9 melhores aplicativos para aprender idiomas

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Ter um conhecimento básico em outra língua já se tornou comum nos requisitos para vagas de emprego. Para quem pensa em procurar oportunidades fora do país e conhecer novas culturas também é indispensável. 

Deu para perceber então que aprender idiomas abre muitas portas — além de ajudar na autoestima intelectual! Mas, muitas vezes, o tempo é corrido e aí fica difícil colocar essa tarefa como uma das prioridades ou talvez você não saiba nem por onde começar a aprender. 

A boa notícia é que, com a transformação digital, tudo ficou mais prático, até mesmo aprender um novo idioma. Não precisa mais sair de casa para fazer algum curso, nem ficar preso em várias apostilas — e ainda tem a chance de conversar com nativos do idioma que você está aprendendo do conforto da sua casa. 

Todas essas vantagens podem ser encontradas em aplicativos. Com eles, você estuda pelo seu celular, na hora que quiser e com o método que mais funciona para você. O melhor de tudo é que, tudo isso, na maioria das vezes, é oferecido de forma gratuita e divertida, sem uma forma engessada de ensinar e aprender uma língua estrangeira. 

Para te ajudar, separei os melhores aplicativos para aprender idiomas. Com diferentes métodos e abordagens, você vai até querer aprender mais de um!

Duolingo 

logo do aplicativo Duolingo

Duolingo é um dos aplicativos mais conhecidos quando o assunto é aprender um novo idioma. Com várias opções de idiomas, de maneira bem intuitiva e com uma gamificação, o Duolingo contabiliza seus acertos como forma de passar de nível e você pode até “competir” com um amigo para ver quem estudou mais.

Dentro da plataforma, você tem a opção de começar a aprender a língua do zero ou fazer um teste rápido para saber em que nível de conhecimento você está. A partir daí, as aulas são divididas em categorias como comida, animais, cores e muitos outros. 

No Duolingo você pratica a escrita, escuta e fala. O aplicativo também usa do método de memorização através de cards e da repetição da mesma palavra durante vários exercícios. 

Duolingo é gratuito, mas possui ferramentas pagas dentro do aplicativo e a opção de assinar o Duolingo Plus.

O Duolingo está disponível para Android, iOS e web.

Babbel

Logo do aplicativo Babbel

Babbel é uma plataforma paga com 14 idiomas disponíveis. O curso é todo elaborado por pessoas especialistas em linguística e oferece, como diferencial, a possibilidade de agendar revisão do que foi estudado para fixar o que foi aprendido. 

Dentro do aplicativo, você pode treinar o idioma a partir de diferentes assuntos. A intenção é fazer com que a pessoa aprenda a língua conversando sobre algum assunto que gosta ou tem interesse para não deixar o aprendizado cansativo.

Babbel oferece assinaturas de 3 meses, 6 meses e 1 ano. O app está disponível para Android, iOS e web.

Busuu

Logo do aplicativo Busuu

Busuu oferece 12 idiomas em seu catálogo, um plano de ensino personalizado e, ainda, aulas ao vivo com professores qualificados. O aplicativo também aproveita a ideia de comunidade entre os usuários e a interação entre eles para melhorar a aprendizagem.

Dessa forma, as pessoas estudam o idioma escolhido sozinhas e na hora que quiserem, mas também têm a opção de conversar com outros usuários e se ajudarem nas línguas que estão estudando. 

O aplicativo pode ser utilizado de forma gratuita, embora também possua duas opções de assinatura: Busuu Premium e Busuu Premium Plus. Busuu está disponível para Android, iOS e web.

Cambly

Logo do aplicativo Cambly

Cambly é uma ótima opção para quem quer aprender inglês. O aplicativo disponibiliza aulas de acordo com o seu interesse e seu nível. Assim, você pode aprender o idioma de uma maneira mais direcionada. O acesso à plataforma acontece por meio de assinatura e oferece uma completa imersão no idioma. 

Dentro do Cambly você consegue se preparar para as aulas fazendo as lições do dia e, logo depois, se conectar com professores fluentes em inglês de diversos países do mundo. Dessa forma, você tem contato com o idioma direto com um nativo, com diferentes sotaques, conseguindo fazer uma imersão maior na cultura. 

A plataforma pede que você saiba ao menos o básico do inglês para conseguir se apresentar para os professores. Caso tenha dificuldades com a língua, ao conversar com o professor pelo chat, ainda tem a opção de traduzir a conversa, o que facilita a compreensão. 

Também tem a opção Cambly Kids, especializado no aprendizado das crianças. Cambly está disponível para Android, iOS e web.

Tandem

Logo do aplicativo Tandem

Tandem apresenta-se como uma rede social. No aplicativo de idioma você consegue ver o perfil das pessoas e se conectar com quem tem interesses parecidos com o seu. As conversas podem ser por mensagem escrita, áudio e até ligação por vídeo. 

Por exemplo, alguém quer aprender português e fala francês e se conecta com você que quer aprender francês e fala português. Assim, cada um se ajuda. O interessante disso é poder conhecer melhor expressões e gírias por se tratar de uma conversa mais natural. 

Para garantir a segurança de quem está no aplicativo, todos os perfis são analisados e, se começam a flertar com outras pessoas ou desrespeitam alguém na plataforma, correm risco de serem bloqueados. 

Tandem está disponível para Android, iOS e web.

HelloTalk

Logo do aplicativo HelloTalk

Seguindo uma ideia parecida a do Tandem, o HelloTalk também tem o objetivo de fazer com que você aprenda um idioma a partir de conversa com pessoas ao redor do mundo. Com ele, é possível ter um contato maior com a língua que você quer aprender, pois vai conversar com nativos.

O aplicativo de idiomas ainda tem a ferramenta de tradução, o que facilita a compreensão da língua sem que isso atrapalhe na conversa. Um ponto positivo é que o HelloTalk tem muitos usuários pelo mundo, então sempre vai ter alguém para conversar.

HelloTalk está disponível para Android, iOS e web

BeeLinguapp

Logo do aplicativo BeeLinguapp

Com uma abordagem diferente dos outros aplicativos para aprender idiomas, o BeeLinguapp tem como método ensinar uma nova língua a partir de histórias. A ideia é compreender o idioma e adquirir mais vocabulário lendo um livro e ouvindo audiobooks. 

Dessa forma o estudante pode praticar a leitura ao mesmo tempo que pratica sua escuta do idioma escolhido. Beelinguapp está disponível para Android, iOS e web

Hand Talk

Logo do aplicativo Hand Talk

Libras é uma das línguas oficiais do Brasil, ainda assim, poucas pessoas a dominam. Com intenção de amenizar esse problema de falta de comunicação, surgiu o aplicativo Hand Talk.

O Hand Talk tem a função de traduzir um texto ou um áudio para Libras, portanto, até quem não conhece nada de Língua de Sinais vai conseguir se comunicar sem dificuldade. Além disso, também é possível aprender Libras dentro da plataforma e ter acesso a um dicionário de sinais. 

O aplicativo está disponível para Android e iOS

The ASL App

Logo do aplicativo The ASL App

Muitas pessoas não sabem, mas a linguagem de sinais não é uma língua universal. Sendo assim, cada país tem seus próprios sinais e características ao conversar. 

A ASL é a Língua de Sinais Americana. Então, se você já domina o inglês, uma boa ideia é aprender a língua de sinais para que você consiga se comunicar com o máximo de pessoas possível.

O aplicativo foi desenvolvido por pessoas surdas e oferece mais de 2500 sinais e frases para você aprender ASL. A intenção do aplicativo é fazer com que as pessoas aprendam ASL de forma fácil, acessível e divertida. 

O The ASL App está disponível para Android e iOS.

Outras formas de aprender idiomas

Google Tradutor

Sabemos que o Google Tradutor não é perfeito e pode até mudar o significado de uma frase toda. Entretanto, não dá para negar que ele é uma ótima ajuda, principalmente quando precisamos de uma resposta rápida para uma dúvida. 

O mais recomendado é usar o Google Tradutor sempre com a ideia de que a tradução é muito literal e pode não traduzir da maneira mais correta, embora as IA conversacionais do Google estejam cada vez mais inteligentes. Sabendo disso, o uso dessa ferramenta é muito recomendado para quem quer aprender uma língua estrangeira. 

Mudar as configurações do celular

Passamos a maior parte do dia com o celular na mão. Mesmo sem perceber, o que vemos o dia inteiro causa uma grande influência em como pensamos e entendemos o mundo ao nosso redor. 

Por esse motivo, mudar as configurações do seu celular para o idioma que você está aprendendo pode te ajudar muito a evoluir nos estudos. No começo pode parecer um pouco estranho, mas aos poucos as palavras passam a ser naturais para você, sem precisar de tradução. 

Consumir mais conteúdos da língua que você quer aprender

Um passo muito importante para quem quer aprender um novo idioma, mas que muitas vezes é ignorado, é a imersão na cultura da língua que você está estudando. Por mais que cursos mostrem a forma correta de falar e escrever, assim como no português, muitas coisas mudam entre a linguagem falada no dia a dia e a escrita.

Expressões, piadas, gírias, tudo isso é mais difícil de encontrar nas escolas tradicionais de idiomas. Entretanto, ao assistir um filme, uma série ou até mesmo um vídeo no YouTube, tais palavras e expressões surgem de forma natural e você passa a ter contato com a cultura do idioma, mesmo sem viajar para o país. 

Troque as legendas das séries

Seguindo a mesma ideia de consumir conteúdos com a língua que você está estudando, mudar as legendas também te ajuda a se familiarizar com o que está sendo falado e a forma que é escrito. Sem contar que isso pode te deixar mais confiante, com a sensação de que você já está melhorando a compreensão do idioma. 

Essa dica é aconselhável para quem já sabe o básico do idioma e que consiga também identificar as palavras ao ouví-las em um vídeo. Assim, é possível associar a palavra que você está ouvindo com o que está escrito na legenda, ao invés de fazer o trabalho de traduzir no seu cérebro.

A principal ideia ao aprender uma nova língua é evitar traduzir as palavras. Por exemplo, se você está aprendendo inglês, ao ver uma cadeira você não vai pensar que cadeira se traduz para chair, mas sim que aquele objeto que você está vendo é chair

Games

Já ficou claro que a ideia principal é aprender enquanto se diverte e não tem maneira melhor para isso do que aprender enquanto joga. Muitas pessoas dizem que começaram a ter contato com outros idiomas a partir de jogos e quando perceberam já estavam entendendo as palavras sem muito esforço.

A dica é a mesma que nas anteriores. Deixe o jogo no idioma que você está aprendendo, logo você vai associar a ação ou objeto à palavra do idioma ao invés de traduzir. 

Podcast

Por último, não poderia deixar de falar de podcasts. Um formato prático que permite consumir um conteúdo enquanto faz outras atividades. 

Pode ser um podcast específico para ensinar um idioma, como é o caso dos episódios da Fluency Academy, ou até mesmo um assunto que te interessa, mas na língua que você quer aprender. Por mais que possa ser confuso no início, o importante é sempre se colocar em contato com o idioma.

E então, gostou das dicas e dos aplicativos para aprender idiomas? Conta nos comentários qual aplicativo você já vai baixar e qual dica você vai colocar em prática! Lembre-se de compartilhar esse conteúdo com aquele seu amigo que quer muito aprender um idioma novo, mas não sabe por onde começar!

Tópicos

Uma resposta

  1. Já utilizo o Duolingo, mas achei interessante o hello talvez, tandem e hand talvez, não conhecia. Vou testar esses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas