Uber para lavanderia: maximize seus ganhos

O aplicativo de mobilidade urbana mais famoso do mundo, o Uber, nos passou uma importante lição: um modelo de negócios replicável e uma economia compartilhada são pilares de muitos empreendimentos para a nova década. Conectar clientes e prestadores de serviço é a nova corrida pelo ouro.

Pensando nisso, tenho uma pergunta: você faz ideia de quantas lavanderias existem na sua cidade? Você sabe em que bairro elas estão? Provavelmente, sua resposta foi “não” para ambas as perguntas e é provável que esta seja a resposta de muitas pessoas. Imagine se existisse um aplicativo que reunisse todas as opções de lavanderias disponíveis. Seria ótimo certo?

Os aplicativos sob demanda tornam nossa vida mais fácil e, por isso, estão surgindo cada vez mais modelos como esses. Neste artigo, iremos abordar o passo a passo para a criação de um Uber para lavanderias, indo do modelo de negócios ao desenvolvimento.

Como funciona um Uber para lavanderias?

Aplicativos deste tipo funcionam de maneira simples. O usuário faz o pedido através de um site ou aplicativo, seleciona a melhor hora, lugar e dia para entregar as roupas. Então, um entregador coleta as roupas e leva a lavanderia escolhida. Depois de limpas, a lavanderia entrega de volta ao cliente.

O modelo de negócios de um Uber para lavanderias

Existem dois cenários para pensar no modelo de negócios de um serviço como este, são eles:

Marketplace

Um marketplace é uma excelente escolha caso você possua um orçamento apertado. Seu aplicativo irá trabalhar como uma plataforma que conectará lavanderias locais à clientes. Ao se tornar o intermediador entre prestador e cliente, você lucra com cada transação feita dentro do aplicativo. Está é uma boa opção, pois, como no iFood, os clientes serão capazes de avaliar a lavanderias e até mesmo procurar por aquela que faz lavagem eco-friendly ou algum outro tipo especial de limpeza.

Expansão do seu negócio

Se você já é um dono de lavanderia, você pode escalar seus serviços com um aplicativo. Ao entrar no mercado tecnológico, você estará a frente da competição e, portanto, irá conquistar um market share cada vez maior da sua região.

Além disso, o aplicativo irá lhe fornecer um sistema de gestão, aumentando a produtividade da sua empresa. À medida que a expansão for acontecendo, você poderá até mesmo criar franquias da sua lavanderia que usarão o mesmo aplicativo que você, levando a marca cada vez mais longe e conquistando mais clientes.

Como desenvolver um aplicativo para lavanderias?

Independente do modelo de negócios, um aplicativo para lavanderias deve atender requisitos básicos e ter os mínimos recursos apresentados abaixo. Lembre-se que eles são para um aplicativo MVP (minimum viable product ou produto mínimo viável), isto é, um protótipo do seu negócio.

Recursos do aplicativo para clientes (Android e iOS)

  • Área para login
  • Calculadora de custo
  • Acompanhamento do pedido
  • Pagamentos in-app (feitos através de um gateway de pagamentos)

Recursos do dashboard para prestadores do serviço (Web)  

  • Gerenciamento de ordens
  • Históricos de pedidos
  • Mapa para rotas
  • Gerenciamento de receita
  • Personalização para perfil

Recursos do painel administrativo (Web)

  • Analytics
  • Gerenciamento dos associados
  • Gerenciamento de receita

O que preciso fazer antes de desenvolver um aplicativo para lavanderia?

Listamos alguns pontos que julgamos fundamentais para o desenvolvimento de um serviço tipo o Uber para lavanderias.

Crie um plano de negócio

A primeira e principal coisa que você precisa fazer é anotar seu plano de negócio para seu aplicativo de lavanderia. Antes de iniciar qualquer negócio, é preciso estabelecer os planos estrategicamente, tal como definir se seu app irá oferecer descontos especiais para engomar e lavagem a seco faria parte de seus serviços? Dessa forma, você pode tornar seu plano de negócios único para que seu aplicativo se destaque da multidão.

Inclua todos os serviços que seu aplicativo de lavanderia forneceria. Lembre-se de que, ao traçar seu plano de negócios, você precisa ser muito claro sobre seus serviços. Isso irá manter seus negócios nos trilhos e bem organizados.

Realize uma pesquisa de mercado

Antes de iniciar, faça uma extensa pesquisa no mercado de lavanderia. Estude mais sobre o mercado de lavanderia da sua região.

É muito importante que você conheça a demanda por serviços de lavanderia em sua região. Essa pesquisa de mercado aprofundada e abrangente ajudará você a entender as necessidades dos usuários e adaptar o seu novo negócio para atendê-las.

Diferencie-se dos concorrentes

Um ponto vital de um app tipo Uber para lavanderia é entender que você não é o único a lançar uma startup de lavanderia no mercado. Existem vários concorrentes seus que já se posicionaram e estão indo muito bem.

Por isso, sua tarefa prioritária deve ser listar todos os seus concorrentes e conhecer suas estratégias de negócios. Isso ajuda você a criar sua própria estratégia para que seus serviços pareçam exclusivos e se destaquem. Você pode atrair seus clientes oferecendo incentivos atraentes — estes que podem ser na forma de cupons de descontos, por exemplo.

Procure por clientes em potenciais

Seus clientes-alvo são aqueles que não possuem tempo para lavar suas roupas ou precisam de uma lavagem especial.

Por exemplo, aqueles que nunca conseguem dedicar seu tempo a limpar suas roupas, mesmo que seja um fim de semana. Estudantes e mães podem se enquadrar nesse perfil de clientes em potencial.

Para essas pessoas, o aplicativo de lavanderia é um dos meios mais convenientes. Dessa forma, você precisa mapear seus clientes em potencial primeiro. E criar campanhas de marketing que sejam segmentadas para eles.

Se interessou em abrir seu Uber para lavanderia?

Se você decidiu abrir um negócio de lavanderia sob demanda, entre em contato conosco. Ajudaremos você a criar um aplicativo sob medida para suas necessidades.


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  • Ninguém jamais deveria levar o crédito pelo trabalho de outras pessoas! Certos artigos aqui na Usemobile são criados de forma tão colaborativa que é impossível atribuir-lo a uma só pessoa. Por isso, este artigo é do time que joga na linha de frente, o Marketeam.

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