Quais são as áreas para aplicar a transformação digital em sua empresa?

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

A transformação digital é o processo em que as empresas utilizam da tecnologia para atualizar o seu negócio, ampliar a fatia de mercado e otimizar os resultados. Este conceito gera uma grande mudança, tanto internamente quanto externamente.

O cenário de pandemia do novo coronavírus trouxe preocupações e mudanças evidentes em diversas áreas do mercado. Embora a Saúde e a Economia sejam as áreas mais afetadas, os impactos se estendem para diversos setores, ocasionando no aceleramento da transformação digital nas empresas.

A transformação digital nas empresas, que antes era apenas um futuro não muito distante, tornou-se realidade, obrigando muitas organizações a se adaptarem para continuarem vivas. 

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria KPMG, 67% dos executivos entrevistados afirmaram que a digitalização das operações teve avanços que colocaram o negócio meses e até anos à frente do que eles esperavam. 

Em um momento com tantas incertezas, a pergunta que se repete é: e depois? O que esperar do cenário comercial pós pandemia? Uma coisa é certa: você precisa aplicar a transformação digital na sua empresa. Por isso veja a seguir quais áreas você pode começar a transformação digital.

O que é transformação digital?

A transformação digital é um processo no qual as empresas utilizam do que há de mais tecnológico na atualidade para modificar seu produto, aumentar sua produtividade e potencializar os seus resultados. 

Quando uma empresa opta pela transformação digital a ideia é maximizar os resultados. Por isso, essa transformação exige uma mudança na gestão do negócio, na cultura organizacional e principalmente uma mudança estrutural dentro da organização, inserindo a tecnologia como um pilar essencial.

De forma geral, podemos dizer que a transformação digital é o uso da tecnologia para melhorar o desempenho e o alcance das empresas. 

3 motivos para aplicar a transformação digital nas empresas

Uma organização pode querer implantar a transformação digital por vários motivos. Mas, com certeza, uma motivação que fará parte da decisão de qualquer empresa diz respeito à sobrevivência. A transformação digital não é um conceito para o futuro, e sim para o agora. 

Confira os principais benefícios da transformação digital nas empresas.

Redução dos custos 

Ainda que a transformação digital exija investimentos financeiros que possam parecer altos num primeiro momento, o custo-benefício é extremamente válido. 

Investir em transformação digital faz com que o seu negócio consiga automatizar diversos processos. Como exemplo, podemos citar a substituição dos servidores locais para os serviços de cloud.  

Também é possível reduzir os gastos trabalhistas através do outsourcing de TI, uma possibilidade que, além da redução de custos, aumenta o foco no core business do seu negócio. 

Vale lembrar que a transformação digital nas empresas não é só sobre o setor de TI, e sim como a tecnologia agrega nos demais setores empresariais.

Equipes e processos mais eficientes

Ao investir em transformação digital na sua empresa e transformar os processos analógicos em digitais, você facilita a gestão e o controle de todas as atividades e práticas internas.

Dessa forma, é possível reduzir atritos e gargalos na execução dos projetos e serviços, localizando as falhas que precisam ser corrigidas.

A transformação digital também traz inovação na forma como as decisões são tomadas em seu negócio, contribuindo para uma gestão mais eficiente e assertiva. 

Leia também: Gestão de equipes remotas de Outsourcing de TI

Criar ótimas experiências para os clientes

Você pode estar se perguntando o que tem a ver a adoção da transformação digital na empresa com a experiência do meu cliente? Tudo!

Hoje em dia, as interações entre empresas e clientes muitas das vezes acontecem de forma online. E isso é uma vantagem já que conseguimos extrair dados importantes desse relacionamento digital para mapear a jornada do cliente. 

Desta maneira, os dados permitem um melhor conhecimento sobre sua persona e, assim, desenvolver estratégias de marketing e relacionamento totalmente personalizadas.

Existem inúmeros benefícios quando a transformação digital é aplicada em uma organização. O Importante é nunca se esquecer que o centro da transformação é o cliente!

Veja também: o mundo digital favorece empresas e clientes 

Principais áreas para aplicar a transformação digital em sua empresa

Aqui estão as áreas da sua empresa que você deve ter atenção quando o assunto é transformação digital. 

Saiba mais: A transformação digital do Magalu  

Área da informação

O uso de dados proporciona uma melhor visibilidade dos processos e resultados de uma organização. Por isso os dados de todas as fontes novas e existentes devem ser integrados e consistentes.

Para conseguir isso, uma organização precisa ter sua arquitetura de informação modelada e conectada. Sendo assim, é fundamental a aplicação do big data e tecnologias analíticas em todas informações relacionadas a clientes, mercado, serviços, produtos, ativos físicos e experiências de negócios. 

A transformação digital nesse setor contribui para a maximização da receita e torna o processo de tomada de decisão mais impactante.

Neste cenário de dados, encontramos nomes como Data Science, Business Intelligence, Performance Marketing, Growth Hacking, People Analytics e muitas outras áreas que têm crescido muito nas empresa — todas relacionadas ao uso e análise de dados para embasar ações e decisões inteligentes nos negócios.

Experiência do usuário

Transformar a experiência do usuário é o aspecto mais visível das iniciativas de transformação digital nas empresas. O investimento nessa área melhora o conhecimento sobre os clientes, aumenta receita e facilita o mapeamento da jornada do cliente.

Para transformar a experiência do usuário, antes de tudo, é necessário que seja feita a melhoria dos pontos de interação com o cliente, visto que a demanda é por cada vez mais respostas em tempo real.

Quando falamos em pontos de interação com o cliente, o foco principal é o mobile, um dos pontos-chave no processo de transformação digital dentro da experiência do usuário. De acordo com o relatório móvel global, Mobile Globe Report, os usuários têm passado mais tempo conectados à internet a partir dos seus celulares do que em outros tipos de mídias.

 A utilização de dispositivos móveis no atendimento ao cliente impulsiona a produtividade através da interação com agilidade. Por isso, é fundamental criar um aplicativo para seu negócio, além de aprimorar a experiência mobile para melhorias no relacionamento entre vendedores e clientes.

Se você pretende começar a transformação digital na sua empresa pela área de experiência do usuário, invista em um aplicativo móvel, mas não se esqueça que o uso de dados, melhoria de processos e presença digital são fatores indispensáveis para a transformação desta área. 

Leia também: Transformação digital: aplicativos mobile, a porta de entrada  

Força de trabalho

A transformação digital provoca grandes impactos na força de trabalho de uma empresa, uma vez que a tecnologia começa a ser utilizada para diversas tarefas que antes eram realizadas por pessoas.

A transformação digital na força de trabalho envolve a adoção de tecnologias que facilitem o trabalho de gestão e que também mudem a forma como o negócio funciona. A integração entre diferentes aparelhos e setores é cada vez mais importante para melhorar o desempenho dos processos internos.

Além disso, essa transformação envolve uma mudança na forma como os gestores pensam os processos em si. Tarefas que tradicionalmente dependem de avaliação humana, como desenvolvimento de sistemas, podem ser parcial ou totalmente automatizadas.

Como exemplo, podemos citar a terceirização de TI, serviço que tem sido uma das principais tendências de investimentos nos últimos anos. As suas vantagens vão da redução de custos até a produtividade e aproveitamento da equipe. 

Empresas como Natura, Whatsapp, Slack, Kumon, Google e Burger King, são exemplos reais que já tiveram seus times de tecnologia terceirizados. Isso demonstra a eficiência e qualidade desse serviço, que tem grandes projeções de crescimento para os próximos anos.

Além da terceirização do trabalho, precisamos ficar de olho nas novas tecnologias que dão mais opções à execução de processos internos, como o cloud computing, big data, internet of things, realidade virtual, inteligência artificial e muitas outras coisas que estão por vir. 

Veja também: Outsourcing de desenvolvimento de software

Comece a Transformação Digital na sua empresa hoje mesmo!

Agora que você entende melhor o que é a transformação digital nas empresas, quais os benefícios e quais as principais áreas ela pode ser aplicada ao seu negócio, é hora de inovar e começar a aplicar este conceito na sua organização. 

A transformação digital é uma realidade que vai influenciar cada vez mais o mercado pós-pandemia. Como vimos, aplicativos podem ser a porta de entrada para a transformação digital. Por isso, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a dar o primeiro passo rumo à transformação digital da sua empresa.

Tópicos

Post relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas