte de pessoas em motos. Estes são conhecidos como moto-táxis. Um aplicativo tipo Uber para motoboys pode muito bem oferecer esta opção.
Como abrir um Uber para motoboys em minha cidade?
Para começar um serviço tipo o Loggi, é necessária a criação de diversos aplicativos, estes são:
- Para motoboys;
- Clientes;
- Lojas (Web);
- Administrativo (Web).
Recursos do aplicativo para clientes
O aplicativo para os clientes serve para que eles façam pedidos, acompanhar viajens ou para fazer compras nas lojas parceiras. Os recursos que devem constar neste app são:
- E-commerce: um espaço onde as lojas e marcas parceiras possam vender seus produtos;
- Entregas de qualquer coisa: uma sessão onde você pode pedir qualquer produto ou restaurante que deseja, desde um sorvete até um iPhone;
- Entregas urgentes: uma área onde o usuário pode enviar uma encomenda, buscar chaves até pagar suas contas;
- Geolocalização: acompanhar entregador em tempo real;
- Calculadora de tarifas: saber quanto vai custar o pedido;
- Mensagens: para comunicação com o entregador, pode ser feito por sms, in-app, push ou por e-mail;
- Gateway de pagamentos: um sistema de pagamentos in-app para facilitar toda transação;
- Avaliação de entregadores: as avaliações são fundamentais para aplicativos desse tipo. Assim, o administrador consegue ter um controle de qualidade da frota.
Principais recursos para o aplicativo dos entregadores
Um espaço para que os entregadores possam controlar suas viagens. Os principais recursos são:
- Geolocalização: para saber onde buscar e entregar;
- Painel financeiro: para que o entregador saiba como estão indo o seus ganhos;
- Recibos eletrônicos automáticos: o recibo de cada entrega feita;
- Cálculo automático de tarifas: acesso ao cálculo de quanto vai sair a entreg;
- Mensagens: para comunicação com o cliente, pode ser feito por sms, in-app, push ou por e-mail.
Aplicativo para lojas parceiras
As lojas parceiras precisam de um espaço para poder divulgar seus produtos. Este é feito na forma de um site e os principais recursos que devem constar neste site são:
- Gerenciamento de receita – Para saber como andam as finanças;
- Banco de clientes – Um registro de todos que compraram na loja. Com essa lista é possível enviar notificações push sobre promoções;
- Controle de produtos – Um espaço onde você coloca os produtos desejados a venda. Funciona de forma semelhante a um e-commerce;
- Relatórios de performance – Um painel que mostra os acessos, cliques, desistência do carrinho e venda dos produtos disponíveis.
Painel do administrador do dono do aplicativo
Um espaço em forma de site onde o dono do aplicativo controla as corridas, estornos, entre outros dados, os principais recursos devem ser:
- Gerenciamento de reclamações – para receber feedback dos usuários (motoboys, clientes e lojas);
- Sistema de rastreamento de veículos (GPS) – para ter controle de todos os veículos e as rotas que eles fazem à partir dos smartphones dos entregadores;
- Gerenciamento de receita – para saber como estão as finanças do seu aplicativo;
- Configurações de limite de geolocalização – até onde os entregadores podem ir;
- Cobranças e estornos – um espaço onde você possui controle total de todas as transações feitas no aplicativo;
Vale lembrar que é necessário o desenvolvimento de um app para cada plataforma mobile (Android e iOS), totalizando 6 aplicativos: entregadores para Android e iOS (2), clientes para Android e iOS (2), painel web para lojas parceiras (1) e painel administrativo (1), também web.
Quanto custa abrir um Uber para motoboys?
O custo de desenvolvimento de um aplicativo básico de mobilidade urbana semelhante ao Uber cerca de R$210 mil. Este custo é apenas do desenvolvimento, entretanto existem outros custos. Estes são:
- Google Console (Play Store – Android) – cobrado uma única vez;
- Apple ID (AppStore – iOS) – cobrado anualmente;
- Amazon EC2 (servidor) – cobrado mensalmente de acordo com o uso;*
- API de geolocalização (mapa, rota, nomes dos lugares e endereços) – cobrado mensalmente de acordo com uso*;
- Mailgun (envio de Email) – funciona a partir de crédito;**
- Gateway de Pagamento – é cobrada uma taxa por transação.***
*O valor cobrado é com base no número de usuários ativos.
**Funciona como um celular pré-pago. X créditos equivalem a X envios.
***A taxa varia dependendo do gateway escolhido
Mas eu vou competir com o Loggi ou com a Uber?
Resposta curta: não.
Mesmo a Uber sendo uma das maiores empresas de mobilidade urbana do mundo, ela não consegue atender as diversas regiões de um país. O mesmo acontece com a Rappi: hoje ela está disponível em apenas 30 cidades brasileiras, sendo elas 13 capitais e em algumas outras grandes cidades.
Além disso, o aplicativo da Rappi funciona como um shopping: existem diversas lojas parceira que vendem seus produtos no app, porém, hoje, grande parte das lojas presentes são de grandes redes de atuação nacional. Isso significa que as grandes empresas regionais ainda não fazem parte deste tipo de aplicativo.
Todo esse espaço pode ser explorado por você!
Não espere nem mais um segundo
A Loggi está engatinhando em suas operações e por se restringir aos grandes centros, cidades de médio e pequeno porte estão fora de seu radar. Lembre-se de que você pode pode começar seu aplicativo com menos funcionalidades e em seguida ir adicionando novas.
Se você deseja ter um orçamento detalhado e gratuito de um aplicativo tipo Uber para motoboys, entre em contato e lhe enviaremos uma proposta o mais rápido possível.
Respostas de 4
Uber Eats, vcs estão contratando ladrão, um motoboy de vcs me roubou no ultimo dia 30, por volta das 8.50, veio entregar um pedido do Macdonald.
Olá, Geralda. Sinto muito pelo ocorrido e espero que você esteja bem! Nós não somos a Uber, apenas desenvolvemos aplicativos. A Uber Eats tem um canal só para atender essas ocorrências, então clique aqui para buscar ajuda!
Bom dia, tenho interesse em montar um aplicativo de entregas, para motoboy, a minha cidade possue 113.00habitantes. Qual a melhor sugestão. Criar o próprio App? Ou alugar uma plataforma já existente, para começar.
Mas de qualquer forma, gostaria que medisse informado os valores de abertura do novo App. Obrigado
Ananias Pinheiro.
Olá, Ananias! Temos um artigo no nosso blog que pode responder a sua dúvida. É só clicar aqui. Nele apontamos as vantagens e desvantagens de criar o próprio app e valores. Porém, cada projeto é único, o que significa que valores podem alterar. Para ter mais certeza, peça o seu orçamento!