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Mobile Marketing, como e por que adotá-lo

O mobile marketing tem ganhado cada vez mais destaque. Isso pelo fato do número de celulares, em outubro de 2016, ter atingido a marca de 247,5 milhões, segundo a Teleco.

Percebemos que cada vez mais nossos amigos e familiares usam smartphones. Podemos acompanhá-los através do Facebook, Instagram, Snapchat, dentre vários outros aplicativos.

Os consumidores também têm mudado seus hábitos de consumo e seguido essa tendência. O número de brasileiros que faz compras on-line semanalmente cresceu 25%, enquanto os que usam dispositivos móveis cresceram 82%.

Os especialistas em marketing tem mudado sua maneira de atingir seu público alvo, procurando incorporar em suas estratégias os dispositivos móveis.

Assim nasce o chamado mobile marketing.

Mobile marketing e sua marca

O número de usuários de dispositivos móveis cresceu nos últimos anos e eles se tornaram essenciais em nossa vida. Sempre que vamos sair de casa um dos primeiros itens que conferimos, senão o primeiro, é se pegamos nosso celular.

Com a rede de dados móveis e diversos estabelecimentos que disponibilizam wi-fi gratuito, estamos conectados praticamente o tempo todo. Devido à grande usabilidade pelos consumidores, as empresas viram a necessidade de se aproximarem de seus públicos utilizando os dispositivos mobile.

O mobile marketing foi a maneira encontrada para se aproximar do público alvo, fortalecer a marca no mercado e até utilizar esses dispositivos para aumentar as vendas. Essa aproximação utiliza as funcionalidades de dispositivos móveis, como localização, notificações push, entre outras, para aumentar o contato da marca com o usuário.

Como adotar uma estratégia de mobile marketing

Muitos não sabem por onde começar para se adotar um boa estratégia de mobile marketing. Listaremos algumas maneiras para ajudá-los.

Criar um site voltado para mobile

O primeiro passo a ser tomado é a criação de um site que seja perfeitamente acessado em dispositivos móveis.

Sites responsivos, que se adaptam ao tamanho da tela, ou sites mobile, que são construídos exclusivamente para serem acessados em celulares, são um requisito para o mobile marketing.

Esse site também será importante para sua estratégia de marketing digital, pois o Google prioriza os sites que se adaptam para os dispositivos móveis, chamados “mobile-friendly”.

SMS

A maneira mais antiga utilizada para o mobile marketing, as mensagens de texto são uma ferramenta excelente para estratégias de mobile marketing. As mensagens podem conter várias informações, desde promoções de produtos até lembretes de datas de pagamento.

O SMS marketing apresenta diversas vantagens, como uma taxa de leitura de 98%, tempo de visualização de 90 segundos e objetividade.

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Para criar um banco de dados com os números de celular que receberão as mensagens, são necessários formulários, que podem ser colocados em seu site, até algumas informações como interesses de cada um, para criar campanhas personalizadas para cada grupo de pessoas.

Bluetooth marketing

Esse tipo de marketing necessita do auxílio de pequenos dispositivos, como os beacons, para que funcione. Esses aparelhos devem estar no estabelecimento e emitem um sinal que é recebido pelo bluetooth do usuário.

o usuário pode receber promoções, lista de produtos do estabelecimento, arquivos de vídeo e áudio. Porém o alcance é pequeno e o estabelecimento deve alertar para que os usuários liguem o bluetooth para que funcione.

É uma excelente maneira de fazer mobile marketing em lojas físicas, tendo um baixo custo de aquisição e programação do aparelho.

QR code

Os QR codes são bastante utilizados atualmente. São aqueles códigos 2D que podem ser traduzidos pela câmera do celular, com a ajuda de aplicativos. Quando o código é traduzido, seu usuário é redirecionado para uma página que você escolheu.

Pode ser utilizado para validação, como no WhatsApp Web, para redirecionamento à uma página com um código promocional, um catálogo de serviços ou um manual de uso.

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O QR code pode estar em um panfleto da sua loja, em um e-mail ou em um adesivo no seu estabelecimento. Basta colocá-lo em um local que tenha visibilidade para o usuário.

Redes sociais

As redes sociais apresentam uma grande integração com os dispositivos mobile.

De acordo com a pesquisa digital da We Are Social, 45% da população ativa no Brasil utiliza as redes sociais.

Utilizá-las para o marketing já é feito por muitas empresas, e é uma grande aliada para as estratégias mobile.

Promoções, descontos, ofertas do dia, tudo isso pode ser oferecida pelas redes sociais e direcionar o cliente para uma página especial.

Pela grande taxa de utilização, essas plataformas não pode ser deixadas de fora de qualquer estratégia de marketing.

Mobile marketing e a experiência do usuário

O objetivo de utilizar essas ferramentas não é só divulgar a marca, é oferecer  uma excelente experiência para o usuário e uma sensação de exclusividade.

Ao mandar uma SMS, tenha certeza que o conteúdo é de interesse daquele segmento ao qual aquela pessoa pertence. Não adianta enviar informações sobre carros para alguém que queira saber sobre futebol.

Tenha certeza que aquele QR code vai agregar valor para o usuário, de acordo com o local onde o posiciona. Como na caixa de um produto que leve a um vídeo tutorial de como instalá-lo.

As informações enviadas por bluetooth também devem auxiliar as pessoas a encontrarem o que desejam em uma loja, como ao passarem próximas a uma promoção elas receberem uma notificação.

E é claro, só forneça esses conteúdos para quem tenha demonstrado interesse em recebê-los. Deixe uma caixa em destaque no formulário para quem quiser preenchê-la.

Lembrando sempre da honestidade e veracidade das informações. Não ofereça o que você não cumprir, isso deixará seu usuário frustrado.

Estratégia de marketing e mobile marketing

Traçar uma estratégia de marketing que seja clara e agregue valor ao usuário é muito importante.

Lembrar de integrar a área virtual com a forma física é a melhor maneira de gerar os resultados esperados para o seu negócio. Na hora de traçar essas estratégias lembre-se do mobile marketing.

Como mostramos nesse post, os números de usuários de dispositivos mobile são muito expressivos e o mobile marketing, se bem realizado, pode trazer excelentes resultados para sua empresa.


  • Daniel Madureira
  • Gerente de marketing
  • Mineiro de Divinópolis, amante do futebol e cruzeirense apaixonado. Adorador de tecnologia e marketing digital. Graduando em Engenharia de Produção. Gosta de uma boa resenha e de contos medievais nas horas vagas. Quem tiver interesse em saber mais é só seguir no Instagram @danielmadureira94

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