como-criar-formularios-mais-eficientes

10 dicas de como criar formulários mais eficientes

Uma das interfaces mais usadas e mais importantes no design de produtos e serviços são os formulários. Tanto para a web quanto para o mobile, são usados para cadastros, serviços de assinatura, pagamentos, vendas de produtos, filtros de buscas, inscrições, entre várias outras opções.

Tenho percebido que ao mesmo tempo que os formulários podem ajudar nos negócios, eles também podem ser o motivo de uma alta taxa de desistência dos seus possíveis usuários.

Quantas vezes você já desistiu de se cadastrar em um site porque o formulário era muito extenso ou você não estava entendendo direito as informações que foram pedidas? Ou pior, quando você tentou preenchê-las várias vezes e mesmo assim não conseguiu concluir o cadastro?

A usabilidade de um formulário deve agradar ambas as partes: o usuário chegar no seu objetivo final, seja cadastrar para finalizar uma compra ou assinar uma newsletter, gastando menos tempo possível e que você tenha as informações que precisa desse usuário.

A partir dessa análise resolvi compartilhar com vocês algumas boas práticas para melhorar a usabilidade desses formulários e fazer com que eles sejam mais rapidamente preenchidos. Assim, essas práticas farão com que os usuários cheguem ao seu destino final mais satisfeitos.

1. Quanto mais simples o formulário, melhor!

Se o seu objetivo é fazer o usuário se cadastrar em sua newsletter ou receber um e-mail com algum material, você não precisa de pedir o CPF do usuário, por exemplo. Mas fique atento também para que não faltem informações, como um campo para adicionar foto no cadastro de um usuário para montar seu perfil em uma rede social. Quando mais simples e objetivo melhor.

formularios certo e errado com base no texto

2. Siga sempre uma sequência lógica de preenchimento dos dados

Quando for necessário que o usuário cadastre por exemplo seu endereço, coloque primeiro a opção de preenchimento do CEP, depois estado, cidade, bairro e rua exatamente nessa ordem. Isso fará com que o usuário pense mais rápido na hora de preencher os campos.

Extra: Para o preenchimento de endereço, uma prática muito importante é o reconhecimento do CEP. Através dele, os campos de estado, cidade, bairro e rua já são preenchidos automaticamente, economizando um tempo enorme do usuário.

formularios certo e errado com base no texto

3. Faça sempre formulários em uma coluna

A prática da utilização dos campos em uma coluna é importante porque faz com que o usuário siga um fluxo de leitura vertical, de cima para baixo e não em formato de Z, onde o tempo de leitura é maior.

Mas, é claro, toda regra tem sua exceção. Nesse caso, quando os campos forem pequenos, como data e hora, eles podem ficar alinhados horizontalmente.

formularios certo e errado com base no texto

4. Deixe o tamanho do campo de acordo com a resposta esperada

Se você colocar um campo para preenchimento de CEP, ele deve ser menor que um campo para preenchimento de rua, por exemplo. Deixar espaços de preenchimento aleatórios pode gerar uma dúvida no usuário, se está preenchendo os dados incorretamente.

formularios certo e errado com base no texto

5. Agrupe campos relacionados

Pense no formulário como uma conversa, onde você recebe informações e retorna o assunto esperado. Um fluxo lógico deve ser seguido. Agrupe e nomeie sempre os campos que estão relacionados para que o usuário possa seguir uma sequência intuitiva. Como dados pessoais, endereço e dados bancários por exemplo.

formularios certo e errado com base no texto

6. Evite placeholders, use labels no topo

Na hora de especificar a informação que você precisa no campo, evite os placeholders. Isso porque eles podem confundir o usuário sobre a informação pedida, que é apagada assim que o mesmo seleciona o campo para preenchimento. Use labels no topo, assim, o usuário consegue identificar em qualquer momento a informação que foi pedida.

formularios certo e errado com base no texto

7. Destaque o campo que está sendo preenchido

Você já selecionou um campo para preencher, voltou com as mãos para o teclado e não sabia mais em qual campo estava?

Esse tipo comportamento faz com que o usuário perca tempo. Isso pode ser evitado se o campo que está sendo utilizado estiver em destaque.

formularios certo e errado com base no texto

8. Mostre que os campos são opcionais e não obrigatórios

Não está claro para todo mundo que um campo é de preenchimento obrigatório quando está sinalizando com a simbologia “*”. Então, ao invés de sinalizar a obrigatoriedade, sinalize que o campo é opcional.

formularios certo e errado com base no texto

9. Especifique erros e validade das informações adicionadas imediatamente

Alguma vez já se deparou em uma situação onde preencheu todo o formulário mas quando clicou no botão de finalizar, apareceram uma ou mais mensagens de erro sobre preenchimento incorreto de algum campo? Isso toma tempo e paciência do usuário.

Sinalize imediatamente erros ou acertos no preenchimento dos campos. Isso ajuda o usuário a corrigir a informação solicitada ou saber que respondeu corretamente.

formularios certo e errado com base no texto

10. Opções selecionáveis de data e horário

Se no seu formulário existirem campos de data e/ou horário, faça com que eles sejam selecionáveis, e não de livre preenchimento. Isso previne erros de digitação e economiza tempo do usuário.

formularios certo e errado com base no texto

Essas são algumas dicas que acredito serem essenciais para você que quer melhorar a usabilidade de seus formulários. Vale lembrar também que quanto mais você se preocupar com o usuário, mais chances você tem de que suas taxas de conversão aumentem. Ou seja, esteja sempre explorando e testando opções para que você consiga melhorar cada vez mais seu produto ou serviço. Se quiser falar mais sobre o assunto, comenta aí 🙂


  • Marina Hott
  • Designer
  • 24 anos, curiosa e criativa, mineira de BH, engenheira por formação e designer por paixão, encontrou no design uma maneira de criar um mundo novo que ela enxerga muito além do papel e da tela do computador!

One thought on “10 dicas de como criar formulários mais eficientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *