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5 ferramentas para melhorar o desempenho do seu app

Com o crescimento no uso de aplicativos, novos softwares de análise de desempenho surgem também. Ferramentas para medir o desempenho do seu aplicativo são cada vez mais necessários.

Atualmente um morador dos EUA gasta em média cerca de 2,3 horas em dispositivos de mídias eletrônicas, segundo a comScore. Seguindo a mesma linha, levando em conta apenas a Google Play, no ano de 2017, número de aplicativos publicados chegou a 968 milhões.

Essas estatísticas comprovam a velocidade de expansão e a importância que o meio digital está conquistando.

Com esse crescimento a necessidade de melhorar as aplicações e coletar dados específicos do desempenho do seu aplicativo torna-se cada vez maior.

Dentre essa gama de novas ferramentas de análise de desempenho de aplicativos estão softwares pagos e gratuitos, conheça um pouco mais sobre esse universo sobre Mobile App Analytics.

5 ferramentas para medir o desempenho do seu app

Assim, na hora da criação de um aplicativo é importante sempre pensar em questões como design do app, experiência do usuário e boa usabilidade.

1. Google Mobile App Analytics

desempenho do seu app

Esse talvez seja a ferramenta para acompanhar o desempenho de aplicativo mais conhecida entre todos.

Mais uma aplicação da empresa Google, o analytics funciona como uma coleta de informações e otimização da experiência do usuário.

Ou seja, com essa ferramenta de desempenho do aplicativo é possível observar informações de localidade, volume e porcentagens em relação aos pessoas que acessam seu app. Além disso, ainda é possível medir.

Dentre os dados processados pelo analytics estão:

Se você nunca trabalhou com essa ferramenta e tem dificuldades não há problema. A própria Google disponibiliza uma série de cursos gratuitos que auxiliam na aprendizagem.

2. Fabric

O Fabric foi produzido pelo Twitter, mas atualmente está no controle da Google. Seu principal diferencial em relação aos outros está na capacidade de medir informações em tempo real.

Para você que pretende medir o desempenho do seu aplicativo o Fabric é recomendado para marcadores sobre estabilidade, distribuição, receita e identidade.

Então, com alguns sistemas de monitoramento e testes frequentes ele consegue identificar possíveis erros dos aplicativos e ainda indica qual a linha de código responsável por aquele bug.

Uma ótima aplicação para quem é desenvolver, ou que precisa se destacar no desempenho do seu aplicativo.

Dessa forma, é possível ter acesso as essas funcionalidades dentro da ferramenta de forma gratuita. 

Com a plataforma você consegue acesso limitado para:

  • Relatórios de falhas e análises em tempo real
  • Alertas sobre problemas que podem afetar o desempenho do seu aplicativo
  • Localização de usuários ativos em tempo real
  • Possibilidade de selecionar dados que gostaria de analisar separadamente
  • Envio de conteúdo diretamente para seus usuários
  • Otimização do fluxo de integração e impulsionamento das retenções

3. Clevertap

Se você procura uma ferramenta para medir o desempenho do seu aplicativo utilizando mecanismos de segmentação, essa deve ser sua escolha.

Com o Clevertap você consegue descobrir quantas pessoas estão usando seu app em tempo real e quais desses usuários são novos e retornam depois da sua primeira experiência.

Com essa análise comportamental é possível criar tipos de perfis. A partir desses dados você pode definir qual tipo de conteúdo atrai mais determinado usuário.

Sabendo quais são os interesses dessas pessoas fica mais fácil segmentar seus produtos.

Esse tipo de atitude cria um movimento dinâmico de usuários aumentando o desempenho do seu aplicativo.

Utilizando esses gatilhos também é possível enviar algumas notificações push. Ou seja, alertas temporários que possuem a intenção de atrair a atenção do seu usuário para o app.

Depois de integrar o Clevertap ao seu código do aplicativo, você pode criar eventos personalizados, além de estratégias com funil de vendas personalizado para o seu aplicativo.

4. Piwik

O Piwik é uma plataforma de análise de código focada em medir o desempenho do seu aplicativo.

Uma de suas características é o fato de possuir um código aberto. Isso torna a ferramenta gratuita e facilita a modificação de coleta de dados dentro dela.

Além de ser um facilitador o Piwik possui uma medida de segurança muito boa. A partir do momento que você começa a utilizar os serviços a propriedade dos dados coletas permanecerá com você.

Isso permite uma enorme privacidade em cima das informações coletas e um resguardo que os dados não serão revendidos para terceiros, como pode ocorrer em algumas ferramentas gratuitas.

5. Devmate

O DevMate é uma plataforma de gerenciamento e distribuição de aplicativos.

Ele fornece análises detalhadas, métricas de marketing e taxas de conversão em tempo real.

Ele usa três tipos de métricas:

  • número de visitas, downloads e vendas
  • receitas e reembolsos (em caso de aplicativos pagos)
  • desempenho do funil

Os relatórios de atribuição informam quais campanhas de marketing estão gerando o maior tráfego, downloads e vendas.

Você também pode usar o recurso de distribuição da ferramenta para acompanhar o desempenho de diferentes versões do seu aplicativo.

Essas informações coletadas a respeito das campanhas de marketing podem ser reaproveitadas em publicações patrocinadas utilizando as redes sociais do seu aplicativo.

Esse tipo de logistica evita gastos desnecessários com publicidade e ainda direciona de forma mais assertiva aos usuários mais qualificados.

O uso da ferramenta pode ser feito de modo gratuito por até 5 aplicativos.

Dados são tudo

Independente se você poderá investir ou não na compra de uma ferramenta para acompanhar o desempenho do seu aplicativo é preciso se atentar na importância dos dados coletados.

Como mostramos aqui existem opções gratuitas que atendem muitas demandas e já pode significar um começo.

É necessário saber como está o desempenho do seu aplicativo para propor melhorias, ter um crescimento maior e buscar um aumento de lucro.

Com informações básicas é possível traçar um plano de negócio, estratégias de marketing e delimitar um aumento considerável de downloads.

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  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.