o-que-e-amp

AMP: acelere seu site nos dispositivos móveis

Se sua empresa usa a internet como o principal meio de conseguir atingir seu público alvo, você deve procurar entender o que é AMP.

Google e os dispositivos mobile

Em abril de 2015, na atualização do Google que ficou conhecida como mobilegeddon, sites que não carregam bem em smartphones são penalizados em sua colocação.

Desde essa atualização várias formas de atender o critério, chamado de mobile-friendly, foram pensadas. Os chamados sites responsivos, aqueles que se ajustam a tela, foram a primeira resposta a essa atualização.

Depois vieram os sites mobile, que são sites construídos em colunas e facilitam a navegação. E por último vieram as chamadas Accelerated Mobile Pages (AMP), mas que ainda só funcionam para conteúdo estático.

Pensando em melhorar a experiência dos usuários, o próprio Google oferece em seu site um guia para que sites sejam considerados mobile-friendly, além de um teste de compatibilidade para sites em dispositivos móveis.

Tudo gratuito e que te fornece informações de como corrigir erros, construir seu código e, consequentemente, melhorar sua posição no Google.

Mas afinal, o que é AMP?

Esse projeto, que é encabeçado pelo Google, é uma iniciativa de código HTML aberto focado no desenvolvimento de páginas de conteúdo estático.

O ponto principal do projeto é fazer com que as páginas carreguem mais rapidamente em dispositivos móveis. Assim a web mobile ficará mais rápida e eficiente, proporcionando uma melhor experiência aos usuários.

Os usuários tendem a sair de sites que demoram a carregar. Essa evasão é mal vista pelo Google e seu site será penalizado, além do fato de perder um possível cliente.

Assim essas páginas carregam em menos de 1 segundo, o que reduz o consumo de dados móveis e mantém a pessoa na página. Como o código é aberto ele pode ser implementado em seu site seguindo o tutorial do projeto AMP.

O Google gosta das características das páginas AMP e até criou um selo para elas. Quando você realizar uma busca no seu smartphone poderá ver esse selo na busca, nas páginas que aparecem nas notícias principais.

O visual apresentado é bem simples, contendo poucas imagens e mais textos. Caso exista o interesse em ver a matéria na íntegra, no caso dela possuir um vídeo por exemplo, o usuário pode optar por ser direcionado para a página principal da notícia.

amp

Exemplos de como o Google identifica e exibe uma AMP

AMP x Site Mobile

Os dois apresentam o mesmo propósito, que é melhorar a experiência do usuário na web mobile.

Porém como cada um faz isso é diferente. O site mobile foca em apresentar todo o conteúdo de maneira organizada em um layout agradável. Já o AMP foca em velocidade, simplificando o design.

O projeto AMP ainda não atingiu páginas como as de formulários. Assim se o objetivo da empresa for gerar leads ou vender, um site mobile é a melhor opção.

Como a chave para o sucesso é garantir a melhor experiência para usuário, é recomendável utilizar as duas formas em seu site. O código da AMP para as páginas de conteúdo estático e o site mobile para as páginas de conversão.

Site Mobile x Aplicativo – Qual a melhor opção para a sua empresa?

O ideal é ir além e oferecer uma experiência completa ao usuário. Dependendo dos objetivos da empresa, o site não suprirá todas as necessidades e deve-se começar a pensar em como criar um aplicativo que garantirá a total satisfação do seu público!


  • Daniel Madureira
  • Gerente de marketing
  • Mineiro de Divinópolis, amante do futebol e cruzeirense apaixonado. Adorador de tecnologia e marketing digital. Graduando em Engenharia de Produção. Gosta de uma boa resenha e de contos medievais nas horas vagas. Quem tiver interesse em saber mais é só seguir no Instagram @danielmadureira94

One thought on “AMP: acelere seu site nos dispositivos móveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *