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ASO: Faça o seu aplicativo ser encontrado

Depois de criar o seu aplicativo é preciso fazer com que ele se destaque entre os milhares disponíveis no mercado. Apesar de seu app ter uma boa qualidade, sem o ASO ele pode passar despercebido nas app stores.

Mas o que é ASO?

ASO é a sigla para App Store Optimization.

As App Stores oferecem vários aplicativos que exercem funções semelhantes. Para gerar maior valor ao usuário as App Stores, criaram um mecanismo que seleciona os resultados mais relevantes.

ASO é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um aplicativo mobile nas lojas de aplicativos. Ele pode ser visto como o SEO para as lojas de aplicativos.

Se você quer ser encontrado pelo seu público-alvo em potencial nas buscas nas App Stores, deve-se atentar bem para essa prática.

Para te ajudar a melhorar as estratégias de marketing para o seu aplicativo separamos algumas dicas fundamentais de ASO.

Ícone e nome do aplicativo

Ao procurar por um aplicativo, as primeiras coisas que chamam a atenção dos usuários são os ícones e nomes. Por isso, ao criar o design e o nome do seu app é preciso ser criativo e apresentar algo único.

Pensar em um ícone que seja atrativo e relacionado ao que seu aplicativo faz é muito importante para sua estratégia de marketing. Ele estará exposto em todas as suas formas de atingir pessoas, como seu site e redes sociais. Lembre-se que as pessoas associam o nome a imagem.

Quando um aplicativo vai para a app store, a plataforma automaticamente reduzirá o tamanho do ícone para que ele se encaixe no padrão. Por isso, é preciso que você já desenvolva um ícone que terá uma boa aparência mesmo com essa redução.

Para ter certeza que tudo estará nas medidas certas, confira as diretrizes do Google para design de ícones para android e o IOS App Icon para sistemas IOS.

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 Ícone do aplicativo Hi Position

Ao escolher um nome para seu aplicativo tente transmitir o que ele faz ao seu usuário. É necessário que a palavra-chave principal esteja no título do aplicativo e as outras em sua descrição.

Outra dica importante, é colocar uma frase de efeito no título do aplicativo, junto com o nome. Por exemplo: Zumpy – Caronas de verdade.

Ter um bom ícone e um bom nome para seu aplicativo é apenas a porta de entrada. Isso irá ajudar que as pessoas  explorem seu aplicativo nas App Stores, chegando até a descrição, as screenshots e reviews.

O público-alvo indo mais a fundo, as chances de download de seu aplicativo aumentarão significativamente.

Palavras-Chave

Para o seu aplicativo se destacar em meio a tantos outros, é necessário utilizar algumas palavras-chave na sua descrição. Essas palavras irão gerar mais resultados tanto no Google quanto nas lojas de aplicativos.

Um bom plano de ASO requer um acompanhamento das palavras-chave, já que a sua popularidade pode variar. Também é preciso ficar atento aos novos concorrentes que podem surgir no mercado.

Ao escolher suas palavras-chave, deve-se pensar em como seu usuário buscaria seu aplicativo. Fazer uma lista das palavras que são de interesse e conferir o nível de concorrência para aquela palavra. Investir em sinônimos, que possuam um bom volume de busca e baixa concorrência, pode ser mais vantajoso que investir em uma palavra de alta concorrência.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a definir as palavras-chave do seu aplicativo. Algumas são grátis e outras tem versão paga.

Cada uma dessas ferramentas possuem métricas próprias, cabe a você decidir a que mais te agrada e implementá-la em sua estratégia de ASO.

É preciso tomar cuidado com as palavras-chave escolhidas, elas tem que ter relevância com seu aplicativo para que não atrapalhem a leitura de sua descrição.

Ao cadastrar as palavras chaves, utilize apenas a vírgula para separá-las, sem espaço pois assim você aproveita ao máximo o número de caracteres permitido.

Descrição

Bem, você conseguiu que seu usuário entrasse na sua página da App Store. Na descrição é sua oportunidade de mostrar o valor que seu aplicativo irá gerar ao cliente.

Nas App Stores nem toda sua descrição aparece de cara para o usuário. Apenas as 3 primeiras linhas são visíveis na Apple Store e na Google Play Store os primeiros 167 caracteres se tornam sua meta descrição. Temos que colocar aqui informações importantes, que vão chamar a atenção para que ele clique no botão “mais”.

Quando ele clicar em mais, aí sim virá a real descrição do seu aplicativo. Aqui você deve mostrar todas as funcionalidades que seu aplicativo possui, preocupando-se em utilizar as palavras-chave escolhidas. Elas devem ser inseridas naturalmente no contexto, pensando sempre em melhorar a experiência do seu usuário

É interessante colocar na descrição algumas citações que seu aplicativo já recebeu, principalmente de mídias conhecidas. Elas passam credibilidade para quem está interessado em baixá-lo.

Colocar alguns call-to-action em pontos estratégicos da descrição. Após explicar todos os benefícios que o seu app pode trazer para o usuário, convide-o a baixar e aproveitar tudo isso.

Sua descrição não deve ser uma coisa estática. Assim como sites que estão sempre atualizados recebem melhores colocações, aplicativos que têm sua descrição sempre atualizada também.

Lembre-se de atualizar sua descrição sempre que atualizar o aplicativo. Revisá-la e melhorá-la sempre que puder também é uma ótima estratégia.

Screenshots (Prints da tela)

Publique prints da tela do aplicativo que sejam interessantes e façam com que as pessoas sintam vontade de baixar o seu app. Isso permitirá que os usuários entendam a experiência que será usá-lo e dará oportunidade para que eles se acostumarem.

Lembre-se de colocar as fotos que mostram como funciona seu aplicativo e porque ele é tão bom logo no começo. Serão essas as imagens que ele terá contato imediato, por isso elas são muito importantes.

Também deve-se usar todas as fotos que as App Stores te possibilitam, 8 no caso da Google e 5 no caso da Apple.

Screenshots do aplicativo Promoter

ASO screenshots

Screenshots do aplicativo Promoter

Evite colocar imagens com apenas a screenshot do aplicativo. Pequenos textos de efeito são fundamentais para explicar os recursos do aplicativo e aumentar a conversão.

Vídeo

A Google Play Store permite que você adicione um vídeo do YouTube para pode promover seu aplicativo. O vídeo não deve ser muito longo e mostrar exatamente como seu aplicativo funciona.

Vídeos tem uma grande taxa de visualização pois eles aparecem no logo no começo da página do seu aplicativo. Caso não tenha, crie um vídeo sobre seu aplicativo.

Reviews

Mesmo que você não consiga controlar os reviews que receberá em seu aplicativo, esse feedback tem um impacto significante na popularidade do app. Como usuário você leva em consideração os reviews e o número de estrelas do aplicativo antes de baixá-lo.

Enquanto o número de downloads possa ser suficiente para atrair indivíduos para o app, avaliações positivas e bons reviews são necessários para influenciar os usuários a baixar o aplicativo.

Na Apple App Store é possível colocar um endereço de suporte, que ficará próximo ao botão de write a review. Tomando essa iniciativa, as pessoas podem contactar a marca diretamente no endereço de e-mail cadastrado e isso poderá reduzir o número de reviews que criticam seu aplicativo.

Tenha em mente que responder a todos os emails com rapidez e resolver os problemas listados é extremamente importante. Após resolver os problemas avise os usuários que te contactaram e peça que eles deixem um review, essa atitude poderá te gerar bons reviews positivos.

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Reviews do aplicativo Zumpy

Responder aos reviews de seus usuários é extremamente importante, principalmente quando eles criticam seu app. Isso mostra que a marca está atenta e se importa com a opinião dos usuários, passa uma imagem positiva para quem entra em sua página da App Store.

Para ter um aplicativo de sucesso, é necessário ter mais do que uma boa ideia, é preciso aplicar estratégias de marketing. Foque em criar estratégias criativas para desenvolver uma ligação com o usuário.

ASO é um trabalho complexo, que demanda tempo para se aplicar as técnicas, e existe sempre a opção de terceirizar este trabalho. A Rank My App, por exemplo, é uma empresa especializada em ASO, que já realizou trabalhos para empresas como Itaú, 99táxis e Polishop.

E se você tem uma ideia de um aplicativo, mas não sabe como desenvolvê-lo, entre em contato com a Usemobile. Podemos tirar a sua ideia do papel!