Design: Os 5 Principios para quem não é Designer!

Você já deve ter ouvido falar em design, designer, ou “dizaine”, e parou para se perguntar: “O que é Design?”

Design nada mais é do que desenvolver, desenhar, conceber algo usando práticas, conceitos e conhecimentos que vão desde a estética, usabilidade até o conhecimento de padrões do cerebro humano.

Mas trazendo para realidade do mundo digital, o design está inserido em cada imagem bonitinha que você encontra na internet, nos sites mais bacanas, em aplicativos e campanhas de marketing. Cada vez mais o design tem sido fator determinante para o sucesso de um produto. O design permite não só agregar ao produto composições mais agradáveis visualmente, como também dar impressões e sentimentos.

Para entender melhor os conceitos e aplicações, listei aqui 5 principios básicos de design que vão te ajudar em uma apresentação no trabalho ou na arte da sua página do Facebook!

Aproximação

Elementos que se relacionam devem estar próximos.Um bom exemplo é este texto. Acima dele tem um título “Aproximação”.Se eu colocasse o título em um lugar distante deste parágrafo, isso poderia gerar um desconforto visual e ainda dúvidas. Você estaria se perguntando:“O que essa palavra tá fazendo perdida no texto? É um titulo? Será que tem referencia com o resto do texto?”.

O objetivo é, não fazer a pessoa precisar pensar em algo irrelevante. Se ela ficar se questionando o porquê desta distância, ela não vai conseguir concentrar-se no conteúdo.

O mesmo também deve ser considerado para outros elementos visuais. Se uma imagem não têm relação alguma com uma outra, por que deixá-las próximas? É preferível manter uma distância para não confundir o visualizador.

Aproximando elementos similares, você diminui o desconforto, e deixa a informação mais clara e direta.

Aproximação

Aproximação aplicada na organização das roupas

02 – Equilíbrio

O equilíbrio é um principio um pouco mais subjetivo, mas também de fácil visualização. Quando se organiza os elementos de forma harmoniosa cria-se uma sensação esteticamente confortável.

Equilibrio

Harmonia nos elementos de uma mesa de jantar

03 – Hierarquia

A hierarquia dos elementos visuais nada mais é do que a ordem do movimento que o olho usuário faz sua trajetória.
 Esta ordem é criada pelo posicionamento, contraste e equilíbrio visual entre os elementos elencados em uma área de analise.

04 – Foco

Usando de forma correta os principios anteriores é possivel criar um ponto focal no campo de percepção dessa forma amplia-se a capacidade de trazer atenção para o elemento que tem mais importância.

foco

Contraste é um exemplo de como dar foco em alguma coisa

05 – Unidade

A unidade, como próprio nome já referencia, cria facilidade na assimilação de grupos de elementos criando identidade única aos componentes. Dessa forma é possível fortificar a relação entre os elementos amplificando harmonização de uma composição como um todo.

Pode parecer difícil assimilar esse conceito, mas em linhas gerais é criar criar características similares aos itens que se relacionam. Um exemplo é utilizar a mesma cor ao relacionar tópicos relacionados com o mesmo assunto.

exemplo de unidade

Uniformes são exemplos claros da unidade

Dica Bônus de Design:

Além desses conceitos trabalhos é necessário se atentar também a UX (experiência usuários) na hora de produzir seu app. Aspectos como cor, iluminação, descrição e qualidade de imagens trabalhadas fazem toda diferença. Para entender mais sobre esses tópicos, assista ao vídeo:

Simplicidade 

não é exatamente um principio, mas é algo a ser levado em consideração na construção de qualquer conjunto visual. Embora seja considerada por muitas pessoas como uma questão pejorativa, a verdade é que a simplicidade mantém a estética minimamente necessária. Isso cria agilidade e facilidade na interpretação dos elementos visuais e seus significados.

Como já dizia uma famosa frase:

“Menos é mais!”

Espero que tenham gostado! Caso tenham dicas, sugestões ou mesmo dúvida a respeito do tema, podem compartilhar nos comentários. Dessa forma podemos agregar mais conhecimento a todos.


  • Diego Melo
  • Ger. Sucesso de Produtos
  • Designer, empreendedor, curioso e bem humorado. Sniper nas horas vagas e um sonhador full time! Nas horas PAGAS eu transformo sonhos e ideias em produtos de sucesso, trabalho incansavelmente para projetar e desenhar sistemas e aplicativos que de fato possam melhorar a vida dos usuários e ajudar empresas a serem mais eficientes! Na Usemobile sou responsável pela criação e sucesso de produtos em plataformas web e mobile!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *