Apresentando o app:

Mobdrive

A falta de soluções práticas de locomoção foi a energia motriz para o sucesso das soluções móveis de mobilidade urbana no Brasil e no mundo. Com o objetivo de facilitar o transporte com poucos cliques no celular que nasceu, em Teresina, a Mobdrive. Porém, o aplicativo piauiense não queria ser apenas mais um nas lojas de aplicativos. O planejamento do plano de negócios do app contemplava resolver uma grande questão: o valor abusivo das taxas que afligem os motoristas e passageiros.

E não só de financeiro que se trata as soluções da Mobdrive. Para o CEO, Digeorgio Alves, os diferentes públicos e necessidades deveriam ser contemplados no aplicativo. Assim surge o desafio de oferecer funcionalidades diferenciadas para atender o público e garantir segurança. 

Para essa importante missão, a Mobdrive contou com a Usemobile, porque somos a parceria que garante a velocidade e flexibilidade necessárias para acompanhar as inovações e evoluções do mercado. Afinal, nossa missão é assegurar que futuros se conectem a partir de soluções tecnológicas.

O desafio

A nós chegou apenas a ideia da Mobdrive, cabendo à Usemobile o desenvolvimento do código para celulares Android e iOS, e o painel administrativo web. Porém, não só de códigos se faz um app, pois precisamos também do design das telas e o planejamento das interações do usuário com o aplicativo. Assim, nós também desenvolvemos a identidade visual da Mobdrive, desde o logotipo da marca ao layout do app.

  • Desenvolver 5 plataformas diferentes: dois aplicativos Android (motorista e passageiro), dois aplicativos iOS (motorista e passageiro) e um painel administrativo web.
  • Criar a identidade visual do aplicativo: definir cores, logotipo, tipografia e outros.
  • Planejar as telas: implementar um design UI-UX.
  • Segurança: seguir as regulamentações de proteção de dados.

O desenvolvimento

Diante do desafio, coube a Usemobile desenvolver todas as funcionalidades mínimas, e requisitos necessários, para que um aplicativo de mobilidade urbana funcione com eficiência: cadastro, perfil do usuário, formas de pagamento, geolocalização, botão de pânico, integração entre aplicativo do usuário e do motorista e histórico de viagens.

Porém, o propósito de servir às necessidades do usuário levou a Mobdrive a acrescentar outra funcionalidade com foco na segurança do app: a MobMulher, cujo objetivo é atender exclusivamente ao público feminino, conectando as passageiras com motoristas femininas.

Foram necessários três meses de desenvolvimento até seu lançamento em outubro de 2018, surgindo exatamente como havia sido planejado: as regras de negócio contemplam os desejos de oferecer taxas baixas e competitivas, mulheres protegidas e usuários bem atendidos e satisfeitos. Afinal, a Mobdrive não nasceu para ser apenas mais uma, “e sim uma solução que busca concorrer e assegurar uma fatia respeitável no Market-share do segmento”, diz Digeorgio.

Porém, a parceria Usemobile e Mobdrive não acabou. Após um ano de publicação do app, muitas mudanças e acréscimos surgiram — e ainda surgem. Além de um layout totalmente reformulado e ainda mais otimizado para a melhor experiência dos motoristas, novas funcionalidades foram adicionadas para aprimorar o uso do aplicativo de transporte:

Extrato do Motorista

Uma das maiores dificuldades dos motoristas é o controle dos ganhos de cada corrida. Assim, criamos a área de extrato para que os pilotos tenham mais clareza acerca do quanto foi arrecadado quantas corridas foram realizadas.

Painel de Notificações

As notificações são formas diretas e fáceis de comunicação entre o aplicativo e seus usuários. Então, desenvolvemos o painel que centraliza todos os comunicados num só espaço. Assim não tem como ficar desatualizado!

Central de Status

“Estou muito tempo parado sem receber chamados de corrida. Ah, é porque estou offline”. Esse tipo de frase nunca mais será pronunciada com a central de status. Com ela o motorista pode acompanhar a conexão, cadastro e outros requisitos essenciais.

Os resultados

Com mais de um ano em circulação, a Mobdrive já possui mais de 8 mil motoristas cadastrados. Não o bastante, o sucesso do aplicativo abriu panorama para expansão nacional para 2020, e internacional para o ano seguinte. Além disso, outros formatos de serviços estão sendo projetados para o aplicativo, não se restringindo somente ao transporte de passageiros.

O aplicativo coleciona mais de 10 mil instalações somente nos aparelhos Android, e nota 4,1 de 5 na loja de aplicativos da Apple. “A Mobdrive já é reconhecida pela forma de trabalhar, fruto de um app estável e em sintonia entre os pensamentos dos criadores, as pessoas que trabalham na ponta, nossos parceiros motoristas e passageiros”, conclui Digeorgio.

Seja nossa próxima história de sucesso!

Informe sobre seu projeto e responderemos o mais rápido possível