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7 características de um aplicativo de sucesso

O mercado de aplicativos para dispositivos eletrônicos cresce em grande escala. Quando olhamos para os usuários de internet e que utilizam esses mecanismos, vemos que o Brasil possui cerca de 85 milhões de usuários ativos. Esses dados mostram que o mercado pode ser uma ótima oportunidade de investimento. Sendo assim vamos te ajudar a obter um bom resultado na produção de um aplicativo de sucesso.

E as estatísticas podem ser ainda melhores. Segundo um estudo realizado pela Avazu com foco em tecnologia digital no Brasil, quando se trata de procurar informações, acessar arquivos ou se comunicar, 64% dos brasileiros usam aplicativos móveis.

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Outro aspecto relevante é pensar em como o consumo de notícias e a realização de tarefas ganham outra forma quando levamos em consideração as novas tecnologias. Atualmente, os usuários passam 60,3 minutos por dia em apps para celular. Além de fatores como comodidade e facilidade, os aplicativos de sucesso nos possibilitam otimizar tempo com transporte, saúde, educação e muito mais.

Investir nesse ramo de tecnologia realmente pode ser uma opção rentável. Porém, para que se consiga alcançar determinados objetivos é preciso estudo, dedicação, uma boa empresa e algumas dicas. E são sobre esses pontos que nós da Usemobile iremos te ajudar.

Confira agora 7 características de um aplicativo de sucesso.

Para se inserir nesse mercado de aplicativos de sucesso é necessário antes algumas perguntas. Elas servem de norte para se planejar o seu produto. Nesse sentido podemos começar com: por quê quero construir um aplicativo?

As respostas podem variar entre: querer seguir o fluxo positivo que a criação de aplicativos está trazendo para seus desenvolvedores, ter um problema que sabe que pode resolver, conhecer pessoas com problemas que podem ser solucionados com o aplicativo, entre outras.

Aplicativo de Sucesso

A resposta para essa pergunta irá determinar se seu aplicativo terá sucesso ou não. Para ajudar nesse processo, enumeramos 8 características de um aplicativo de sucesso.

1. Ter uma ideia ou um problema a ser resolvido

A maioria dos aplicativos além de otimizar o tempo das pessoas ainda as ajuda a resolver problemas rotineiros. Caso você queira começar a investir nesse mercado e não sabe por onde começar, esse é um bom ponto de partida. Pense em quais atividades você pode ajudar a resolver.

Os empreendedores bem-sucedidos desenvolveram ideias para solucionar problemas diários de maneiras que ninguém poderia ter imaginado. Sendo assim, procure problemas de sua vida diária ou das pessoas com quem você convive e liste cada um deles. Através dessa lista, pense em aplicativos que poderão solucioná-los, e por fim, escolha aquele que seria mais útil e diferenciado.

2. Defina as características do aplicativo de sucesso e suas reais necessidades

Um dos modos mais eficazes para saber se eu aplicativo de sucesso é realmente bom é saber o interesse das pessoas por ele. Para medir esse dado é possível utilizar a ferramenta do Google, Keyword Planner. O objetivo é definir seu público alvo e saber se esses indivíduos procuram pelo aplicativo que você pretende oferecer.

Além disso, é importante identificar quais pessoas e porque elas querem utilizar o aplicativo. Unindo essas informações você poderá já pensar em sua estratégia de marketing e como divulgar seu aplicativo de sucesso. Esse é o primeiro momento para detalhar os recursos básicos do seu produto em um documento, ou até desenhar a parte visual para identificar como o aplicativo será organizado. Ou seja, escreva todas as funcionalidades que você deseja que ele tenha. Nesse caso você pode usar também aspectos do design que deseja usar.

Se você não sabe exatamente quais funções utilize nossa calculadora de aplicativos. Ela pode servir de norte para que você molde o seu aplicativo de sucesso da melhor forma possível.

Calculadora

3. Design em primeiro lugar

Falando em design, o layout do seu aplicativo de sucesso é um dos pontos mais importantes. Dependendo das suas escolhas ele pode ajudar ou atrapalhar o usuário em sua utilização.

O design do aplicativo não é somente a sua aparência, mas a principal informação. É a partir dele que o utilizador irá obter sua experiência com o aplicativo. E esse é um dos motivos que se deve pensar em um desenho atraente, simples e intuitivo para o seu consumidor.

Design

Segundo a Gerente de Produtos da Google Play, Ellie Powers, “O aplicativo precisa ser bonito, fácil de usar, com um ótimo design, e também ser muito confiável, que não trave e não acabe com os dados ou a bateria dos usuários”. Ou seja, a partir dessa característica seu app pode dar um grande avanço para ser um aplicativo de sucesso, ou não.

Aposto que você já começou a pensar nas cores e formas do seu aplicativo de sucesso, não é mesmo? Estou super curiosa para saber, conta pra mim nos comentários quem sabe eu não posso te ajudar 😉

4. Contrate um designer/programador profissional

Já percebemos que o design de um app é completamente essencial para que ele seja bem aceito pelo público. Nesse sentido, caso você não seja bom em designer ou não seja um desenvolvedor, procure uma empresa de desenvolvimento que tenha um grande talento em design e uma equipe de desenvolvedores que seja confiável.

Você deve pensar que a empresa tem que oferecer e ser capaz de realizar todas as opções que você deseja para o seu app. Todo cuidado na hora de escolher a empresa desenvolvedora é pouco. Nós da Usemobile prezamos sempre pelo melhor para nossos clientes e parceiros, afinal de contas é nossa reputação que está em jogo. Se ficou interessado é só pedir um orçamento, teremos muito prazer em ajudá-lo.

5. Integre ferramentas de análise

Ferramentas de análise ajudam a verificar a quantidade de downloads, o interesse por parte dos usuários e a taxa de retenção obtida pelo seu aplicativo. Certifique-se de usar ferramentas como o Flurry, que está disponível gratuitamente. Ele irá te ajudar a medir o uso do aplicativo, potenciais problemas, medir o desenvolvimento geral e a experiência de uso de sua criação.

Ferramentas

Outra plataforma muito eficaz para análise de usuários é o Mixpanel, que permite medir o que as pessoas estão fazendo em seu app e como elas estão envolvidas, com o diferencial de ter análises de dados em tempo real.

Obter esses dados podem te ajudar no desenvolvimento de versões atualizadas e trilhar o caminho para que seu aplicativo de sucesso obtenha ainda mais visibilidade. Além de saber se seu público está gostando do seu app.

Você já utilizou alguma dessas ferramentas? Conta pra gente sua experiência!

6. Aposte no marketing

Há um universo de aplicativos ao alcance das pessoas, por isso é preciso oferecer serviços com algum tipo de diferencial que faça com que o público alvo tome conhecimento do seu app. O investimento em comunicação para divulgar seu aplicativo deve estar previsto no plano de negócio. Nesse sentido, é possível explorar as técnicas de ASO. Elas são basicamente dicas que farão com que seu aplicativo de sucesso fique bem rankeado nas apps store.

Marketing

Sem dúvidas, para ter um aplicativo de sucesso, é preciso abusar na divulgação em redes sociais. Para isso, você pode utilizar o PontoFollow, um recurso que aumenta a visibilidade das suas postagens no Instagram, direcionando as campanhas para o público alvo, com foco nas palavras-chave, localização e perfis de interesse.

Vale lembrar que as notas dos usuários nas lojas de aplicativos também são muito importantes para ajudar na sua disseminação.

7. Procure sempre ter feedback

Feedback

Melhorias e mudanças devem ser constantes no seu aplicativo, por isso é importante estar atento ao feedback dos usuários. Em caso de erros ou sugestões simples de serem implementadas, improvise soluções para aumentar a qualificação da sua ferramenta nas lojas de aplicativos.

Bom essas são apenas algumas características para se ter um aplicativo de sucesso. Seguindo essas dicas você poderá se orientar de maneira a conseguir atrair seu público e conseguir muita visibilidade. Agora que você já está bem informado que tal colocar suas ideias em prática? Mande um e-mail para a equipe da Usemobile e se surpreenda com seu próprio aplicativo.


  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.