10 ferramentas para gestão de equipes remotas

O home office exige habilidades de gerenciamento, e como já existem ferramentas de gestão de equipes remotas, não é preciso reinventar a roda para alcançar um gerenciamento eficiente.  Essas ferramentas servirão para o acompanhamento das atividades, a comunicação entre as equipes e ao acesso às informações dos times, compondo o cenário da infraestrutura compartilhada entre os colaboradores da sua equipe remota. 

Como as atividades exigem organização, comunicação e acompanhamento, existem diversos tipos de ferramentas. Assim, é bastante provável que você utilize mais de uma para a gestão de equipes remotas. Para te ajudar na empreitada, separei uma lista com 10 ferramentas para você usar na sua gestão de equipes.

  • G-Suite
  • Para os já usuários das ferramentas do Google, compreender o G-suite é ainda mais simples. É literalmente ter acesso a todas as ferramentas do Google (gmail, docs, drive, calendar, hangouts, keep, etc), porém de uma forma integrada com todas as pessoas da sua organização, e com uns benefícios a mais.

    Enquanto que o volume de armazenamento em contas particulares é de 15GB, o G-Suite permite o dobro com a assinatura do plano básico. Além disso, a personalização do domínio também é um opção possível, podendo abandonar o “@gmail.com”.

    Capturas de tela do Google Docs, Gmail e Hangouts.

    Essa integração não quer dizer que todos terão acessos aos seus dados individuais-corporativos, mas que existirão espaços compartilhados e que você terá acesso a lista de contatos de todos da organização, sendo uma excelente opção nas ferramentas de gestão.

  • Dropbox
  • Não existe trabalho remoto sem a computação em nuvem, certo? As informações precisam estar armazenadas em algum lugar para que todos possam acessar e colaborar. Esse é o objetivo do Dropbox: armazenamento em nuvem.

    Você pode fazer download ou upload de arquivos seja através do seu computador pessoal ou do seu smartphone. A ferramenta torna a visualização dos arquivos mais fácil, trazendo seu próprio player e leitor de documentos PDF e texto.

    Assim como o G-Suite, o Dropbox também tem os seus próprios recursos de documentos de texto, planilhas, apresentações power points e outros do pacote Microsoft Office. Inclusive, é possível integrar e acessar arquivos do Google Docs no Dropbox sem precisar sair da ferramenta. Ou ainda, se comunicar com seu time e iniciar uma vídeo-conferência no próprio software ou via Slack.

  • Slack
  • O Slack é utilizado para a comunicação corporativa. Ele funciona quase como um Whatsapp, inclusive por ter versão para aplicativos móveis. O que chamamos de grupos no app de mensagens, no Slack são os canais. Logo, é possível colocar todos os membros participantes de um projeto num só canal para facilitar a comunicação entre eles.

    A comunicação não é restrita às mensagens, sendo possível também chamadas de áudio. Ademais, é possível anexar áudios, vídeos e quaisquer outros arquivos — inclusive do Google Drive. Dentre as integrações, o Slack transforma mensagens em cards do Trello.

    Considerando que muitos assuntos paralelos podem surgir num mesmo canal, a ferramenta cria threads, assim como no Twitter, para discutir o tema de forma que não atrapalha o fluxo dos outros assuntos e concentra tudo numa linha só.

    Além de estar entre as ferramentas de gestão para a comunicação, o Slack também tem utilidade para os desenvolvedores, trazendo a opção de acrescentar códigos no corpo da mensagem, facilitando a troca das informações.

  • Trello
  • A visualização das tarefas da equipe e individuais é facilitada pela utilização do Trello. Com a criação de quadros do tipo post-it, ele permite criar e organizar cartões de tarefas em colunas, adicionar seus responsáveis e datas de entregas. Seus power-ups (similar às extensões dos navegadores) atribuem ainda mais funcionalidades a ferramenta, como um cronômetro de tempo, integração com as ferramentas do Google (calendário, drive, etc), Slack e outras.

    Captura de tela do dashboard do Trello

  • Wrike
  • Assim como no Trello, o Wrike servirá para a organização dos fluxos de trabalhos, agregando outras ferramentas como Google, Word, Excel, Box e outros. Um dos diferenciais do Wrike é o gráfico de acompanhamento, o qual facilita ainda mais a visualização das atividades e seus prazos.

    Captura de tela do fluxo das atividades do Wrike.

    Outras empresas como Airbnb, Hootsuite e L’oréal fazem uso da ferramenta.

  • Team Viewer
  • O Team Viewer é um dos principais softwares para acesso remoto. Com conexão 3G ou outras mais poderosas, o Team Viewer dará acesso total aos computadores e servidores através de qualquer dispositivo, inclusive smartphones. Seja Android ou iOS, você poderá acompanhar tudo da outra máquina pelo celular.

    Além disso, o Team Viewer conta também com vídeo-conferências com compartilhamento de tela. O mais interessante é poder aproveitar da realidade aumentada para facilitar a comunicação e orientações. Vou deixar a explicação de como funciona com o vídeo abaixo:

  • OneNote
  • O OneNote vai funcionar como um bloco de notas completo. Com ele você pode adicionar imagens, capturas de tela, anotações em vídeo ou áudio e até desenhar sobre alguma anotação. A ferramenta é interessantíssima para escrever tutoriais, por exemplo. E com ele não é preciso se preocupar com o salvamento, pois todas as alterações são armazenadas automaticamente na nuvem, mesmo quando você clica no “x” para fechar o programa.

    Todas as notas que você gerar podem ser compartilhadas e alteradas de forma colaborativa com seu time remoto. 

  • Bitrix24
  • O Bitrix24 é uma ferramenta muito completa e que contempla as áreas de CRM, automação de marketing, comunicação entre membros, gerenciamento e monitoramento de colaboradores. Com o Bitrix24 também é possível criar sites e até mesmo marketplaces de forma simples e rápida. Outros softwares também podem agregar as funções do Bitrix24, como o Google Drive, Dropbox, outros CRMs e mais.

  • LastPass
  • Se somente no âmbito pessoal já possuímos diversas senhas como as de bancos, contas digitais, e-mails, redes sociais e outros, imagine ter que memorizar os acessos corporativos também. Este é um problema que você e sua equipe não precisam ter com o Lastpass, pois ele armazena todos os logins numa só área, tornando os acessos mais rápidos e desocupando um espaço do seu próprio armazenamento interno, a sua memória.

    Como a própria ferramenta diz: “salve uma senha uma vez, e ela estará instantaneamente disponível em todos os seus dispositivos. O LastPass vai a qualquer lugar com você”. Logo, a ferramenta está disponível nas versões web, mobile e até mesmo smartwatches.

    Captura de tela da página de itens do LastPass.

  • IDoneThis
  • Uma boa gestão de equipes remotas depende de habilidades e competentes como a organização do backlog, comunicação com o time e, claro, a documentação dos processos. Afinal, de nada adianta saber as tarefas sem mensurar os impactos que elas causam e avaliar o desempenho do time e o que foi feito. Para isso que serve o IDoneThis.

    A ferramenta irá criar relatórios automáticos a partir das mudanças no dashboard da plataforma. Portanto, todo o backlog e desenvolvimentos devem estar descritos lá para que a ferramenta funcione. É bastante simples e otimiza muito tempo!

    Considerações finais

    A lista contempla todos os segmentos necessários de ferramentas de gestão para uma boa organização de equipes remotas, indo na comunicação, organização de tarefas, computação em nuvem e automatização. 

    Escolhendo uma ferramenta de gestão de cada segmento, não há dúvidas que sua gerência será incrível. Se você conhece outra ferramenta bacana, indica pra gente nos comentários abaixo e vamos agregar no trabalho remoto de todos!


    • Taysa Bocard
    • Analista de marketing
    • O interesse pela tecnologia e desejo por conhecimentos variados sempre fizeram parte de mim, isso desde a infância. Esse desejo pueril refletiu no meu cotidiano: sou jornalista engajada nas "techs". Porém, a busca pelos saberes não é a parte mais gratificante da minha atuação. Na verdade, o que mais me empolga é passar as informações para frente.

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