lancar-novos-aplicativos

O que você deve lembrar na hora de lançar novos aplicativos

Todos os dias temos um mercado de aplicativos cada vez mais amplo. As necessidades aparecem e a tecnologia parece sempre estar pronta para nos surpreender. Já não é segredo para ninguém que atualmente passamos mais tempo em um smartphone do que em qualquer outro lugar. Segundo a pesquisa da associação de marketing móvel (MMA), realizada pela Millward Brown Brasil e NetQuest, o brasileiro passa em média 3h14 por dia conectado com o celular, isso equivale a 13% do dia. Exatamente por esse motivo o mercado de aplicativos desenvolvidos por empresas tem crescido cada vez mais. Mas como fazer com que o lançamento de novos aplicativos sejam um sucesso?

Confira 9 dicas do que você deve lembrar na hora de lançar novos aplicativos.

Somente pela App Store da Apple são 1,8 milhão de aplicativos em sua biblioteca e cerca de 1.394 novos aplicativos lançados todos os dias. As estatísticas da Google Play também são altas. A plataforma possui uma quantidade de 2,3 milhões de aplicativos em sua biblioteca e muitos novos aplicativos são lançados todos os dias.

Esses dados foram retirados da pesquisa chamada “2016 App Olympics”, feita pela empresa Cheetah Ad Platform. Entre as informações coletadas estavam o uso médio mensal por usuário, o engajamento e a quantidade de vezes que os aplicativos eram abertos no mês. A média mundial é de que 27 aplicativos são utilizados, mas a interação mensal engloba 39 aplicativos.

Checklist

Embora já exista no mercado milhares de aplicativos em muitas categorias diferentes e com novidade todos os dias, ainda existem idéias inovadoras. Com novos aplicativos surgem oportunidades para otimizar o tempo, modificar a maneira de usar a internet entre outras funcionalidades. Pensando nesse sentido a importância de se investir em um aplicativo para sua empresa é enorme.  Após descobrir o que sua empresa está perdendo sem um aplicativo e passar da fase de como desenvolver um aplicativo para sua empresa é hora de pensar em como lançar esses novos aplicativos.

1. Tenha um produto de qualidade

O primeiro ponto essencial é que seu novo aplicativo atenda as necessidades dos usuários. Esse é o início para ter sucesso. As pessoas estão em busca de algo que possa simplificar ações e processos. Os novos aplicativos chegam para se encaixar nessa qualificação e oferecer experiências mais ricas e funcionalidades que sejam de fato úteis.

A qualidade de um produto pode ser medida por vários fatores. Os requisitos podem estar desde seu desenvolvimento, ou seja, um aplicativo sem erros, dificuldades e de fácil interpretação. Até o seu design, que deve ser claro, objetivo e possuir aspectos que chamam a atenção do usuário, seja confortável e enalteça suas qualificações. Porém, o foco principal essencial em todo lançamento de novos aplicativos é: Esse aplicativo resolve o problema do usuário?

Seja um app desenvolvido para os clientes da sua empresa ou em qualquer outro segmento que gere a criação de novos aplicativos. O foco da produção deve ser sempre o de identificar as possíveis dificuldades dos usuários. A partir da lista de problemas é necessário trabalhar para resolver os incômodos da melhor forma possível. Fornecer as soluções mais rápidas, objetivas e que atuam na causa raiz.

2. Conheça seu ProdutoConheça seu produto

Conhecer a fundo seu produto é o ponto de partida para novas experimentações. A palavra “conhecer” tem que ser explorada em seus sentidos mais amplos. Saber todas as funcionalidades, é o mínimo. Para se fazer um bom lançamento você deve conhecer as peculiaridades do novo aplicativo. Algumas perguntas podem te ajudar nessa fase de exploração:

  • Para qual público ele foi desenvolvido?
  • Qual problema ele resolve?
  • Quais versões ele será lançado?
  • Por que esse aplicativo é diferente dos que já existem no mercado?

Pode parecer uma dica boba, mas não só quem criou o produto deve conhecê-lo muito bem. A equipe de atendimento, comunicação e marketing são partes essenciais nesse processo. São eles que farão o primeiro contato. Eles que representam o caminho entre seu cliente, sua empresa e os novos aplicativos que vocês farão. Ter essa linha de ação bem desenvolvida e organização é a chave para o sucesso. Afinal, o atendimento ao cliente é essencial. Não podemos nos esquecer que trabalhamos com pessoas e temos um longo caminho a percorrer para fidelizar os usuários.

Dessa forma toda comunicação será coerente. Isso possibilita desenvolver um marketing com foco no público alvo correto. Melhorando os resultados, entregando seu aplicativo a quem realmente interessa. E por falar em marketing…

Sua empresa lançou um novo aplicativo recentemente, conte-nos como foi essa experiência. Espero seu comentário 🙂

3. Comece sua campanha de marketing antes de lançar seus novos aplicativos

Marketing

Você não precisa esperar que seus novos aplicativos estejam prontos para começar sua estratégia de marketing. Quanto antes você começar a investir e a planejar mais rápido os resultados irão aparecer.

Antes mesmo do aplicativo começar a ser desenvolvidos algumas pesquisas de mercado  devem ser realizadas. Utilize esses dados para fortalecer sua campanha de divulgação. Esse tipo de ação serve para atrair novos usuários para o lançamento. Além de já consolidar a imagem da empresa e dos novos aplicativos. Quando mais se fala sobre o assunto melhor é para seu marketing. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Porém, é muito importante que seu produto atende as expectativas. Faça vários testes, garanta que seu produto está pronto para entrar em um mercado que é altamente competitivo e a todo dia tem uma nova atualização.

As estratégias de ação variam de acordo com o foco da sua empresa. Muitos são os pontos que podem ser explorados. Criação de um blog, utilizar apenas as redes sociais, não se esquecer dos e-mails marketing entre outras ações que são muito bem vindas na hora de realizar um lançamento. Por isso, certifique-se qual é a melhor estratégia para o seu caso específico e mãos à obra.  

5. Promova seus novos aplicativos e monte estratégias

Monte estratégias

Não espere que o lançamento do app seja suficiente para o sucesso dele. É necessário planejar muito bem a estratégia de divulgação. Não é apenas lançar o aplicativo e deixar que as coisas andem com as próprias pernas. Além do foco para que o usuário faça o download do app é necessário atenção para que que ele mantenha o app instalado e goste do serviço oferecido.

Aqui vale colocar em prática toda sua criatividade. Cada aplicativo tem um objetivo. A ideia é que se mantenha na liderança em seu setor de novos aplicativos. Também é importante que você publique atualizações regularmente e instigue seus clientes a continuarem consumindo seu produto. Afinal, ele é completo, resolve o problema do usuário e ainda oferece muitas funcionalidades relevantes.

6. A Importância da divulgação

Uma forma de alcançar resultados ao fazer o lançamento de aplicativos é segmentar seu público alvo e mapear as ações que serão executadas, para que tudo esteja pronto a tempo e alinhado com o discurso de sua campanha. Imagens com medidas específicas e material específico para cada plataforma que haverá divulgação, enviar releases para blogs e portais de notícias da área.

Divulgação

Não crie falsas expectativas e seja claro na descrição. Além de todas as estratégias de divulgação já citadas aqui como: produção de um material específico para cada plataforma de divulgação, envio de releases para blogs e portais de notícias da área. Existem outras formas de chegar ao público. Uma das opções é escolher formadores de opinião para falarem do seu app. Criar vídeos interativos de divulgação para o lançamento. E abastecer sempre a mídia com conteúdos informativos para redes sociais. Lembre-se de que todos os dias milhares de aplicativos são lançados e que você precisa se destacar de alguma maneira.

Trabalhe bastante o ASO e o SEO do aplicativo. Boa parte do seu público virá através de buscas dentro da Google Play ou da App Store, que são as duas principais lojas no mercado atual. Porém, não se pode esquecer da outra parte de links e divulgações feitos nas redes sociais e os usuários que são provenientes de  pesquisas do Google.

7. Promova as opiniões sobre seu aplicativo

Promova

As análises, reviews e as impressões de seu aplicativo também podem ser exploradas em sua estratégia de conteúdo após lançar o aplicativo. E a divulgação destas análises de terceiros sobre seu aplicativo podem ir além do envio dos links através de e-mail, mas também na criação de um compilado de todas as menções a seu aplicativo.

E mesmo que você receba alguns feedbacks negativos vale a pena mostrar o que os usuários têm a dizer. Ao fazer isso, muito pode ser deduzido sobre a política da empresa, além de ser uma ação ética, demonstrando que sua empresa é aberta à críticas e que se preocupa em oferecer a melhor experiência possível para os usuários de seu aplicativo.

Você pode até mesmo promover as atualizações do aplicativo para atender às críticas, criando uma estratégia que pode ajudá-lo a atrair ainda mais atenção a você ao lançar o aplicativo.

8. Saiba as tendências dos aplicativos móveis

Tendências de apps

O lançamento de novos aplicativos não tem fim. Depois que o produto já está na rede e sua comercialização começou é necessário avançar nas fases internas também. Afinal, nada é tão bom que não possa melhorar. E é exatamente sobre isso está dica.

É necessário manter-se conectado com as últimas novidades do mercado que você está inserido. Notícias, informações e atualidades não são suficientes para se manter ativo no mercado que cresce cada dia mais. É preciso manter as tendências mais recentes e se adaptar às mudanças à medida que elas acontecem. Isto é importante para poder adquirir, fornecer e exibir as melhores práticas móveis em seus próprios dispositivos.

Se manter atualizado no mercado é uma das alternativas para que seus usuários tenham o melhor produto em mãos. Além de uma estratégia necessária para se manter competitivo no meio de dispositivos móveis.

Outro detalhe importante é não apenas garantir que as novidades cheguem nos novos aplicativos que serão lançados, mas também manter sempre seus produtos atualizados. E para isso a dica 9 pode ser importante, afinal é sempre bom monitorar as opções disponíveis.

E você usuário também pode participar dessa busca por novas informações. Você se interessa pelas novidades do mercado tecnológico? Estou curiosa para saber 🙂

9. Observe a concorrência

Observe a concorrência

Analise bem a sua concorrência. Observe as diferenças entre seus aplicativos e como essas diferenças podem ser trabalhadas. Conheça suas vantagens e desvantagens, avalie a comunicação, o discurso, o atendimento e o suporte.

Saiba a opinião dos usuários que utilizam os serviços do concorrente, dessa forma você pode encontrar pontos fracos. Veja as avaliações negativas, entenda como você pode melhorar, o que seu aplicativo pode oferecer de diferencial para que o usuário troque de app. 

Bom, já deu para perceber o quanto é importante focar na hora de lançar novos aplicativos e que existem várias estratégias que podem ser colocadas em prática. Se você quer fazer seu aplicativo, mas ainda não achou os melhores desenvolvedores, mande um e-mail para nós da Usemobile, aqui você encontra segurança, praticidade e bons parceiros.

Gostou do texto ou tem alguma dúvida, não fique acanhado, deixe sua opinião nos comentários que entraremos em contato!


  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.