App para fã-clube: como criar aplicativos tipo o Wine

Conhecidos por serem um modelo de negócio onde os produtos são consumidos de maneira recorrente, os apps para fã-clubes estão crescendo cada dia mais. Existem diversos clubes de assinaturas por aí, dos mais variados tipos. Os mais conhecidos e assinados são os aplicativos de vinhos, um exemplo é o Wine Clube — um dos pioneiros no mercado de assinaturas.

Quando você assina um aplicativo tipo Wine, você recebe todo mês uma caixa com vinhos selecionados de acordo com sua preferência e uma revista com publicações voltadas para o assunto, além de ter uma série de benefícios no e-commerce da marca.

Com o isolamento social, o número de assinantes em apps para fã-clubes cresceram muito. A Evino — aplicativo tipo wine, por exemplo, registrou um número de assinatura seis vezes maior em junho se comparado a fevereiro deste ano. Mas não só os aplicativos de vinhos que tiveram destaque nessa pandemia. Em busca de novas atividades, as pessoas têm buscado por opções alternativas, como livros, cafés e até comidas diferentes. 

Por isso, nesse artigo, vou falar sobre “como fazer um app para fã-clube”.

Você vai ler:

Como funciona um app tipo Wine?

O aplicativo de vinho para celular, Wine, promete conectar pessoas através da paixão pelo vinho! Nele, você pode fazer parte do maior clube de vinhos do mundo e apreciar os melhores rótulos no conforto da sua casa. 

Além dos benefícios oferecidos aos assinantes do clube Wine, o aplicativo de vinho possui um e-commerce incrível com vinhos de alta qualidade que você pode comprar com apenas um clique e receber onde quiser. Também é possível ter acesso a conteúdos exclusivos, dicas, curiosidades e muito mais.  

O aplicativo de vinho também conta com um programa de recompensas, que, entre muitas funções, permite acumular pontos e convertê-los em prêmios e descontos.

Esses apps tipo wine são ótimos para os apreciadores da bebida que não querem gastar muito. Ele serve também para quem acha o processo de escolha de uma garrafa muito complexo ou até mesmo para aqueles que querem conhecer e não sabem por onde começar. Os apps para fã-clubes possuem um acervo enorme com informações que facilitam a vida de qualquer assinante. 

Como criar um plano de negócios para esse segmento

O lançamento de um aplicativo não consiste apenas no desenvolvimento e publicação na loja de apps. Antes de chegar nessas etapas é preciso definir uma séries de fatores que contribuem para o sucesso do aplicativo. Modelo de negócios, pesquisa de mercado, tecnologia utilizada, plano de marketing entre muitos outros pontos que devem ser considerados antes mesmo de se iniciar o processo de desenvolvimento do aplicativo. Por isso é extremamente importante a criação de um plano de negócios para o seu app. 

Leia também: business Model Canvas: O que é e como me ajuda?

Veja abaixo como montar um plano de negócios para seu aplicativo.

Apresentação executiva

Aqui você vai abordar os problemas enfrentados na área em que você pretende atuar e como o seu aplicativo visa solucionar esses problemas. Também é importante ressaltar quais os objetivos do seu app, além de deixar claro o seu valor único. 

Apresentação do aplicativo 

Nessa etapa você precisa contar um pouco sobre o seu app, qual a história por trás, qual a visão geral do aplicativo e qual a sua estratégia de monetização.

Análise de mercado 

Etapa extremamente importante para o seu negócio. Aqui você vai pesquisar o seu mercado, estudar seus concorrentes, identificar quem realmente é o seu público-alvo, elaborar uma análise swot do seu produto e avaliar as projeções para o mercado o qual seu aplicativo pertence. 

Plano operacional

Chegou a hora de você descrever como vai ser o desenvolvimento do seu aplicativo. Pra isso, faça-se as perguntas:

Plano de marketing 

O plano de marketing é uma outra etapa de extrema importância para o seu plano de negócio. Sem uma boa estratégia de marketing, é muito improvável que um aplicativo se torne um sucesso. 

Por se tratar de um assunto muito complexo, vou falar de maneira simplificada três elementos fundamentais que você precisa trabalhar para ter sucesso na sua estratégia de marketing e reter usuários em seu app. São eles: trabalhe o ASO e o SEO do seu aplicativo, conheça os canais de atração e relacionamento e acompanhe as métricas. 

Para entender melhor como funciona o marketing para aplicativos, vale a leitura do nosso artigo: como usar o marketing para a retenção de usuários?

Plano financeiro

Por fim, mas não menos importante, você precisar ter um plano financeiro bem definido para o lançamento de um aplicativo no mercado. Nesta etapa, é fundamental:

  • Estruturar bem qual vai ser o seu investimento financeiro;
  • Identificar de onde irá vir sua receita;
  • Quais os principais gastos;
  • Qual sistema de pagamento irá usar;
  • Desenvolver um fluxo de caixa que funcione bem para o seu negócio. 

Também é importante considerar diferentes cenários e traçar estratégias para lucrar mais, além de analisar periodicamente seus resultados.

Leia mais: como fazer a gestão financeira de um aplicativo

Como fazer um aplicativo para clube de assinaturas?

Um app para fã-clube não é algo tão complexo, podemos dizer que esse modelo de aplicativo se assemelha a um aplicativo de e-commerce, além de outras funcionalidades importantes em um app para fã-clube. Porém o diferencial deste modelo de negócio é que os produtos são consumidos de maneira recorrente, ou seja, a cobrança é feita periodicamente, através do sistema de assinaturas. 

Um bom exemplo de aplicativo que utiliza esse tipo de serviço é a gigante Netflix. A empresa, que faz parte da chamada economia da recorrência, foi responsável por uma grande mudança no padrão de consumo das pessoas, abrindo as portas para novos mercados como os clubes de assinatura.

É importante ressaltar que para criar um app para fã-clube, é necessário a criação de três softwares para colocar a ideia em prática: um aplicativo para Android, outro para iOS e, por fim, um painel administrativo para o gerenciamento. Isso tudo possui ainda outras demandas:

Principais recursos do aplicativo

  • E-commerce: espaço onde os clientes e associados possam comprar produtos;
  • Busca livre: uma sessão onde você pode pesquisar por qualquer coisa oferecida no app;
  • Gateway de pagamentos: um sistema de pagamentos in-app para facilitar toda transação;
  • Calculadora dos preços: saber quanto vai custar o pedido;
  • Cadastro: nesta tela, a plataforma poderá contar com a ajuda dos APIs de autenticação do Facebook ou Google para cadastrar diretamente com uma conta já existente nessas ferramentas, ajudando na retenção do cliente;
  • Notificações push: notificações enviadas do aplicativo direto para o celular do usuário e de forma personalizada;
  • Avaliação e suporte: espaço para receber feedback e tirar dúvidas dos usuários;
  • Blog: ferramenta importante para postagem de conteúdos relevantes para seu negócio.

Principais recursos do painel administrativo

  • Sistema de rastreamento dos produtos
  • Gerenciamento de receita;
  • Configuração do envio de mensagens via push;
  • Cobranças e estornos;
  • Gerenciamento de conteúdo do e-commerce;
  • Gerenciamento de conteúdo do blog;
  • Ferramentas de código de promoção e desconto;
  • Código e layout otimizados para mecanismos de pesquisa;
  • Ferramentas de relatórios;
  • Ferramentas para controle de estoque;

Esses recursos são apenas estimativas básicas para o desenvolvimento de um aplicativo. Durante o processo de criação, você pode personalizar seu app da maneira que for melhor para o seu negócio.

Se você tem uma ideia de aplicativo, mas tem medo de arriscar, vale começar criando um MVP (Produto Mínimo Viável). Um app MVP pode ser definido como um protótipo do seu produto, que fornece apenas o serviços mais importantes do seu app. Grande parte startups promissoras como a Uber, Airbnb e Nubank começaram assim até se tornarem aplicativos maiores e completos.

Saiba mais: como criar um app MVP.

Posteriormente você pode personalizar com recursos extras, como por exemplo, adicionar um scanner de rótulos para obter informações sobre determinada garrafa ou até mesmo um quiz para descobrir qual o vinho combina melhor com o paladar do seu cliente. 

Vale ressaltar que, além dos itens citados acima, a criação de um site independente para o e-commerce do seu app é muito importante. Isso vai te ajudar a gerar mais visibilidade para aplicativo nos portais de buscas e aumentar significativamente as vendas. Uma pesquisa feita pelo Compre&Confie aponta que as vendas realizadas pelo comércio eletrônico praticamente dobraram, com expansão de 98,74% em abril em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Vantagens de um app para fã-clube

A criação de um app para fã-clube permite que seu produto chegue a mais pessoas,

podendo fidelizar clientes por um período maior de tempo. Um app te dará mais chances para apresentar os diferenciais de seu produto, já que 234 milhões de brasileiros estão conectadas a um smartphone, segundo pesquisa da FGV.

Um aplicativo para clube de assinatura pode gerar um aumento na receita mensal do seu negócio, maior fidelização de clientes e mais chances uma venda ser fechada — além de reduzir os custos com o marketing. O desenvolvimento de um app para fã-clube também traz mais valor ao seu site e um grande aumento na visibilidade da sua marca.

Qual o custo e quanto tempo leva para criar um app tipo wine?

O preço e o tempo para desenvolver qualquer tipo de aplicativo pode variar de acordo com as funções que serão inseridas e da forma com que o app irá funcionar. Entretanto, no caso de um aplicativo básico para clubes de assinaturas, o custo gira em torno de 150 mil reais e o tempo para desenvolvimento varia de 4 a 6 meses.

Quer ter um app para fã-clubes?

Os apps para fã-clubes existem há um bom tempo e estão cada vez mais em alta, principalmente no cenário atual que estamos vivendo, onde as pessoas estão buscando por novas formas de entretenimento e descobrindo diferentes tipos de consumo. 

Então se você ficou interessado em desenvolver um aplicativo para fã-clube, entre em contato com a Usemobile, teremos o maior prazer em ajudar você!


  • Renan Ribeiro
  • Analista de Marketing
  • Publicitário com dois pés no marketing, apaixonado por inovação, design, arquitetura e comportamento. Adoro socializar e discutir qualquer assunto. Um dos meus maiores desejos é viajar pelo mundo em busca de novos conhecimentos e experiências.

1 comentário no post “App para fã-clube: como criar aplicativos tipo o Wine

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