O mercado digital cresce a cada dia. As atualizações do mundo são constantes. Cada vez mais objetos estão conectados. Setores como saúde, educação e transporte já iniciaram sua transição para ambientes tecnológicos. No segundo trimestre de 2015 o número de brasileiros que usam o smartphone para acessar a Internet ultrapassou a marca de 72 milhões, representando um aumento de 23,5% em relação ao semestre anterior. Esses dados só mostram a importância de se investir em um site mobile.
As empresas precisam seguir o caminho digital e adaptar suas formas de conteúdo as diversas plataformas disponíveis no mercado atual. Porém, as opções tecnológicas disponíveis no campo mobile vão além de otimizar um site para dispositivos móveis. As empresas podem escolher entre as características de um aplicativo mobile ou um site mobile. Mas, qual são as principais diferenças? Qual o melhor para sua empresa?
Na hora de decidir o que é melhor para o seu negócio é necessário entender muito bem o funcionamento das duas tecnologias. Pensando em você, separamos algumas características que são essenciais tanto para site mobile quanto para aplicativo mobile. Vem conferir!
Características do Site Mobile
A todo momento novos dispositivos são lançados no mercado. Toda essa nova tecnologia vem acompanhada de detalhes diferenciados. Seja um smartphone, tablet, desktop, smartwatch ou qualquer um dos equipamentos wearables. Ou seja, as telas possuem extensões variadas.
Dessa forma, a demanda por conteúdos que se adequem a esses novos formatos crescem cada vez mais. É necessário que diferentes setores modifiquem seus sites para atender essa demanda que só aumenta.
Todas essas modificações acompanham a mudança na forma que os indivíduos estão consumindo os diferentes tipos de conteúdos. Há atualmente uma enorme necessidade de rapidez, páginas leves e que carreguem de forma completa.
A versão de um site mobile implica na construção de um novo sistema. Normalmente são construídos com códigos mais resumidos e layouts mais simplificados. Essa forma de estruturação é pensada para que o site mobile funcione com maior velocidade, mesmo que com uma internet não tão rápida.
O sistema tem se tornado a primeira solução para atender as grandes empresas e suas necessidades de modificação. Falando em programação, ao utilizar essa opção do site mobile a organização opta por usar um subdomínio ao qual os usuários são redirecionados. Esse código permite ao site uma adequação a qualquer que seja o dispositivo utilizado pelo usuário. Porém, o site mobile possui diferenças em relação ao site original. Seus arquivos como imagens e scripts podem até seguir o mesmo caminho, mas seu html será diferente.
Vantagens do site mobile
Simplicidade
Como o site mobile é montado pensando em dispositivos móveis toda a sua navegabilidade e design são pensados em telas compactas. Dessa forma o usuário possui muito mais facilidade para encontrar o que precisa em poucos cliques.
Customização
O sistema de site mobile permite uma customização personalizada. Isso porque partimos do principio que um novo site será criado, porém pensando em dispositivos ao invés de desktop. Ou seja, o modelo é construído levando em consideração a utilização de recursos específicos dos smartphones, por exemplo, que vão desde o touch-screen a serviços de geolocalização e ligação com um toque. Sendo assim, é possível idealizar a customização total do seu site mobile.
Experiência
Pensando em um mercado cada vez mais competitivo oferecer uma boa navegação aos usuários e a partir dessa características converter mais visitantes em cliente é o sonho de toda empresa. Pensando nisso os sites mobile friendly proporcionam uma navegação mais interessante aos consumidores e por consequência, maiores taxas de conversão.
Custos
Em regra, o serviço de criação de um site no formato mobile pode ser inferior ao preço de adaptação do site atual para outra opção de modelo. A melhor escolha será baseada na utilização e no setor em que seu negócio está incluso. O site mobile funciona muito bem para sites de conteúdo, principalmente os de notícias.
Conhece outras vantagens do site mobile? Conta pra gente nos comentários. Quero saber também 🙂
Outra opção
Ainda pensando em adaptação a diferentes formatos de tela é possível cogitar a implementação de um site responsivo. As diferenças são poucas e ele pode se enquadrar melhor em suas funcionalidades.
Os sites responsivos se adaptam a diferentes tipos de tela automaticamente. Ou seja, ao acessá-los de dispositivos móveis, seu conteúdo é reorganizado para o tamanho da tela sem que o usuário tenha que ampliar as informações. Esse tipo de site é como uma versão do site original para dispositivos móveis, sem alteração de conteúdo.
Dessa forma, o usuário não será redirecionado para outra página quando acessar o site da empresa. O mesmo conteúdo que já está programado na página irá se reajustar apenas. A vantagem desse sistema é a não perca de conteúdo. Pois, todos os arquivos, fotos e anexos do site original permanecem no modelo responsivo.
Se você está pensando em criar um site para seu negócio, marque uma reunião com a Usemobile. Ou então, peça seu orçamento.
Aplicativo mobile
Segundo a Teleco, em janeiro de 2017 existiam 243,4 bilhões de dispositivos mobile no Brasil, com uma média de 117,65 cel/100 hab. Segundo a Mobiletime uso de apps no ano de 2015 aumentou 58% em relação a 2014. Ou seja, com esses dados já se pode perceber a importância que os aplicativos assumiram na vida das pessoas.
Seja para alimentação, transporte, saúde, educação, entre outros. Atualmente os apps invadiram todos os diferentes mercados e tem sido classificados como um avanço nesse sentido.
A maior parte dos aplicativos são desenvolvidos com o objetivo de trazer uma melhor experiência para o usuário. Diferente de um site mobile, os aplicativos possuem diversas funcionalidades. As opções são infinitas desde GPS, câmera, notificações push, até mesmo um sistema integrado utilizando beacons ou os recém lançados nearby conections.
Segunda a revista Exame, em novembro de 2015, 20% dos donos de smartphones possuíam algum aplicativo mobile pago em seu dispositivo, e 45% realizaram compras utilizando aplicativos. Esses dados mostram o quanto apps são bem vistos pelos usuários.
Os aplicativos ajudam a ter acesso ao conteúdo mais rápido. Além de oferecer a opção de navegação offline.
Mais vantagens
Além de todas essa vantagens os aplicativos também podem ser uma opção para melhorar o atendimento ao cliente. Isso porque a plataforma permite uma conexão e um contato maior entre empresa e cliente. Criando assim, um meio de contato fixo para que consumidores tirem suas dúvidas, acompanhem as novidades ou reportem um problema.
O aplicativo mobile permite, de forma mais fácil e rápida, aumentar o engajamento entre sua empresa e seus clientes. Outro ponto importante é o da visibilidade. Afinal, quando um usuário mantém seu aplicativo baixado em seu celular ele mantém uma porta de entrada fixa de comunicação e ainda permite que sua marca esteja presa em seu campo de visão diário.
Gostou da ideia de construir um aplicativo mobile para sua empresa? Utilize nossa calculadora e saiba quais funcionalidades seu aplicativo será e de quanto será seu investimento.
Qual a melhor opção para a sua empresa?
Reconhecer as diferenças entre um aplicativo e um site mobile é fundamental para que a sua empresa possa planejar uma estratégia adequada para alcançar o seu público-alvo dentro das plataformas digitais.
Ao iniciar o seu negócio procure utilizar todos os recursos de um site mobile. Depois de marcar o seu território online pense em investir mais para ter um espaço de troca com seus usuários. Caso você precise de mais espaço para que seu público enxergue seu produto ou serviço, é importante procurar outros meios para atingir os seus objetivos, como um aplicativo mobile, por exemplo. Uma boa estratégia mobile pode utilizar as duas ferramentas para otimizar a distribuição de conteúdo.
O fato é, investir nessa tecnologia móvel é significado de melhora no fluxo dos usuários e aumento dos lucros. Isso porque a população está cada vez mais inclusa no mundo digital e suas tarefas estão seguindo o mesmo caminho. Segundo um estudo de 2015 o número de internautas brasileiros que realizam pagamentos através de seu smartphone dobrou em um ano, passando de 21% no final de 2014 para 46% em 2015. Ou seja, esse é mais um exemplo das inúmeras atividades que são possíveis atualmente. Seja com um site mobile ou com um aplicativo mobile.
Na hora de planejar qual a melhor opção para o seu negócio conte com uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia mobile. Entre em contato para fazer um orçamento! A Usemobile tem experiência no setor de aplicativos e poderá te ajudar.
Tem alguma dúvida ou ideia sobre site mobile ou aplicativo mobile. Não fique na vontade, deixe a gente saber, comenta aqui o que achou do texto. Afinal, sua opinião é importante para mim.