14 aplicativos para estudar: apps que todo estudante precisa ter!

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Estudar não é uma tarefa simples. Mas pode ser! E tecnologia é essencial para ajudar nisso, já que existem inúmeros aplicativos para estudar capazes de nos guiar neste processo.

Ao nos programarmos corretamente, o estudo deixa de se transformar em uma bola de neve. A forma mais simples de evitar que o foco se perca é através da organização e gestão de tempo. Por isso, é preciso entender como podemos estudar de uma maneira muito mais estruturada e pontual. 

Neste artigo você conhecerá vários aplicativos para estudar e se organizar melhor! Descobrirá como organizar a sua agenda e onde encontrar conteúdos com aulas para te guiar rumo ao sucesso.

Com isso, vamos separar em dois grupos: os aplicativos para ser mais organizado nos estudos e a segunda parte com aplicativos para encontrar conteúdos, testes e vídeo-aulas. Então, vamos lá!

6 aplicativos para estudar com mais organização

Trello

O Trello pode ser usado tanto no computador quanto no aplicativo para smartphone. Nele você consegue organizar por tarefas tudo o que precisa fazer e também em um calendário. Para adicionar o calendário, basta ir em Power-ups e escolher a opção calendário.

Tem que estudar para aquela prova importante ou tem um trabalho em grupo? Faça uma nova tarefa e um check-list com todos os capítulos e exercícios que precisa terminar. Vale até acrescentar a data de entrega que ele te sinaliza quando estiver acabando o seu tempo. Se for em grupo, dá para demandar tarefas para cada membro da equipe.

interface do aplicativo trello

Baixar: Android | iOS

Aprovado

Esse app é simplesmente sensacional para ajudar quem precisa organizar o cronograma de estudos. Ele oferece diversos relatórios detalhados sobre as atividades que o usuário tem realizado, sendo possível acompanhar o desempenho segmentado. Isso possibilita a você registrar seus estudos, analisar gráficos, manter um histórico e ter controle total de sua dedicação e desempenho.

Será necessária a criação de uma conta de usuário pelo app ou em uma página web. Ao efetuar o cadastro, você poderá inserir dados de estudo tanto no app quanto no site como matérias que merecem um foco maior, e qual o tempo que será destinado a cada uma delas.

interface do aplicativo Aprovado

Baixar: Android | iOS

AppBlock

O nome do app já é bem intuitivo. AppBlock é uma aplicação apenas para android, que simplesmente permite bloquear notificações e até a abertura de outros aplicativos no smartphone, com o objetivo de evitar distrações naquele momento que você precisa de toda concentração possível.

É um app bem simples e fácil de usar, que usa um sistema de cadastro de perfis que impedem que WhatsApp, Facebook ou qualquer outro app instalado sejam usados em horários e dias determinados previamente.

interface do aplicativo AppBlock

Baixar: Android

Plantie

Ainda falando sobre foco, o Plantie, um aplicativo feito para iOS, é ótimo pra te ajudar a focar mais nos estudos e não mexer no celular. Ele tem como objetivo fazer com que você não mexa no celular por um tempo determinado e assim você consegue manter sua plantinha dentro do aplicativo viva.

Dentro do aplicativo você define o tempo que quer separar para uma determinada tarefa. A partir daí, uma plantinha começa a se desenvolver na tela. Se cumprir o tempo que definiu sem sair do aplicativo para mexer em outro, no final você terá plantado uma árvore. Mas se você sair, a sua plantinha morrerá.

interface aplicativo Plantie

Baixar: iOS

Cada árvore que você manteve viva é considerada uma tarefa que você completou e você vai colecionando diferentes tipos de árvores com cada tarefa cumprida. Outra funcionalidade do aplicativo é poder ver as estatísticas de quantas tarefas você completou e quais dias usou o aplicativo para te ajudar a focar. 

Foco 

Caso queira usar um recurso do próprio celular para tal, você também pode utilizar a ferramenta de foco, nativa do sistema iOS. Além do “Não Perturbe”, há também configurações para uso Pessoal, Trabalho, Relaxar e Sono. Você pode habilitar que desativem até um dado tempo ou quando sair de uma localização, por exemplo.

Dentre as configurações possíveis, você pode permitir que alguns de seus contatos consigam te enviar mensagens ou fazer ligações mesmo com o foco ativo, evitando perder informações importantes.

E como as notificações push nas telas de bloqueio são grandes agentes da distração, é possível também desabilitar as notificações, salvo os apps que você permitir.

interface ferramenta foco

Evernote

Você é aquele tipo de pessoa que adora usar o celular para anotar as matérias? E até grava as aulas mais importantes? Então, o aplicativo certo para você é o Evernote.

Nele você pode criar vários cadernos, um para cada matéria e adicionar etiquetas por assuntos. Eu aconselharia marcar com “primeira, segunda e terceira etapa”, por exemplo. Assim você consegue encontrar a matéria que precisa para estudar para aquele simulado da escola.

Além disso, você pode adicionar arquivos de textos em pdf e apresentações de slides importantes. Vale até juntar aquelas mil fotos que você fez da matéria no quadro em uma nota. Assim, você não se perde na hora de procurar a matéria pela sua galeria de fotos.

Ou até gravar áudio de algo que precisa entender melhor para ouvir sempre que quiser. Ou gravar uma matéria importante que a professora fez revisão em sala.

Você também tem a opção de capturar uma página na web de algum assunto interessante. E, dessa forma, colocar no meio do seu caderno também para ler mesmo sem internet. E o melhor, você pode baixar o aplicativo tanto no celular quanto no computador.

É ou não é um dos melhores aplicativos para estudar que existem?

Baixar: Android | iOS

8 aplicativos para estudar de forma mais interativa

Está se preparando para o Enem? Então precisa de aplicativos eficientes e, de preferência, gratuitos para se aprofundar no assunto.

TV Escola

O Governo criou alguns aplicativos que serão muito úteis para os seus estudos. O mais interessante deles é o TV Escola. Ele é uma plataforma de vídeos só que ensinando várias matérias da escola. É para baixar e começar a assistir já!

Logo, o TV Escola funciona até para quem não está no ensino médio mais. Ou para aqueles que querem ter um companheiro de estudos, mas não tem muita grana para investir em cursinho. Ele funcionará como um EAD, educação a distância, para que você tenha aulas diárias através de vídeos e de todos os assuntos que precisa para o vestibular. Aproveite!

Duolingo

Agora, se quer estudar outros idiomas, vale optar por tirar 10 minutinhos do seu tempo por dia para usar o Duolingo. Claro, esse é o tempo mais básico de todos! Com o aplicativo você sentirá que está brincando e não estudando.

As tarefas são bem simples, trabalham vocabulários e verbos específicos por vez. Ele é baseado naquilo de saber a tradução para entender a frase. Algumas escolas de ensino de línguas não curtem muito essa prática de traduzir para o nosso idioma. Mas vale a experiência.

Baixar: Android | iOS

AppProva

O AppProva trabalha com um banco de dados de questões de vestibulares passados. Nele, o usuário tem a chance de responder às perguntas, enquanto o aplicativo registra o tempo passado até a escolha da resposta e quantifica automaticamente os pontos acumulados. 

Caso o usuário erre alguma resposta, o aplicativo sugere uma dedicação maior a tópicos específicos do programa da matéria aos quais a questão se relaciona.

PhotoMath

O PhotoMath é um aplicativo para resolver problemas matemáticos. Ele realiza operações e informa não apenas o resultado final, como também o passo a passo de toda a resolução. A cálculo que deve ser resolvido pode ser descrito através do teclado ou mesmo usando a câmera do celular para identificar qual o problema a ser resolvido

Ele pode ler e resolver operações que vão desde a aritmética básica como contas de adição, subtração, divisão, multiplicação, fração, raiz, quadrada e mesmo resolver algumas equações mais complexas. É necessário que o aluno escreva os algarismos de uma determinada maneira para que o aplicativo não apresente erros. A própria plataforma libera a consulta às sugestões. 

exemplo do aplicativo PhotoMath

Baixar: Android | iOS

Google Lens

Enquanto o PhotoMath tem seu foco voltado para questões matemáticas, o Google Lens oferece uma pesquisa um pouco mais ampla, embora também sirva para operações matemáticas. A partir dele é possível pesquisar plantas a partir de fotos tiradas e até mesmo traduzir textos, dentre outras possibilidades que vão além dos estudos.

Baixar: Android | iOS

Issuu

Gosta de ler livros e revistas para incrementar na hora de estudar? Então, precisa conhecer o aplicativo chamado Issuu. Nele você encontra várias revistas, livros, e-books, sobre diversos assuntos. Assim, você conseguirá estudar pelo celular e até pelo computador de uma maneira muito mais simples.

Dá até para colocar o que quiser disponível offline, assim, não precisa gastar a sua internet fora de casa!

Basta você procurar pela temática ou matéria que já aparecem vários livros e e-books indicados para aquele tema. Busquei por biologia. Observe abaixo alguns dos resultados que encontrei.

Dá para separar os conteúdos em pastas, o que facilita ainda mais na hora de encontrar o que deseja.

interface aplicativo Issuu

Baixar: Android | iOS

12 min

interface aplicativo 12 min

Baixar: Android | iOS

Outro aplicativo para te ajudar na hora da leitura é o 12 min. Ele oferece resumo de diversos livros e a média de tempo que você leva pra consumir esse conteúdo é de 12 minutos. 

Pensando que a vida de estudante é uma correria e ao mesmo tempo uma quantidade de material pra estudar sem fim, o aplicativo 12 min já é aquela ajudinha para entender vários assuntos em menos tempo. Assim, você consegue conhecer diversos temas de forma rápida e ainda vai conseguir tirar um tempo para dar aquela respirada entre uma matéria e outra.

Flipboard

Agora, se você precisa acompanhar mais de perto o que acontece no mundo, vale baixar o Flipboard. Isso é importante para quem quer ir bem no Enem, já que saber sobre a atualidade é importante para a prova, uma vez que ela utiliza de acontecimentos recentes em suas questões.

O Flipboard funciona como uma revista, capturando as principais notícias do dia de diversos sites de notícias para facilitar a sua vida corrida. Vale selecionar os temas que mais te interessam e fazer um feed com os assuntos mais importantes para você.

Baixar: Android | iOS

Aplicativo para conferir a nota do ENEM: Gabarito ENEM Stoodi

Desenvolvido pela Usemobile, em parceria com a Stoodi, o aplicativo Gabarito ENEM Stoodi possui um grande diferencial. Além de mostrar o gabarito do ENEM, ele calcula uma nota estimada, mais aproximada possível da real, com base no sistema de correção das provas, o TRI.

Funciona da seguinte forma: o estudante, ao sair da prova, preenche o gabarito de acordo com as suas respostas. Logo após o término das provas, o time de professores do Stoodi disponibiliza um gabarito não oficial de cada caderno e esse gabarito é levado em consideração para exibir a quantidade de questões corretas.

Assim que o gabarito oficial for disponibilizado pelo INEP, o aplicativo é atualizado, disponibilizando o gabarito oficial. E, com as respostas dos alunos, a ferramenta fará uma estimativa da nota do Enem de cada usuário do app. Quanto mais pessoas cadastrarem seus gabaritos, mais aproximada será a nota estimada da real em função da metodologia TRI.

Dessa forma, o aplicativo permite que você saiba com antecedência suas chances de ser aprovado no curso e na universidade dos seus sonhos!

Baixe agora!

BÔNUS: 4 perfis no Instagram para te incentivar a estudar!

Dá para conseguir um estímulo aos estudos nas redes sociais que já temos? Sim! Que tal aproveitar ao máximo o que o Instagram pode te oferecer? Separamos 4 perfis no Instagram para você seguir e dar um up nos estudos.

Estudar medicina não é uma tarefa fácil, muitos temas e coisas novas para entender. Se é esse o seu objetivo, vale acompanhar o dia a dia da estudante de medicina pelo Instagram @med_rabiscos

Se você quer ter dicas de materiais interessantes e até descontos em cursos, vale seguir o Instagram @estudaquepassa.medicina.

E se você quer dicas de como se destacar no ENEM e ainda ter acesso a resumos e mapas mentais, você vai adorar os perfis @motivastudy e @annestudyblr 

Gostou das dicas de aplicativos para estudar? A organização pode ser a sua grande aliada nos estudos. Então, comece agora a usar o seu celular ao seu favor!

Texto escrito por Ana Clara Carvalho do Aio em 21/07/2017.

Atualizado pelo Marketeam em 12/04/2022

Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Aio e do Diário da Aninha Carvalho. A mineirinha adora escrever, ver filmes, séries, descobrir aplicativos novos e lugares incríveis por sua cidade.

Tópicos

47 respostas

    1. Olá, Maria. Ficamos felizes em saber que um dos nossos artigos foi útil para você e muito obrigado pelo feedback.

    1. Olá, Maria Eduarda! Nos rodear de conhecimento sempre nos traz prazeres, não é? Esses aplicativos do artigo são boas opções para você estudar e organizar o seu cronograma. Mas existem ainda outros apps que possam ser interessantes. Então aqui vai uma indicação:

      Todos os três tem aplicativos e suas versões web. E se você quiser ler bons materiais sobre assuntos do seu interesse, conte com o Medium, também com versão web e app. Bons estudos!

  1. Em primeiro lugar parabéns pelo site, são poucos sites que
    realmente trás um conteúdo bom.
    E em segundo lugar se você puder responder ficarei
    agradecido. Eu estou estudando ha uns seis meses e não
    encontrei nenhum teste eficaz para medir o meu rendimento
    nos estudos. Você já fez ou conhece um bom teste para
    testar o progresso nos estudos e que possa recomendar?

    1. Olá, Bruno. Ficamos felizes em ler isso de você! Não conheço nenhum teste de rendimento, mas talvez uma calculadora de produtividade possa ser interessante pra você. O “Segredos de Concurso” possui uma calculadora para medir quais disciplinas tomam mais tempo, quantas páginas você precisa ler até o dia da prova e tempo médio de estudo diário. Assim você consegue organizar seu calendário de estudos. Dá uma conferidinha na calculadora clicando aqui.

  2. O Trello e o APPblock são os melhores apps da vida. Além de servirem para estudar, ajuda a organizar meus trabalho e não fico me distraindo com notificações do whatsapp nem instagram quando estou estudando ou trabalhando.

  3. ola meu nome e maycon . e eu tenho dificuldades nas minhas atividades . porem elas são um pouco defiçeis porem estou procurando um aplicativo que mi ajude a tirar minha dificuldade nos meu estudos . sou do 6 ano d . e tenho 12 anos pfv se mi ajudar vou fucar muito feliz !!!!

    1. Ei, Maycon! Experimente algum desses aplicativos indicados no artigo! Espero que eles possam fazer a diferença no seu aprendizado🥰

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas