App Store Optimization – 18 dicas para aumentar a visibilidade


App Store Optimization (ASO) tem assumido um papel fundamental para os aplicativos assim como SEO está para os site.

2.000.000

Esse número é a quantidade de aplicativos na App Store (iOS), que proporciona uma grande concorrência em cada categoria e subcategoria da loja.  O mais interessante é que 65% dos usuários confiam no sistema de busca da App Store para decidir quais novos aplicativos vão instalar. Nos últimos seis meses a Apple pagou mais de U$ 10 bilhões de dólares aos desenvolvedores com aplicativos pagos publicados. Não se preocupar com a otimização do seu aplicativo na loja significa perder muito dinheiro.

Mas afinal, o que é ASO (App Store Optimization)?

Semelhante ao SEO para Sites, o ASO são um conjunto de otimizações que podem ser realizadas “on page” (listagem na busca da App Store) e também táticas “out page” (fora da página) que você pode fazer para melhorar a posição do aplicativo nos resultados de pesquisa.

Neste momento você deve estar se perguntando, o que o ASO pode proporcionar?
Obter mais downloads.

  • Obter mais instalações.
  • Alcançar mais visibilidade para o aplicativo.

Vamos ao que interessa:

18 dicas para otimizar um aplicativo na App Store

  • Título: Faça uma breve descrição.

    A menos que seu aplicativo seja de uma marca internacionalmente conhecida, inicialmente ele não terá visibilidade entre os resultados de pesquisa. Nesse cenário, é importante utilizar o título para descrever a função principal do seu aplicativo, dessa forma os usuários sabem com clareza sobre o que estão fazendo download. Use palavras-chaves no título para melhorar sua posição no resultado de pesquisa e limite o título até 50 caracteres.

app store optimization
ASO – 12min – Resumos de Livros

 

  • Título: Evite usar termos genéricos ou nomes de aplicativos já existentes.

    Usar termos genéricos como “livro”, “música”, “fotos”, “games” no título do aplicativo confundirá o usuário, proporcionando que o resultado seja ignorado na lista de pesquisa.

    Tenha cuidado ao utilizar nomes semelhantes aos aplicativos já existentes. Essa é uma tática de black Hat antiga, que atualmente é muito penalizada podendo inclusive ter o aplicativo removido da loja.

  • Título: Adicione keywords.

    Embora seja uma das técnicas mais simples é a que comprovadamente apresenta mais resultados. Adicionar palavras chaves no título aumenta a probabilidade do seu aplicativo ser descoberto em até 10.3% segunda analistas. Nesse jogo de visibilidade, qualquer quantidade de visibilidade adicional é fundamental. Não é deve ser ignorado!

  • Keywords: Não use nomes de celebridades ou de marcas registradas

    Há uma política rigorosa nas diretrizes para desenvolvedores da App Store sobre não utilizar nomes de celebridades, nomes protegidos ou marcas como palavras-chave, a menos que você tenha permissão para isso. Geralmente em situações onde o aplicativo é oficial do tema da palavra utilizada, caso contrário, a Apple irá rejeitar a publicação.

  • Keywords: Utilize o máximo caracteres possível

    Até o momento a Apple permite adicionar até 100 caracteres nas keywords. Essas palavras-chaves são utilizadas pelo algoritmo de busca para exibir seu aplicativo na listagem de resultados, e portanto, é essencial que você escolha palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e que descrevem seu aplicativo.

    Você pode usar até 100 caracteres!

    Não use palavras-chaves de cauda longa (muito especificas), plurais, nome do seu aplicativo (o nome já é considerado no algoritmo de busca) e principalmente palavras chaves com erros ortográficos. Separe cada palavra por vírgula e não use espaço.

  • Categoria: Escolha a que descreva a função principal do aplicativo

    O algoritmo de busca da App Store leva em consideração as categorias para exibir os resultados da pesquisa. Para otimizar um app  é importante definir a categoria da funcionalidade principal e não em funcionalidades secundárias. Como exemplo, temos o Facebook que é categorizado como Rede Social, enquanto Instagram está categorizado como “Foto e Video”, embora tenham diversas outras funcionalidades e seja considerado como rede social também.

  • Descrição: Mantenha-a sempre amigável.

    Embora seja considerada pouco relevante, uma descrição completa e de fácil entendimento é uma das dicas para app store optimization que julgamos fundamentais. Por este motivo, aqui vão alguma dicas de marketing para criar uma descrição melhor:

    • – Crie tópicos, assim como esse, para descrever as funcionalidades principais.
    • – Use citações de usuários para reforçar a utilidade e eficiência do seu aplicativo.
    • – Adicione informações sobre novas versões e alterações realizadas nos updates.
    • – Adicione links do site promocional (landing page) e do suporte (FAQ)
    • – Liste os beneficios e casos de uso do aplicativo.
dicas para otimizar um app
Descrição do Instagram na app Store
  • Descrição: Otimize as primeiras linhas

    Por padrão, toda descrição de aplicativo na App Store é suprimida. É necessário que o usuário tome iniciativa de clicar em “Ver mais” para poder ler o restante da descrição. Para conquistar a atenção do usuário é fundamental que as primeiras linhas da descrição sejam convidativas e desperte a curiosidade do usuário assim que realiza a pesquisa.

    Veja a comparação na imagem a seguir. Do lado esquerdo a descrição suprimida. A descrição tenta atrair a curiosidade do usuário com a seguinte pergunta: “Imagine como seria sua vida se você pudesse ler um livro por dia?

    app store optimization - description
    12min – Comparativo descrição

    Todo o esforço em criar uma descrição amigável e criativa será desperdiçado se as primeiras linhas não despertarem o interesse e curiosidade do usuário.

  • Keywords: Crie uma estratégia a longo prazo

    Um dos maiores erros cometidos ao seguirem as dicas para app store optimization é a definição das Keywords. A maioria das pessoas criam estratégias a curto prazo, utilizando keywords de maior volume de buscas. Porém essa estratégia pode matar todo posicionamento de destaque do seu aplicativo. A melhor solução é utilizar inicialmente palavras chaves com pouco volume de pesquisa, e por consequência baixa concorrência.

    A estratégia é simples: utilizando palavras com pouca concorrência aumenta a probabilidade do seu aplicativo ser exibido nos resultados de pesquisa dessas palavras e por consequência o algoritmo entende que seu aplicativo possui relevância. Após algum tempo utilizando essas palavras chaves, seu aplicativo irá adquirir credibilidade e prova social. Assim sendo, relevância perante os resultados de pesquisa em que foi exibido. Nesse momento, cogite substituir algumas palavras chaves por outras com maior volume de pesquisa.

    No momento de definir as keywords, utilize ferramentas de pesquisa de palavras chaves para identificar o volume em que elas são exibidas.

  • Screenshots: As duas primeiras capturas de tela devem ser seus melhores recursos

    De acordo com o instituto de pesquisa Storemaven, 60% dos usuários não deslizam para visualizar mais imagens no momento de realizar uma pesquisa por aplicativo. Dessa forma, faça das duas primeiras imagens uma poderosa ferramenta de apresentação do seu app.

    Algumas sugestões do nosso designer para obter imagens melhores:

    • – Envie imagens com alta resolução e qualidade.
    • – Mostre os melhores recursos do seu aplicativo nas duas primeiras imagens.
    • – Use textos na imagem para complementar a explicação.
    • – Use cores de fundo solidas para proporcionar uma boa leitura.

      app store optimization - screenshots
      ASO – Screenshots
  • Video Preview: Crie um breve video demonstrativo do aplicativo

    A Apple recomenda adicionar um curto video de apresentação, com 15~30 segundos, mostrando as funcionalidades principais.

    Defina um thumbnail chamativo, como imagem de inicio do video. A empresa AppAnnie, especialista em ASO, provou que adicionar um video preview do aplicativo pode aumentar em 20 a 30% a chance de conversão.
    A produção de um bom video reduz o custo de instalações e possibilita apresentar facilmente novos recursos aos usuários.

  • Localize, traduza e customize todo o material para diversos países

    Apenas 31% da receita gerada pela App Store é proveniente da América do Norte. Aproximadamente 45% é proporcionada pela Asia. Se o aplicativo está apresentado em apenas em uma língua, você provavelmente está bloqueando-o de receber visualizações e por consequência instalações de outras partes do mundo. Internacionalizar o aplicativo é fundamental e não se esqueça de criar versões diferentes para:

    • Título
    • Descrição
    • Imagens
    • Video
    • Reviews
  • Politicas de uso da Apple: Mantenha-o atualizado

    A Apple atualiza as políticas de uso da App Store com regularidade. Geralmente a cada lançamento de um novo iOS a App Store acaba sofrendo impacto nas regras e recursos disponíveis. Atualizar seu aplicativo para estar sempre em conformidade com as regras exigidas é uma das dicas para app store optimization mais ignoradas pelos desenvolvedores. Aplicativo obsoletos ou abandonados tendem a ser ignorados pelo algoritmo de pesquisa.

  • Ícone do aplicativo: Coloque-o para trabalhar

    Considerando o fato que os usuários reconhecem seu aplicativo pelo ícone, é fundamental que sua aparência seja estrategicamente definida. De acordo com uma análise realizada pela empresa Incipia aplicativos com ícones que apresentam paleta de cores limitadas se sobressaíram, obtendo resultados melhores em testes de instalação. Os usuários parecem preferir aplicativos cuja a aparência é elegante porém simples. Ao criar seu ícone, confira as diretrizes e guias de interface propostas pela Apple.

    “Cada aplicativo precisa de um ícone bonito e memorável que atraia a atenção na App Store e se destaca na tela inicial. Seu ícone é a primeira oportunidade de comunicar, de relance, o objetivo do seu aplicativo. Ele também aparece em todo o sistema, como em Configurações e resultados da pesquisa.” Apple Inc.

  • Keywords: Use ferramentas para identificar as melhores

    Ferramentas como AppCodes, AppTweak, SensorTower e Mobile Action são utilizados para descobrir quais palavras-chave que seus concorrentes estão utilizando. Neste momento, as dicas para app store optimization são influenciadas por técnicas já conhecidas, utilizadas no SEO. Utilizar a ferramenta SemRush, do mesmo modo para encontrar sites e palavras com autoridades.

  • Keywords exclusivas: Trabalho para humanos

    Utilizar ferramentas para definir palavras chaves é um dos recursos  para app store optimization citados anteriormente, porém é uma dica que provavelmente será utilizada pelo seu concorrente. Por este motivo, é fundamental separar um espaço para algumas keywords definidas de forma humanizada, sem auxílio de ferramentas. Utilize ferramentas para pesquisar com uma base grande de usuários quais as palavra eles utilizariam para descrever seu aplicativo.

    Configurando o Human Intelligence Tasks (HIT) no Amazon Mechanical Turk é possível coletar essas informações e analisar as respostas para encontrar palavras chaves exclusivas.

  • Keywords atualizadas: Trabalho continuo

    Assim como no SEO utilizado nos webSite, o app store optimization é um trabalho continuo e novas dicas surgem a medida que os algoritmos de pesquisa vão se atualizando. Por este motivo, é fundamental que as Keywords sofram atualizações constantes, adicionando-o novas a medida que a estratégia de divulgação e visibilidade vai evoluindo.

  • Reviews: Peça aos usuários satisfeitos para avaliarem o app

    Talvez seja a dica mais importante e mais difícil de ser implementada. As avaliações e classificações que os usuários fazem de um aplicativo na App Store desempenham uma importante função na forma como o aplicativo é exibido nos resultados de pesquisa. Aplicativos com mais avaliações positivas tendem a ser exibidos primeiro. Um estudo comprovou que 59% dos usuários levam em consideração a nota do aplicativo no momento de realizar um download. E o mais surpreendente é que poucos usuários se dispõem a avaliar e deixar feedbacks sobre a experiência que tiveram com o aplicativo.

    E é nesse momento que ocorre o pulo do gato! 

    Monitore o comportamento dos usuários dentro do seu aplicativo! Após uma ação que agregue valor ao usuário, questione se ele tem interesse em avaliar o aplicativo. Em caso da resposta ser sim, encaminhe-o até a página do app na App Store. No entanto se o usuário responder não, questione o motivo dentro do próprio aplicativo, sem encaminha-lo para a App Store.  Assim sendo, evita que ele possa postar comentários negativos na App Store.

  • DICA BÔNUS: não utilize keywords que são ignoradas

    Recentemente descobriram que algumas palavras chaves era ignoradas pelo algoritmo de pesquisa da App Store. Por este motivo, utilizar essas palavras é perder a oportunidade de usar outras, que possam proporcionar algum tipo de relevância e por isso consideramos com uma técnica de app store optimization.

    São elas: iPad, iPhone, grátis, nomes das categorias existentes, palavras de transição como: de, para, por, etc.

O que achou das dicas de app store optimization?

Conhece mais alguma dica? Conta pra gente nos comentários.

 


  • Conrado Carneiro
  • Diretor de Negócios
  • Diretor de negócios na Usemobile atua diretamente na criação de produtos: Da ideia ao lançamento. Apaixonado por tecnologia, tem como hobby o estudo de UI/UX mobile. Atleticano por opção! "As pessoas vêem aquilo que elas querem ver"

1 comentário no post “App Store Optimization – 18 dicas para aumentar a visibilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *