6 motivos para criar um aplicativo de telemedicina

Tags:    

A telemedicina no Brasil viu um crescimento exponencial durante a pandemia. A necessidade de migrar os tratamentos para o meio digital veio para tornar nossa vida mais fácil, além de ser um meio mais seguro nesses tempos.

Como funciona e como criar um aplicativo de telemedicina não é segredo para ninguém. Entretanto, o que foi observado nas soluções criadas durante a pandemia é que muitos apostaram em verdadeiros MVPs.

Ao invés do investimento em uma tecnologia segura e específica, muitos apps e portais apostaram num misto de site+whatsapp+zoom, mas não necessariamente a combinação destes citados é a única possibilidade ou o caminho mais adequado. O problema de combinar softwares para realizar um serviço está em:

  • Grandes Mudanças – é normal que grandes plataformas realizam atualizações significativas em seus softwares, e isso pode inviabilizar sua operação;
  • Dados Sensíveis –  dados médicos são extremamente sensíveis, por se tratar de algo muito pessoal. Então, deixá-los sem nenhuma segurança extra pode trazer grandes riscos.

É justamente isso que abordaremos neste artigo, por isso fique com 6 motivos para criar um aplicativo de telemedicina de forma adequada.

Por que devo desenvolver um aplicativo de telemedicina?

1 – Segurança!

Um dos grandes motivos para criar um aplicativo de telemedicina é a centralização das informações de forma segura. Dados de saúde são, como dito acima, muito sensíveis. Isso faz com que sua aplicação precise de uma segurança de ponta para se resguardar de possíveis ataques e vazamentos. A LGPD possui uma seção bem rígida quanto a esses dados.

Existem protocolos de segurança que podem ser implementados no desenvolvimento. Alguns dos mais comuns são AES 128 bit e SHA 256. Entretanto, a implementação desses algoritmos são apenas meia batalha vencida. 

Para prover uma proteção completa, você precisa realizar uma autoavaliação de segurança e pesquisar novas vulnerabilidades após cada atualização. Além disso, as clínicas devem realizar treinamento e testes de funcionários para garantir que eles saibam quais detalhes não podem ser divulgados. 

2 – Reduz os custos dos cuidados médicos

Com um serviço médico remoto, as clínicas não precisam alugar um espaço para trabalho. Além disso, mais médicos autônomos podem fazer uso do seu aplicativo para oferecer seus serviços. Assim, com mais médicos autônomos, a competição no mercado aumenta. E, é sabido que a concorrência traz um serviço de maior qualidade a um preço menor.

Além disso, tanto hospitais como clínicas obtêm um fluxo maior de clientes porque os pacientes não precisam esperar nas filas e, dependendo do tipo, as consultas se tornam mais rápidas. 

3 – Acesso facilitado

Aplicativos de teleconsulta podem ser uma ótima solução para pessoas que moram distantes dos centros médicos. Se não há uma clínica/hospital por perto, basta ter qualquer tipo de conexão com a internet para conseguir acesso ao atendimento. Portanto, não existem barreiras geográficas, sendo possível atender até pessoas de outros países usando o aplicativo.

4 – Tratamento sem desperdício de tempo

Um exame de saúde complexo pode levar várias semanas e horas gastas no deslocamento até o hospital para tomar conhecimento dos resultados. Mas não com a telemedicina.

Uma plataforma de telemedicina pode economizar tempo dos pacientes, permitindo-os marcarem consultas com um médico em horário conveniente, mesmo sem sair de casa. A consulta ocorre na hora certa, então é possível planejar diversos compromissos seguidos.

5 – Acesso simplificado aos dados médicos eletrônicos

Toda vez que um paciente vai a uma clínica é feito uma ficha sobre ele, porém, ao mudar de cidade ou de  clínica, todas as informações se perdem — a menos que o paciente as carregue. Um aplicativo pode justamente deixar essas informações ao alcance dos médicos de forma mais simples.

Um app de telemedicina permite que o usuário tenha um perfil. Nele é possível deixar todos os dados médicos guardados. Assim, isso cria um histórico médico preciso sobre qualquer outra doença que o paciente possa ter tido no passado. Além de ser uma grande conveniência para a pessoa, para os médicos ajuda a criar um diagnóstico muito mais preciso. Por isso, reforçamos aqui a importância do primeiro motivo para criar aplicativo de telemedicina.

6 – Melhor gerenciamento do tempo para os médicos

É muito comum que médicos trabalhem em mais de um lugar. Entretanto, eles sempre estão sujeitos a intempéries como engarrafamentos em seu dia. Um atraso pode acabar desencadeando uma série de outros atrasos. Ao chegar em uma consulta mais tarde e a mesma demorando mais que o normal, as seguintes  ficam debilitadas.

Por isso, aplicativos de telemedicina pode ajudar, pois contém funcionalidades que ajudam a organizar o tempo do médico. À exemplo disso, podemos substituir as consultas para fins de resultados de exames por um método mais simples: área específica para disponibilizá-los no próprio app para posterior interpretação médica. Assim fica a cargo do médico e do paciente combinarem uma próxima consulta se lhes forem conveniente. Isso certamente libera algumas boas horas na agenda do nosso médico.

Desenvolva o próximo aplicativo de telemedicina

Segundo a Statista, o mercado mundial de telemedicina irá crescer em 3x seu tamanho até 2026. Estamos falando de um mercado de 175 bilhões de dólares. Lembrando que aplicativos não se limitam a fronteiras e medicina é algo universal.

Desenvolver um aplicativo, independente do setor, não é uma tarefa fácil. É necessário um estudo do seu usuário (tanto o médico, como paciente) para que se possa oferecer a melhor experiência a eles.

Para a missão, procure por uma empresa com expertise em desenvolvimento de aplicativos seguros. Lembre-se que estamos falando de saúde e nessa hora todo cuidado é importante.

Está convencido após esses motivos para criar um aplicativo de telemedicina? Qual funcionalidade você imagina no seu app? Deixe nos comentários abaixo quem sabe um dia veremos ela em um app.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Tópicos