empresa-terceirizada-de-aplicativo

Empresa terceirizada: por que e como contratar uma para desenvolver seu aplicativo

Vivemos na era da tecnologia. O celular se consolidou como o principal meio de acesso à internet no mundo. É por isso que empresas e marcas estão investindo em aplicativos. Talvez, você tenha uma ideia brilhante para um aplicativo autônomo que vai ajudar no seu negócio, mas não sabe nada sobre desenvolvimento de aplicativo. Quando isso acontece, você deve pensar em contratar uma empresa terceirizada para  desenvolver a sua ideia. A facilidade de organização e gerenciamento de custo são vantagens para o contratante que busca o melhor resultado.

desenvolvimento_de_aplicativos

Nesse artigo você irá entender sobre:

Por que contratar uma empresa terceirizada?

A contratação de empresa terceirizada se tornou uma prática muito comum no meio empreendedor e atualmente existe a possibilidade de se terceirizar quase tudo. São várias as vantagens  que a terceirização proporciona. Vai de praticidade em processos a redução de custos diversos.

E é por isso que você deve fazer a terceirização do desenvolvimento de aplicativo. Existe uma grande diferença entre ter uma ideia e desenvolvê-la, principalmente quando se trata de aplicativos para dispositivos móveis. O desenvolvimento de aplicativos não é um processo simples.

Um aplicativo bem feito deve executar uma função útil, ter um design de alto nível e ser organizado. Permitindo que o usuário navegue sem dificuldades. Entender esse propósito é fácil,o difícil é executar. Se você não tem experiência em desenvolvimento de aplicativos, o melhor é procurar profissionais que tenham um histórico de entrega de produtos de qualidade para seus clientes.

E como contratar essa empresa terceirizada da melhor maneira?

O primeiro passo é encontrar um profissional que atenda suas necessidades. Depois, você precisa garantir que seus objetivos serão cumpridos e para isso, é importante que você tenha suas ideias claramente organizadas. Assim, ao sentar com o desenvolvedor você vai fazer com que ele entenda sua ideia e coloque-a em prática juntamente com sua equipe.

Investigue os produtos feitos pela empresa responsável pela terceirização

Vou te dar um exemplo fictício: Quando você contrata um buffet para preparar sua festa, antes de fechar contrato você pesquisa, faz degustação, investiga fotos da decoração e pergunta a outras pessoas que já foram clientes para ter certeza que você está no caminho certo, não é mesmo? É o mesmo com desenvolvimento de aplicativos.

Depois de selecionar qual empresa terceirizada ou responsável por desenvolvimento de aplicativo você está interessado, você deve investigar quais produtos eles criaram e sua qualidade de serviço. Olhe quais aplicativos já foram desenvolvidos por eles e utilize um tempo para ter uma opinião pessoal formada.

Lembre-se, você tem pouca experiência com o processo de desenvolvimento de um aplicativo. Para confirmar se a equipe é eficiente sua pesquisa deve ser aprofundada.

Terceirização de desenvolvimento de aplicativos é a melhor escolha quando você tem uma ideia de aplicativo para melhorar o seu negócio mas não sabe  por onde começar. Seguindo as dicas e buscando os desenvolvedores certos você terá um retorno muito maior do que o investimento gasto para criar o aplicativo.

Como organizar minha ideia? Como me preparar?

planejamento da ideia

Quando você tem uma ideia que julga ser muito boa, fica tão empolgado que é fácil esquecer que nem todos irão visualizar essa ideia como você imagina. Você pode idealizar o produto final, mas se não souber comunicar os detalhes para o profissional de desenvolvimento de aplicativo há uma grande chance de se decepcionar com o resultado.

Antes de se reunir com o responsável prepare-se cautelosamente. Defina exatamente o que seu aplicativo oferecerá aos usuários. Se já existir um aplicativo com proposta semelhante, leve-o na reunião e mostre o que você quer de diferencial. Pegue referências visuais para que o designer consiga entender o que você deseja e explique metodicamente o que você espera do produto final.

Quando você terceiriza sua necessidade de desenvolvimento de aplicativo, é essencial que seus objetivos sejam claros para os desenvolvedores. Você também deve decidir as partes técnicas, se seu aplicativo vai ser disponível para iOS, Android, etc.

Com o mercado de aplicativo em alta, o melhor é ter seu aplicativo disponível em vários sistemas mobile. Procure uma equipe qualificada de desenvolvimento de aplicativo que tenha experiência em todas as plataformas.

Garanta que compreenderam o seu negócio

Assim como você não sabe muito sobre desenvolvimento de aplicativos, também é provável que a equipe que você contratou não sabe muito do seu negócio. Portanto, se eles estão desenvolvendo um aplicativo relacionado a sua marca, é importante que eles tenham conhecimento sobre o assunto. Certifique-se de que as pessoas envolvidas no seu projeto pesquisaram sobre o seu negócio.

Ao se reunir com a equipe de desenvolvimento de aplicativo fique atento com a  maneira que receberam a sua ideia. Se ficaram com muitas dúvidas, se aparentam  estar confortáveis com o projeto. Você pode observar isso pelas perguntas que vão fazer a você ao discutir seu projeto.

Estabeleça prazos e acompanhe os procedimentos

cronograma de desenvolvimento

Se você não sabe muito sobre desenvolvimento de aplicativo, provavelmente não deve saber quanto tempo leva para que um fique pronto. Então, cobre um prazo e um cronograma organizado para que você acompanhe o passo a passo do desenvolvimento.

Ter facilidade na comunicação com o responsável pelo desenvolvimento de aplicativo e com os desenvolvedores do seu projeto é essencial. Mesmo que você não o acompanhe pessoalmente, ele é seu e você deve ficar por dentro de tudo. Saiba quando e qual é a melhor maneira para entrar em contato com o fornecedor e obter atualizações.

Seja qual for o método escolhido (Skype, WhatsApp, etc..) certifique-se de que é fácil para você se comunicar com cada membro da equipe durante todo o processo e ser capaz de acompanhar os objetivos de desenvolvimento.

Fique ligado!

Quando você faz a terceirização de desenvolvimento de aplicativo, você provavelmente não vai participar do dia-a-dia. Além de ter a comunicação com a equipe sempre atualizada, faça um cronograma com prazos para os testes do aplicativo. Isso é necessário para você detectar os problemas antes que se tornem maiores. Então, mostre para a equipe se você está satisfeito ou não com o que estão desenvolvendo.

Seguindo essas dicas e contratando a melhor empresa terceirizada para o seu negócio, o sucesso do seu produto será garantido.


  • Mariana Morais
  • Assessora de Comunicação
  • Mariana Morais, 21 anos. Mineira ,futura jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto e mãe da Carol. Ama o universo do marketing e ideias inovadoras. Apaixonada por assessoria de comunicação e pelo galo. Sua curiosidade, espontaneidade e paciência ajudam a conviver facilmente com as pessoas e iniciar conversas sem fim! Acredita no poder da empatia e em um mundo cada vez mais amigável e high tech!
  • David Perlotti

    Como encontrar uma empresa boa e séria, para terceirizar o desenvolvimento do APP?

    • Mariana Morais

      Olá Deivid, tudo bem? Bom, o primeiro passo para você encontrar a melhor empresa para desenvolver o aplicativo é se dedicar a pesquisa. Seja através da internet, de contatos ou indicações. Depois de pesquisar, liste alguns nomes de empresas que prestam o serviço de desenvolvimento e investigue uma por uma. Faça um orçamento, veja como será atendido, e olhe os aplicativos já feitos. Entre em contato com clientes da empresa para perguntar sobre satisfação e pesquise qual o prazo que a empresa leva para desenvolver o aplicativo pretendido. Observe se os desenvolvedores facilitam o contato com o cliente e cheque a qualidade dos aplicativos desenvolvidos por essa empresa. Nós da Usemobile deixamos muito transparente como fazemos nossos serviços e esclarecemos qualquer dúvida de nossos clientes, a qualquer momento, para que a ideia dele vire realidade. Isso é muito importante!