Transformação digital: aplicativos mobile, a porta de entrada

O mundo está repleto de tecnologias inovadoras e não acompanhar as tendências pode criar obstáculos para o seu negócio. Seguindo as tendências, você será capaz de liderar sua companhia para o ápice do sucesso sem dificuldades. Estamos numa era da indústria 4.0, onde a transformação digital tem sido o foco de diversas empresas.

De acordo com a IDC, até 2020, 40% das 3000 empresas mais importantes da América-latina dependerão de produtos, serviços e experiências digitais. Isso mostra o quanto o mundo está entrando cada vez mais em uma transformação digital.

Entenda mais sobre como aplicativos mobile são a porta de entrada para essa nova era digital nesse post aqui.

Mas afinal o que é transformação digital?

Todo empreendimento tem uma estrutura básica de funcionamento e de geração de valor. Seja com APIs para melhor gestão do seu negócio, seja aplicativos para criar canais de venda exclusivos com seus clientes.

A transformação digital é o ato de integrar tecnologias digitais para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir melhores resultados. É uma mudança que já está acontecendo na sociedade, e agora está acontecendo nas empresas.

Transformação digital e aplicativos mobile

Se você possui uma empresa, ter uma presença digital, por meio de site ou blog, não é o único fator a impulsionar o seu negócio. Por isso, é essencial possuir um aplicativo mobile para se aproximar ainda mais com seus clientes.  

“Até 2020, a experiência do cliente superará o preço e o produto como o diferenciador-chave da marca. 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência.” (fonte: IBM)

As pessoas verificam o celular pelo menos 85 vezes por dia, de acordo um estudo realizado pela Notthingham Trent University, na Inglaterra. Assim, um aplicativo mobile será a chave do marketing para o seu empreendimento. E, se usado da maneira correta, pode vir a ser sua ferramenta mais poderosa para expandir os negócios da sua empresa.

Agora alguns motivos para sua empresa desenvolver um aplicativo mobile

1# Estar visível para os clientes a todo tempo

De acordo com essa pesquisa, uma pessoa gasta em média duas ou mais horas por dia em seu smartphone, usando apenas alguns apps. Tudo isso com um processo fácil. Isso significa que, com um aplicativo mobile, sua empresa estará visível para todo o mundo. Além disso, com a técnica certa de ASO, seu app será encontrado muito mais fácil, tanto na Play Store quanto na App Store.

Confira aqui 18 dicas para aumentar a visibilidade de um aplicativo

2# Construir uma marca e ganhar reconhecimento

Um aplicativo mobile vai se tornar a representação da sua marca, assim como ajudará você a construir uma reputação no mundo dos negócios. Quanto mais engajados com o app, mais inclinados estarão os clientes a comprar/contratar o seu produto/serviço.

A construção da marca é com certeza uma tarefa árdua para quase todo empreendimento. Um aplicativo mobile pode ser como você desejar. Assim, você pode desenvolvê-lo como funcional, informativo ou estiloso. Entretanto, o mais indicado é desenvolver um aplicativo que tenha uma união entre UI e UX.

3# Clientes em potencial

Com uma boa UI/UX, mais e mais pessoas vão se engajar com o app. Dessa forma, o número de clientes em potencial para o seu negócio crescerá. Tanto a Google quanto o Facebook começaram como aplicativos web e se tornaram app mobile. Não por acaso, logo após essa transformação o número de usuários cresceu exponencialmente.

Não apenas grandes marcas como a Google precisam de aplicativos mobile. Pequenos negócios e startups também precisam de apps dedicados a seus negócios. Sabe por que?

Aplicativos mobile são o combustível para a próxima fase do seu negócio

De acordo com as últimas pesquisas, o número de usuários de smartphones tem aumentado a cada dia. Em 2020, o número de usuários de smartphone vai alcançar a marca de 4.8 bilhões. Isso significa que mais da metade da população do planeta terá acesso a aplicativos mobile.

No Brasil, apenas algumas poucas empresas possuem seu serviço digitalizado. Isso cria uma oportunidade para as pequenas e médias empresas ganharem seu espaço no mercado desenvolvendo um aplicativo mobile para seu negócio.

E agora?

Entrar nessa era da indústria 4.0 se tornou uma parte essencial. Apenas 9% das grandes empresas no Brasil digitalizaram seus processos ou produto afim de acompanhar as tendências mundias. A transformação digital é um processo difícil de aplicar, mas mudar o seu negócio para o meio digital pode ser o próximo passo para alcançar o sucesso.

Gostou dessa publicação? Que tal receber mais conteúdos como esse? Para isso basta assinar nossa newsletter aqui em baixo.

 

    

 


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Inteligência Comercial e Marketing.
  • Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em economia me proporciona uma visão otimizada do mercado, e marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *