como-ganhar-dinheiro-com-aplicativos-admob-facebook

Como ganhar dinheiro com aplicativos: Google e Facebook

Já falamos, nesse post, sobre como ganhar dinheiro com aplicativos. Hoje aprofundaremos um pouco mais em como funciona o Google Admob e a Rede de Públicos do Facebook, que são maneiras de monetização dos seus aplicativos.

Google Admob

O Google Admob é uma ferramenta que foi desenvolvida justamente para a criação de anúncios (Ads) dentro de aplicativos. Há vários aplicativos afiliados ao Admob e a divulgação ocorre nesses apps.

Dentro da plataforma há a possibilidade de seu aplicativo receber Ads, e consequentemente você gerar receita. Essa rede também pode ser usada para divulgar seu app, mas no caso você investiria uma quantia nessa plataforma.

Nosso interesse aqui é falar em como ganhar dinheiro aplicativos através de Ads.

Como funciona o Admob e como ganhar dinheiro com aplicativos nele

Como ganhar dinheiro com aplicativos admob

O primeiro passo sobre como ganhar dinheiro com aplicativos no Admob é fazer o cadastro no site da Google Adwords, pois as contas são vinculadas. A partir daí é possível criar uma campanha.

Os anúncios da plataforma são realizados de 3 maneiras:

Banner: são exibidos na parte inferior ou superior da tela do seu aplicativo. Podem trazer sugestões de aplicativos, websites, produtos, rotas ou até mesmo a realização de uma chamada para sua empresa. Ao clicar no banner o anúncio se expande para tela cheia, se adaptando ao tamanho do smartphone do usuário.

Intersticiais: são aqueles exibidos em tela inteira, quando se realiza uma ação natural dentro do aplicativo, como voltar à página inicial. É mais utilizado para gerar downloads de aplicativos, através de experiências envolventes com o usuário.

Vídeo: os vídeos também são exibidos em intervalos de ações dentro do app e em tela inteira. Eles levam experiências eficientes de marca para o usuário.

Lembrando que os anúncios intersticiais e os vídeos podem ser fechados facilmente. O primeiro instantaneamente e o segundo após 5 segundos de exibição.

Filtrar os anúncios

Agora que já entendemos os tipos de anúncios, cabe a você decidir quais se adequam melhor a seu aplicativo.

Mas para fazer sentido, os anúncios que serão exibidos devem seguir uma linha próxima ao conteúdo que seu aplicativo possui. Caso o contrário isso pode ser um problema para a experiência do usuário.

É necessário fazer um controle através dos filtros de categoria e específicos do anúncio. Você tem o controle de todo o conteúdo que poderá ser exibido, decidindo onde e quando os Ads serão exibidos no aplicativo.

E o melhor disso tudo é que quanto mais concorrência tiver entre os anunciantes, mais dinheiro seu aplicativo gera.

A renda é calculada através de lances no modelo CPM (custo por mil impressões, que é o custo para que o anúncio seja exibido mil vezes). Quanto maior essa competitividade de anúncios parecidos no seu aplicativo, o valor desses lances aumenta e mais você recebe!

Dados importantes

A crescente demanda de anunciantes dentro da plataforma foi tamanha que os lances cresceram cerca de 200% desde 2013.

A taxa de preenchimento, que é calculada por espaços com anúncios dividido por espaços disponíveis, é próxima de 100%. Isso tende a maximizar o lucro gerado.

O pagamento do valor que seu aplicativo gerou com esses anúncios são realizados após o dia 21 do mês seguinte. Por exemplo, a renda será calculada próximo ao dia 21 de julho e, após essa data, você receberá o valor gerado.

Existe um valor mínimo para que seja feita a retirada que, caso não seja alcançado, acumula para o próximo mês. O Admob consegue efetuar o pagamento em várias moedas diferentes e você escolhe a que melhor te atende.

Rede de Públicos do Facebook

Facebook rede de publicos

A Rede de Públicos do Facebook também veicula anúncios em aplicativos e sites móveis de outras pessoas. Antes de ingressar nessa Rede, o aplicativo ou site mobile passa por uma aprovação e uma revisão manual. A aprovação, ou não, sai em até 48 horas.

Os anúncios são exibidos por essa ferramenta utilizando o direcionamento das campanhas do Facebook, como idade, local, gênero, interesses e outros.

Todo conteúdo veiculado aqui é o mesmo que foram criados nas campanhas do Facebook Ads. Eles se ajustam aos aplicativos e sites móveis e também são apresentados em banner, intersticial ou vídeo.

Esse meio é bem interessante sobre como ganhar dinheiro com aplicativos, pois os anúncios são veiculados nos aplicativos cadastrados e para as mais de 1 bilhão de pessoas que usam o Facebook. E como os anúncios seguem um público específico, a experiência do usuário do seu app não será prejudicada.

Dados importantes

A rede de públicos também possui uma boa taxa de preenchimento, porém um pouco menor que do Admob.

O crédito só é liberado quando o valor acumulado for maior que 100 dólares. A liberação é feita na terceira semana do mês seguinte a entrada na rede ou da última retirada realizada.

O pagamento é via Paypal e realiza apenas pagamentos em dólar.

Qual a melhor opção para o meu aplicativo?

Na verdade, as duas ferramentas são bem parecidas e lucrativas para quem recebe anúncios. O Google Admob apresenta maior taxa de preenchimento, já o Facebook tem um grande potencial pela quantidade de usuários.

Cabe a você decidir com qual das duas plataformas há uma maior identificação, como sua facilidade de utilizá-la e o meio de pagamento que mais te agrade.

Dependendo da quantidade de usuários que seu aplicativo possui, sua receita pode ser muito alta com anúncios. Há casos, principalmente de jogos, que quantias próximas a 1 milhão de dólares eram arrecadadas por mês.

Agora que você sabe como ganhar dinheiro com aplicativos, tire sua ideia do papel. Desenvolva um produto de qualidade e monetize-o!


  • Daniel Madureira
  • Gerente de marketing
  • Mineiro de Divinópolis, amante do futebol e cruzeirense apaixonado. Adorador de tecnologia e marketing digital. Graduando em Engenharia de Produção. Gosta de uma boa resenha e de contos medievais nas horas vagas. Quem tiver interesse em saber mais é só seguir no Instagram @danielmadureira94