O que é software de gestão empresarial? 

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Imagine uma situação em que a empresa faz a venda, emite a Nota Fiscal e, no momento de fazer a entrega ao cliente, descobre que o produto está em falta no estoque!

Apenas nessas poucas linhas, já é possível perceber o nível de desorganização em que essa companhia se encontra.

A completa falta de comunicação entre os diferentes departamentos envolvidos em uma simples operação comercial causa uma situação extremamente embaraçosa, que não apenas inviabiliza a transação em si, mas tem potencial para destruir a própria imagem e credibilidade da organização frente ao mercado.

A boa notícia é que a tecnologia está ao lado das micro, pequenas e médias empresas para evitar que algo assim ocorra.

Softwares de gestão empresarial oferecem inúmeros recursos capazes de organizar e resolver os diferentes problemas de gerenciamento financeiro e administrativo que elas enfrentam no dia a dia. Dessa forma, ganham condições de obter melhores resultados em termos de vendas, faturamento, controle de estoque etc.

Quer saber mais sobre como um software de gestão empresarial pode ajudar sua empresa a crescer nos negócios? Então, continue com a gente neste conteúdo!

O que é e por que implantar um software de gestão empresarial?

Software de gestão empresarial é um sistema eletrônico de gerenciamento das finanças e de outras áreas administrativas que tem o objetivo de prover aos gestores soluções informatizadas que dêem suporte às suas tomadas de decisão.

Esse tipo de software é conhecido como ERP (sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais).

Os diferentes módulos e funcionalidades do ERP funcionam de maneira integrada e automatizam os processos relacionados a contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, emissão de boletos e notas fiscais, controle de estoque, gerenciamento de dados referentes a clientes e fornecedores, geração de relatórios financeiros, entre outros.

Com isso, a ferramenta faz a automação de tarefas antes realizadas manualmente, o que permite a otimização de processos, garante a comunicação entre diferentes áreas e assegura maior controle sobre todas as operações, dando aos gestores uma visão ampla e abrangente de toda a empresa.

Benefícios de um software de gestão empresarial

Um dos benefícios mais importantes que um software de gestão empresarial proporciona é reunir, em uma única plataforma, todas as informações que são importantes para os processos da empresa, a fim de otimizar decisões, corrigir rumos e alavancar melhores resultados.

Mas as vantagens não param por aí. Outros benefícios se apresentam de forma instantânea e também se consolidam ao longo do tempo, como, por exemplo:

  • Integração inteligente das informações das diferentes áreas da empresa.
  • Processos padronizados.
  • Maior produtividade.
  • Automação de tarefas de rotina.
  • Mais segurança na proteção de dados, devido ao armazenamento em nuvem das informações.
  • Maior rigor na gestão financeira.
  • Redução de custos operacionais.
  • Otimização do planejamento e controle de estoque.
  • Mitigação de erros e redução de falhas.
  • Geração de relatórios gerenciais e de indicadores de desempenho que direcionam a tomada de decisões.

Todos esses benefícios garantem à empresa a adoção de ações eficientes que tem o objetivo de assegurar a melhoria contínua dos negócios.

O que levar em conta ao escolher um software de gestão empresarial?

A identificação e definição de qual é o melhor software de gestão empresarial para a empresa demanda uma pesquisa de mercado, que vai revelar os pontos fortes e as deficiências de cada ferramenta disponível.

Por isso, a escolha deve ser feita de acordo com alguns critérios que devem levar em consideração as especificidades de cada empresa.

Confira os mais importantes!

Reais necessidades da empresa

Este é o primeiro ponto a ser analisado antes de adquirir um ERP, tendo como base a avaliação das necessidades dos diferentes setores da empresa, bem como de seus processos.

É importante identificar gargalos e entender como a tecnologia pode ajudar a melhorar os fluxos de trabalho.

Facilidade de implantação e comodidade na utilização do sistema

Existem softwares de gestão empresarial que são instalados diretamente no servidor ou nos computadores da empresa.

Esse modelo exige a ação de um profissional de TI (Tecnologia da Informação) que ficará responsável pela implantação, operação e manutenção do sistema, o que, certamente, representa novos custos.

Por outro lado, ERPs online com armazenamento em nuvem dispensam a necessidade de instalação no hardware local, podendo ser acessados e utilizados em diferentes dispositivos, como desktops, notebooks, tablets e mesmo smartphones.

Isso permite, inclusive, que o acesso às informações possa ser feito em diferentes locais além do ambiente físico de trabalho, fazendo com que elas estejam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Suporte técnico e atualizações constantes

O desenvolvedor do sistema deve oferecer suporte técnico constante e permanente, a fim de que qualquer problema seja rapidamente solucionado.

O mesmo vale para as atualizações: além de agregarem novos benefícios para os usuários, com facilidade na sua utilização, devem ter eventuais dúvidas sanadas rapidamente por parte da equipe técnica do fornecedor.

Lembrando que um bom ERP deve oferecer uma interface amigável e intuitiva, a fim de otimizar a sua operação.

Segurança das informações

Este é um ponto de extrema importância, uma vez que está diretamente ligado à própria sobrevivência da empresa. Afinal, informação é um dos ativos mais valiosos de qualquer empresa.

Por isso, o software de gestão empresarial deve prover segurança absoluta quanto a vazamentos externos, sem deixar de oferecer parâmetros operacionais fáceis de serem implantados no que se refere às alçadas de acesso por parte dos usuários internos.

Vale lembrar que os ERPs online, com armazenamento em nuvem, garantem absoluta segurança dos dados contra eventuais ataques cibernéticos, o que é fundamental no caso da proteção das informações disponíveis a respeito de clientes e fornecedores.

Alinhado com o conceito de transformação digital

Adotar um software de gestão empresarial para o controle e gerenciamento das operações da organização é um passo importante na direção de participar do processo de transformação digital que está em curso em todos os tipos de mercado e de empresas nos últimos anos, especialmente após o advento da pandemia.

Investir em uma ferramenta ERP é essencial para o crescimento sadio da empresa, dentro do seu planejamento estratégico, uma vez que ela proporciona a gestão centralizada, segura e organizada dos negócios.

Simples Agenda: software de gestão sob medida para a sua empresa

Como você pode ver, as empresas que buscam otimizar o gerenciamento de suas operações financeiras e administrativas encontram no sistema ERP de gestão empresarial os recursos e as soluções necessárias que levam ao crescimento dos negócios e dos resultados.

O Simples Agenda, empresa parceira da Usemobile, desenvolveu uma ferramenta digital com todas as funcionalidades necessárias para atender às demandas de gestão de micro, pequenas e médias empresas.

O sistema se destaca pela fácil usabilidade, tendo em vista a sua interface amigável e muito intuitiva.

Sua empresa pode conhecer todos os recursos oferecidos pelo Simples Agenda ao realizar o teste grátis de 35 dias sem compromisso e sem a necessidade de informar os dados do cartão de crédito.

A plataforma online, com armazenamento em nuvem, está disponível na versão web e também mobile, tanto para iOS quanto Android.

Tópicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas