Ferramentas para Product Managers: confira indicações para cada necessidade

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Quem desenvolve produtos digitais precisa saber se organizar e otimizar suas tarefas. Isso porque a rotina é baseada em processos, negociações e prazos – um combo que pode ser desafiador de administrar. É por isso que as ferramentas para Product Managers são tão importantes: elas facilitam o trabalho e te ajudam a alcançar seus objetivos.

A boa notícia é que existem opções diversas no mercado. Então você pode escolher as ferramentas às quais você e seu time se adaptam melhor, analisando também se elas atendem ao que o negócio precisa a nível de funcionalidades.

Aqui neste artigo vamos listar algumas das principais ferramentas para Product Managers, considerando as principais responsabilidades do cargo. Grande parte delas está disponível no modelo Freemium, então vale a pena conferir e testar para ver qual faz mais sentido para a sua rotina de trabalho.

Acompanhe e confira as possibilidades!

Ferramentas para roadmap

O roadmap de produto é de ownership de Product Managers. Esse documento nada mais é do que um roteiro de todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento de um produto, tendo como objetivo alinhar todos os times sobre suas respectivas ações ao longo do processo. 

Apesar de ser um planejamento que pode sofrer modificações enquanto o desenvolvimento já está em execução, é muito importante pensar nele com cuidado, considerando a estratégia do produto. Além disso, ele deve estar bem acessível a todos do time, organizado de forma que todos possam entender as informações contidas ali. 

Confira a seguir algumas ferramentas que podem te ajudar a construir seu roadmap:

Aha!

O Aha! é um software bem conhecido no mercado, pensado especificamente para o desenvolvimento de roadmaps visuais e para toda uma gestão ágil das informações contidas nele.

Ou seja, com essa ferramenta, Product Managers podem acompanhar o progresso do produto, monitorando recursos e adquirindo uma visão macro dos resultados. 

Para equipes que utilizam metodologias ágeis como o Scrum, o Aha! é especialmente útil, criando fluxos de trabalho e compartilhando o status das tarefas. 

ProductPlan

A ProductPlan é uma plataforma completa e específica para estruturar o roadmap. Ele permite organizar as tarefas em cards que podem ser ajustados a uma linha do tempo, dinamizando a visualização das tarefas e mantendo todas as informações importantes em um só lugar. O melhor de tudo é que as funcionalidades permitem fazer tudo isso rapidamente!

Outros pontos positivos é que, além de customizar seus próprios layouts, você pode aproveitar templates prontos que agilizam a rotina, assim como importar o resultado final ou compartilhar com os demais membros da sua equipe.

Asana 

O Asana é um programa bem útil para organizar e gerenciar tarefas no formato Kanban, sendo uma versão do Trello com mais funcionalidades.

É possível que todos do time adicionem e editem tarefas e subtarefas em formato de cards, atribuindo cada uma delas a pessoas específicas.

Ainda que não seja a opção mais específica para roadmap, essa ferramenta pode ser útil para quem já está mais familiarizado com softwares de gestão de iniciativas como esse. Sendo assim, pode ser uma boa opção inicial.

Ferramentas para discovery

O Product Discovery também é uma das principais responsabilidades de PMs. Esse processo visa entender, de forma aprofundada, as dores do cliente, acelerando também a criação de uma solução valiosa para esse público.

Dessa forma, se você estiver planejando criar um novo produto ou quiser identificar o valor percebido no seu produto atual, é importante recorrer à sua base de clientes e leads para validar hipóteses. 

Nesse processo, você pode aplicar pesquisas online ou executar testes de usabilidade, por exemplo, visando levantar dados qualitativos e quantitativos geradores de insights. Aqui estão algumas ferramentas que podem te ajudar:

Typeform

O Typeform é uma ferramenta que permite criar formulários online pensando em designs elegantes e divertidos, prezando por uma ótima usabilidade. Ao montar sua pesquisa com usuários nessa plataforma, você vai poder aproveitar uma infinidade de opções de personalização, tornando a dinâmica de resposta mais simples e envolvente.

Sendo uma alternativa mais robusta ao Google Forms – que é gratuito – vale mencionar também que o Typeform faz integrações com outras plataformas, como Asana, Google Analytics e Slack, por exemplo.

Hotjar

A plataforma Hotjar é uma ótima opção para momentos nos quais você precisa investigar e entender o comportamento dos usuários dentro do seu site. Além dos mapas de calor, é possível utilizar funcionalidades de gravação de tela e coleta de percepção dos usuários (por meio de comentários e pesquisas).

Pendo

A ferramenta Pendo também é uma aliada de Product Managers, especialmente quando o desafio é proporcionar a melhor experiência ao usuário

É possível aplicar pesquisas de engajamento e feedback para aumentar a retenção de clientes, disponibilizando ainda diversas integrações móveis para entender como seria uma experiência digital completa. 

Ferramentas para prototipagem

A prototipagem é a etapa de criação do MVP e validação da ideia inicial de um produto, tirando as hipóteses do papel e partindo para a ação. Felizmente, existem diversas opções que podem auxiliar PMs nesse processo, sendo as mais conhecidas:

Figma

O Figma cria um espaço colaborativo, que conecta todos os membros de uma equipe para um brainstorming produtivo. A plataforma pode ser utilizada diretamente no navegador e permite que muitas pessoas trabalhem simultaneamente, opinando, sugerindo e incrementando uma ideia. 

Ou seja, o time de Produto consegue definir o protótipo em uma velocidade muito maior, além de poder testar e gerar argumentos para o buy-in de stakeholders.

InVision

O InVision também permite reunir sua equipe de criação em um espaço online, integrando diversas outras ferramentas que potencializam o trabalho colaborativo. Isso porque documentos editáveis do Google, quadros Kanban e chamadas no Zoom podem estar rodando simultaneamente, sem a necessidade de ficar com o computador cheio de abas abertas – o que pode ser muito estressante.

Axure

A plataforma Axure oferece uma experiência dinâmica e completa para que UX Designers e Product Designers trabalhem com diferentes interfaces, modelos de visualização e eventos. As possibilidades interativas são ilimitadas e a ferramenta permite trabalhar com widgets e dados que, combinados à criatividade, dão espaço para a criação de protótipos avançados e realistas.

Leia também: Ferramentas para design de aplicativo

Ferramentas para user insights e analytics

A análise de dados na gestão de produto é fundamental para que Product Managers possam tomar decisões mais assertivas sobre o roadmap e toda a estratégia do produto. 

Por isso, acompanhar métricas e dados referentes ao comportamento do usuário é uma prática que deve fazer parte da rotina. Tarefa que fica muito mais simples com a ajuda de ferramentas de coleta e visualização de dados, como:

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta clássica e gratuita que permite coletar, agrupar e visualizar dados para diversos fins. É possível, por exemplo, monitorar o tráfego do seu site, entendendo quais são as páginas mais acessadas e qual o fluxo de navegação. 

Croct

A ferramenta Croct é bem completa e voltada para personalização, testes A/B e analytics em produtos digitais. Ou seja, a plataforma reúne em um só lugar diversas funcionalidades que te permitem levantar insights sobre fluxos de navegação, validar hipóteses e acompanhar dados em tempo real. 

Tableau

A plataforma Tableau é uma das principais escolhas para visualização e análise de dados. Totalmente integrada, é possível acompanhar os números de ponta a ponta, envolvendo todos do time de Produto no estudo de dados para tomar as melhores decisões – desde o levantamento de User Insights até a interpretação das métricas. 

Isso é possível graças à proposta intuitiva da ferramenta, que permite que todos os envolvidos possam manipulá-la com facilidade – mesmo quem não é expert nesse tipo de análise. 

Leia também: 5 ferramentas para melhorar o desempenho do seu app

Ferramentas para comunicação interna

Outra característica marcante da rotina de Product Managers é o alinhamento constante com todos do time e também stakeholders. É preciso comunicar todas as decisões e iniciativas, garantindo que todos estão na mesma página. 

Apesar de ser um desafio ainda maior no contexto remoto, algumas ferramentas de comunicação permitem estruturar esse alinhamento com bastante eficiência e agilidade. Além do Google Workspace (que facilita o acesso a documentos, planilhas e agendas de todos os profissionais da mesma empresa) e das demais ferramentas que mencionamos aqui na lista, podemos destacar como facilitadores da comunicação:

Discord

Conhecido especialmente entre o público gamer, o Discord permite categorizar a comunicação por canais específicos, organizando os times e centralizando a comunicação. Dentro da plataforma também é possível enviar arquivos, automatizar mensagens e fazer chamadas de voz e vídeo com diversos participantes, assim como ativar o compartilhamento de tela.

Slack

Assim como o Discord, o Slack também permite organizar a comunicação por canais, automatizar mensagens, compartilhar arquivos e fazer integrações com outras ferramentas que facilitam o trabalho colaborativo. 

Rocket.chat

Talvez não tão famosa quanto o Slack e Discord, a ferramenta Rocket.chat também segmenta as mensagens por canais e permite integrações com outras plataformas e serviços de colaboração, como Zoom, Gmail e Hubspot.

Leia também: 10 ferramentas para gestão de equipes remotasE você, já utiliza alguma dessas soluções? Você pode conferir ainda uma lista completa com as melhores ferramentas para Product Managers, elaborada pela PM3.

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