7-dicas-sobre-design-de-aplicativos-mobile

7 dicas sobre design de aplicativos mobile

Já faz algum tempo que os aplicativos ganharam o mercado, seja como apps de serviços ou para entregar conteúdo de qualidade. Mas nesse mercado lotado, como um aplicativo se torna útil, relevante e valorizado, de modo que encante e retenha os usuários?

Aqui estão 7 dicas sobre design de aplicativos mobile que acreditamos ser fundamentais para criar uma ótima experiencia de usuário mobile.

1# Uma tela, Uma tarefa

Reduza o esforço dos usuários para conseguir o que querem.

Cada tela projetada para o aplicativo deve suportar uma única ação de valor real para pessoa que a utiliza. Crie cada tela para realizar uma unica ação apenas, com no máximo 1 call-to-action. Isso facilita o aprendizado, o uso, e acréscimo ou aprimoramento (de novas características) quando necessário.

Olhe a Uber, por exemplo. Ela sabe que o objetivo do usuário que usa o app é pegar um táxi. Por isso, o aplicativo não sobrecarrega o usuário com muitas informações: ele detecta automaticamente a localização dos usuários utilizando tecnologias de geolocalização e a unica coisa que os usuários precisam fazer é selecionar um local de coleta.

2# Interface de Usuário invisível

 Conteúdo se torna a interface

Foque no conteúdo e remova qualquer elemento desnecessário que não de suporte aos comandos do usuário. Graças à redução do spam de atenção, o usuário se guiará pelo conteúdo que ele estiver vendo.

O Google Maps é um ótimo exemplo disso. Durante a fase de redesign, a Google removeu todos os painéis e botões desnecessários e afirmou: o mapa é a interface.

3# Espaço para respirar

Use espaços negativos para direcionar a atenção para conteúdos importantes

Espaços em branco ou “espaços negativos”, referindo-se a um vazio entre ou e ao redor de elementos do design ou do layout de página, são muitas vezes esquecidos e negligenciados. Embora alguns designers possam considerá-lo um desperdício de propriedades valiosas, o espaço em branco é um elemento essencial no design de aplicativos mobile.

“O espaço em branco deve ser considerado como um elemento ativo, não um background passivo” – Jan Tschichold

O espaço em branco não apenas é responsável pela legibilidade e priorização de conteúdo. Ele também desempenha um papel importante no layout visual. Dessa forma, ele simplifica a UI e melhora o design UX.

4# Faça uma navegação simples

Torne a navegação evidente

Ajudar os usuários a navegar deve ser uma prioridade para qualquer aplicativo. Navegação mobile tem que ser acessível, localizável e ocupa pouco espaço na tela. Entretanto, fazer a navegação acessível é um desafio dentro de dispositivos móveis, devido as limitações das pequenas telas e a necessidade de priorizar o conteúdo.

Barras de navegação e barras guia são adequadas para aplicativos com relativamente poucas opções de navegação. Elas são ótimas porque exibem todas as principais opções de navegação e, com um simples toque, podem ir instantaneamente de uma página para outra.

5# Operação com uma mão

Adapte seu design para as telas maiores

A cada iPhone novo uma tela maior. 85% dos usuários observados trabalham usando seus telefones com uma mão. O mapa de calor a seguir mostra algumas zonas aplicadas.

 

É necessário adaptar e melhorar o design para trazer uma boa experiencia de Usuário. Tente se certificar de que seu app pode ser facilmente (e totalmente) usado em uma tela grande com uma mão. Coloque opções de navegação dentro do alcance do polegar. Como na imagem abaixo.

6# Faça o aplicativo parecer rápido

Não deixe os usuários esperarem por conteúdo

Tente ao máximo fazer um aplicativo rápido e responsivo. Crie características no background que façam com que as ações pareçam mais rápidas. Ações que estão escondidas em operações de segundo possuem dois benefícios – elas são invisíveis para o usuário e acontecem antes que o usuário realmente peça por elas. Um bom exemplo disso é o upload de fotos no instagram. Logo após o usuário escolher e editar a foto a ser postada, é iniciado o upload.

7# Use notificações push com sabedoria

Pense duas vezes antes de mandar um mensagem

Todos os dias, usuários são bombardeados com informações desnecessárias isso distrai eles das atividades do dia-a-dia e fica absolutamente chato. Notificações irritantes são a principal razão pela qual as pessoas desinstalam aplicativos móveis (71% dos entrevistados).

Quando se fala de aplicativos mobile qualquer mensagem é importante. Não envie notificações “implorando pelo engajamento deles”. Envie notificações apenas se e somente se acha que ela é valiosa para o usuário.

Atenção as mensagens

A melhor maneira de estabelecer uma estratégia efetiva de mensagem para aplicativos mobile é usar diferentes tipos de mensagens – notificações push, e-mail, notificações in-app, e mensagens novas no feed. Diversifique suas mensagens. Assim, suas mensagens irão trabalhar juntas em perfeita harmonia para criar uma boa experiencia de usuário.

Conclusão

O fator mais importante é ter em mente que, quando se trata de designing de aplicativos mobile, tem que haver a certeza que ele será útil intuitivo.

Se o aplicativo não for útil, não há nenhum valor prático para os usuários. Logo, não há nenhuma razão para alguém usa-lo. E se o app é útil, porém requer muito tempo para aprender a usar, as pessoas vão se cansar durante o aprendizado. Um bom design UX e UI resolvem ambos os problemas.

 


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Inteligência Comercial e Marketing.
  • Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em economia me proporciona uma visão otimizada do mercado, e marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *