O que são Produtos Digitais ou Infoprodutos? Conheça os novos queridinhos do mercado.

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Se você está lendo este artigo, você já consumiu um produto digital. Mas relaxa, esse aqui não tem custo algum. 

Sou capaz de apostar que durante os últimos meses você pelo menos pensou em fazer um curso online. Se não, talvez quis comprar um ebook. Independente de qual fosse sua vontade, existem diversos produtos digitais disponíveis na internet para te informar sobre todo tipo de assunto.

Os produtos digitais reafirmam ainda mais o processo de transformação digital. Mas, afinal, o que são eles? Para que servem e como produzir um? Confira a seguir as respostas para suas principais dúvidas!

O que são produtos digitais?

Produtos digitais são materiais que dispensam logísticas de entrega ou formas físicas. São inteiramente digitais e podem ser consumidos on e off-line, a depender do seu tipo. Ebooks, cursos on-line e aplicativos são exemplos destes infoprodutos. 

Vamos imaginar o seguinte cenário: existe um assunto muito interessante que você domina e acredita que outras pessoas possam se interessar no que você tem a dizer. Agora imagine que você possa utilizar este conhecimento para gerar lucro e distribuir informações ao mesmo tempo. É neste contexto que surgiram os produtos digitais.

Em 2020 o consumo destes materiais aumentou exponencialmente. Diversas pessoas precisaram se adaptar ao isolamento. Algumas delas, que podiam estar em casa, optaram por desenvolver novas habilidades. Seja para crescimento profissional, seja para alívio mental. Essa mudança tem impacto no cenário dos aplicativos.

Como revela um estudo levantado pela Udemy, o número de matrículas em cursos aumentou em 425% no ano passado. Desta porcentagem, grande parte se interessou em aprender mais sobre negócios e marketing. Isto revela a preocupação em utilizar produtos digitais como meio de informação para empreender na pandemia. 

Quais são os principais produtos digitais?

Ebooks

Os Ebooks nada mais são que livros digitais. Em geral, costumam ser materiais ricos em informação e ensinam sobre, ou como, fazer algo.

Veja um exemplo:

Ebook como fazer um aplicativo tipo Uber

Assim, quem possui uma clínica de nutrição, por exemplo, pode fazer um Ebook explicando como uma alimentação balanceada interfere na saúde mental. Ou então, pode explicar com passos e informações como fazer para montar suas refeições da forma ideal.

Ebooks estão sendo cada vez mais consumidos e também funcionam como material de estratégia de marketing digital. Você pode escolher vendê-lo como infoproduto, mas também pode disponibilizá-lo gratuitamente em troca de e-mails que futuramente possam ser utilizados para envio de promoções e informações sobre seu negócio.

Ambas as formas chegam ao mesmo ponto: gerar lucro

Cursos online

Os cursos online têm um objetivo ainda maior em ensinar. É possível encontrar todo tipo de curso distribuído em diferentes plataformas. 

No caso deste produto digital, ele é ofertado em uma série de vídeos gravados e oferecem certificação ao final. Para quem deseja complementar o currículo e desenvolver novas habilidades, é um ótimo material. 

Já para quem produz, os cursos online podem ser uma boa opção para empresas e pessoas de nichos específicos que entendem do assunto e têm o que ensinar. Assim, um ilustrador experiente pode gravar seus vídeos, separá-los em módulos e disponibilizá-los na internet para que outras pessoas aprendam a ilustrar. 

Ao fazer isso, o ilustrador está aumentando sua renda e sua autoridade, contribuindo para a construção da coluna de ativos.

Confira locais onde você pode encontrar um curso para iniciar ou publicar o seu:

  • Udemy: a Udemy é uma plataforma que disponibiliza diversos cursos de diferentes assuntos. Os preços de cada um podem variar e se você tem interesse em disponibilizar seu próprio curso, pode fazer isso através do site;
  • Hotmart: na Hotmart você não somente encontra e publica cursos, como também qualquer outro produto digital. O site é especializado no assunto e é uma ótima opção;
  • Domestika: na domestika você encontra uma grande variedade de cursos.Se você tem interesse artístico, em marketing ou negócios, é lá onde você irá encontrar diversos temas interessantes;
  • Sympla: a Sympla é a mais nova a entrar no ramo de cursos, mas já conta com um bom catálogo. No site, podemos encontrar assuntos mais nichados e específicos, além de webinários. Na Sympla, você também tem a oportunidade de disponibilizar seu material e criar eventos online.

Webinários

Os webinários têm uma estrutura similar a eventos e seminários, porém são adaptados para o ambiente digital.

Se você é empreendedor e quer fazer um webinário sobre negócios, uma ótima ideia é apostar em lives e convidar outras pessoas do ramo para falar sobre o assunto. Ao contrário dos cursos, eles costumam ser feitos em menos vídeos, podendo acontecer mais de uma edição. 

Materiais diversos

Se você curte organização financeira ou organização de rotina, talvez já tenha esbarrado por aí com materiais prontos para download. Dentre estes materiais, podem ser conferidos tabelas de autogestão, templates, checklists, planilhas de excel que te ajudem a controlar os gastos ou coisas do tipo.

Agora, se o assunto é rede social e marketing, por exemplo, você consegue encontrar diversos materiais de organização de horários e calendários de postagens. 

Estes materiais diversos são infoprodutos que também possuem um grande volume de busca. Eles têm como característica a praticidade e a ajuda na rotina diária de quem os consome. 

Aplicativos

Chegamos ao produto digital mais utilizado de todos os tempos. Os aplicativos surgiram para facilitar o cotidiano das pessoas. Bastam poucos cliques para fazer download de um app que te ajude a alugar uma casa, pedir um transporte ou comprar algum item. 

Os aplicativos de conteúdo como Sparkle, Spotify e clubhouse se encaixam na categoria de infoproduto, o que justifica eles aparecerem nessa lista.

Mas e aí, você sabe como criar aplicativos? Eles têm uma produção diferente dos demais produtos e necessitam de uma atenção especial para que sejam úteis e os usuários tenham uma boa experiência ao utilizá-los. 

Dentre todos os infoprodutos, o aplicativo seria o mais difícil de produzir. Seria mesmo, porque a Usemobile facilita a criação dos apps ao oferecer este serviço com qualidade, desde o planejamento até o lançamento nas lojas de aplicativos.

Ah, e se você não tem uma empresa, mas tem alguma necessidade que possa ser facilitada por um aplicativo, conte aqui nos comentários. Quem sabe um app desses passe a existir? 

Como criar um produto digital?

A criação de cada produto digital vai variar de acordo com seu formato de apresentação. Um ebook pode ser disponibilizado em formato PDF. Já um curso, por exemplo, precisa ser disponibilizado em formato de vídeo.

Cada um possui estratégias de produção e publicação diferentes, que devem ser levadas em consideração na hora do planejamento. 

Vale pensar: se você pretende vender um curso, você irá gravá-lo com uma qualidade bacana? O cenário é estimulante? Se não, isso vai interferir na decisão de compra do possível aluno? 

De qualquer forma, quem deseja criar um novo produto digital pode fazer por conta própria ou contratar empresas especializadas naquele produto em específico. 

Se você está interessado, confira alguns artigos que podem te ajudar:

Infoproduto pronto, e agora? 

Com seu infoproduto pronto, você deve pensar em formas de registrá-lo e confirmar sua autoria.  É um passo muito importante para garantir que você tenha total domínio sobre sua produção. Mas, além disso, é importante focar em estratégias de divulgação e atração de clientes.

Veja:

Escolha onde será disponibilizado seu produto digital!

Existem sites específicos para a disponibilização de infoprodutos. Alguns deles ajudam na divulgação e possuem esquemas de organização que estimulam os clientes a encontrarem seu material. 

Mas atenção, essas empresas costumam cobrar uma taxa de serviço que varia de um local para outro. Uma outra opção é criar sua própria landing page para disponibilizar o infoproduto.

Como vai funcionar a venda?

Você já pensou em como a arrecadação vai ser feita? O produto vai ser vendido por intermédio de alguma plataforma? É importante se atentar a este ponto, pois você pode precisar emitir cupons fiscais e licenças para venda, podendo necessitar, também, de documentação.

Importante: Não esqueça de verificar se a precificação está condizente. Leve em consideração seus investimentos, o preço da concorrência, a qualidade do produto e a projeção de vendas. Se possível, faça promoções esporádicas.

Como vai ser a divulgação?  

Existem diversas formas de divulgar seu produto digital. Têm as redes sociais, disparos de e-mail marketing, blogs, entre outras. Mas, independente de qual seja o meio de divulgação pense nos seguintes aspectos:

  • Qual é o público alvo do meu infoproduto?

Tente chegar o mais próximo ao grupo de clientes ideais para o seu produto, tenha em mente sua faixa etária, seus gostos e necessidades. Se possível, realize pesquisas para obter estes dados. 

  • Como atingir o público alvo?

Para sua divulgação atingir seu público alvo, você deve saber interagir com ele. Exemplo: Tenho uma empresa de Marketing e quero vender um curso sobre estratégias de redação para o ENEM. Em sua maioria, os inscritos são jovens entre 15 e 24 anos. Onde esses jovens costumam estar? Em quais redes sociais? O que eles curtem nessas redes? 

Se eles gostam muito de vídeos engraçados, que tal fazer um Tiktok humorado sobre situações ao escrever uma redação? Utilize o tom certo, no canal certo, que é sucesso!

  • Fique de olho os resultados

A mensuração dos resultados da sua divulgação são uma ótima forma de entender se as ações estão sendo assertivas e como direcionar as próximas estratégias. 

Veja se as métricas do blog estão legais, os alcances de postagens das redes sociais estão tendo um bom desempenho? Se sim, converteu em alguma venda? Converteu? Demais!

Parabéns, agora você pode ter um produto digital de sucesso! 

Certo, agora que você sabe como funcionam os produtos digitais, vai arriscar criar o seu? 

Ah, não se esqueça, no caso de um aplicativo, chama a gente que te ajudamos na missão! É só solicitar um orçamento.

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