O que sua empresa está perdendo sem um aplicativo!

Graças ao avanço da tecnologia, atualmente o acesso a informação está cada vez mais fácil. Existem vários meios para que sua empresa consiga atingir o público, como um website, um aplicativo, o marketing tradicional, entre outros.

O marketing digital tem ganho grande destaque nesse cenário, por ser um meio de marketing completamente mensurável e efetivo. É nítido que, nesse cenário, os acessos por dispositivos móveis têm um grande destaque. Segundo o Smart Insights, a utilização de dispositivos móveis ultrapassou o uso de desktop em 2014. As pessoas que acessam a internet por dispositivos móveis passam 90% do tempo em um App.

Com a importância desses números, traremos alguns pontos do que sua empresa está perdendo sem um aplicativo.

1 – Aumento das vendas

Ter um novo canal de vendas exclusivo onde através dele você poderia estar aumentando os ganhos da sua empresa. Este pode ser bem significativo dependendo do quão grande é seu público.

Com promoções, descontos e notificações push, você é capaz de motivar os clientes para comprar de você. Você pode contatar diretamente todos os usuários que já instalaram seu aplicativo. Por exemplo, uma empresa pode enviar uma oferta especial para os consumidores próximos a sua loja ou escritório com a ajuda da geolocalização.

2 – Construção de uma audiência

Com um app, você é capaz de estabelecer um relacionamento com seus clientes não importando onde eles estejam. As pessoas não precisarão lembrar seu endereço real ou virtual, nem mesmo precisarão buscar no Google por sua empresa, você estará presente nos celulares dos seus clientes.

A cada novo usuário que instalou seu aplicativo mobile, entrou no seu espaço de informações. Portanto, vale a pena usar vários métodos para aumentar o número de instalações.

Por exemplo, você pode oferecer bônus e descontos em troca. Além disso, com um aplicativo e um site você será capaz de sugerir o app a todos que acessarem o site pelo celular. Assim, construindo uma audiência muito maior e fiel.

3 – Canais de comunicação e marketing

Aplicativos mobile são capazes de atrair a atenção para a sua marca através de campanhas de marketing. Dessa forma, você expande o público potencial e desenvolve relações com seu clientes.

De fato, lançar seu próprio aplicativo é uma etapa de publicidade, pois permite que você use outras ferramentas de marketing. Por exemplo, você pode publicar notícias sobre recursos relevantes ou enviar comunicados à imprensa.

4 – Otimizar os processos da sua empresa

Você pode criar um aplicativo para as interações dos funcionários, bem como você pode monitorar e administrar qualquer processo, trocar arquivos e dados, e agregar tudo a certas estatísticas, esses são só alguns exemplos. Aplicativos mobile podem vir a ser ótimas ferramentas para organização e automação de diversas tarefas dentro da empresa.

Criar produtos direcionados exclusivamente para uso dentro da própria empresa é uma prática bastante comum. Dessa forma, por exemplo, você pode garantir uma interação ininterrupta entre os funcionários, independentemente de seus locais atuais.

5 – Construa a lealdade do cliente

Permitir que os clientes reservem uma mesa, peçam comida ou paguem pelo pedido usando o aplicativo em seu smartphone, a empresa obtém uma ferramenta poderosa para aumentar a fidelidade. Integre programas de fidelidade ao aplicativo e compartilhe promoções, descontos ou bônus úteis com os clientes.

Você pode aproveitar ao máximo as ferramentas de personalização enviando notificações push sobre novas promoções e descontos. Você pode oferecer aos usuários que instalaram o aplicativo acesso a ofertas exclusivas e bônus especiais.

Se as pessoas desejam saber informações adicionais sobre sua empresa, ou produtos e serviços que você oferece, eles possuem acesso 24 horas por dia, 7 dias na semana. Essa interação constante aumenta a lealdade.

6 – Fonte de Dados

Utilizando um aplicativo, você poderá coletar diversos dados muito útil para análises futuras. Por exemplo, você consegue facilmente saber qual é o produto mais comprado por seus clientes. Além disso, você consegue saber quanto tempo eles passam no seu aplicativo, qual média de retenção de usuários.

Com dados de geolocalização você consegue segmentar anúncios online aumentando a efetividade das suas campanhas de marketing, isso e muitas outras estatísticas que, sem dúvida, irão ajudar a crescer a sua empresa.

O que uma empresa deve considerar ao criar um aplicativo?

Essa ferramenta não será muito útil para todos, mas existem nichos para os quais o mercado móvel é especialmente promissor. As empresas que trabalham nesses campos devem pensar em desenvolver o aplicativo primeiro:

  • Turismo – busca de hotéis e resorts, reserva de passagens, mapas interativos;
  • Medicina – consultas, reserva de consultas médicas on-line, ligar para um médico;
  • Negócio de automóveis – aluguer, reparação e manutenção;
  • Restaurantes, cafés, etc. – promoções, menus, pedidos de entrega;
  • Instalações de entretenimento e lazer – vários clubes;
  • Indústria da beleza – marcar encontro com especialistas, listas de preços interativas, informações sobre serviços;
  • Serviços de entrega e lojas – catálogos de produtos, pedidos, preços;
  • Fitness e beleza – agenda, registro on-line, resenhas;
  • Quase todas as empresas que operam no setor de serviços.

Se você é o proprietário de uma empresa que trabalha em qualquer um desses nichos, você pode experimentar todas as vantagens listadas neste artigo simplesmente por ter um aplicativo para dispositivos móveis.

Além disso, vale a pena considerar ainda a possibilidade de desenvolver um produto para uso interno, a fim de otimizar os processos de negócios; as empresas deveriam considerá-lo uma obrigação.

Conclusão

A principal coisa a lembrar é que qualquer produto ou ferramenta deve resolver problemas específicos e contribuir para o desenvolvimento da empresa. Com isso em mente, é necessário planejar o trabalho e compilar uma lista de funções necessárias para um aplicativo futuro.

Qualquer empresa deve se esforçar para o desenvolvimento, bem como ficar atenta às mais novas tecnologias e responder a inovações que possam torná-la mais eficiente. Criar um aplicativo para dispositivos móveis pode ajudar efetivamente a alcançar essas metas.

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  • Daniel Madureira
  • Gerente de marketing
  • Mineiro de Divinópolis, amante do futebol e cruzeirense apaixonado. Adorador de tecnologia e marketing digital. Graduando em Engenharia de Produção. Gosta de uma boa resenha e de contos medievais nas horas vagas. Quem tiver interesse em saber mais é só seguir no Instagram @danielmadureira94

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