Google Play apresenta uma nova forma de pagamento

Hoje, a plataforma Android tem mais downloads de aplicativos do que sua concorrente iOS, mas a App Store continua dominando em termos de receita. Agora, o objetivo do Google Play é diminuir a diferença de receita ao introduzir uma nova maneira para que os usuários dos mercados emergentes possam pagar por aplicativos: com dinheiro.

A empresa anunciou hoje o lançamento de “transações pendentes”, que oferecem aos usuários diferentes formas de pagamento que não exigem cartão de crédito ou qualquer outra forma tradicional de pagamento on-line.

A falta de acesso ao crédito é uma das muitas razões pelas quais os usuários em mercados emergentes migram em direção a jogos e aplicativos free-to-play e suportados por anúncios, em vez de downloads pagos e compras no aplicativo.

Para resolver este problema, a Google já implementou outras opções de pagamento ao longo dos anos – como suporte para eWallets, UPI na Índia e faturamento via operadora. No ano passado, foram adicionadas mais 20 parcerias de faturamento de operadoras, elevando o número total de operadoras que suportam essa opção para mais de 170 no mundo todo, alcançando mais de um bilhão de usuários por meio dessa única opção de faturamento.

Mas o faturamento via operadora não é uma opção universal e nem sempre é o preferido.

Para alcançar os usuários que dependem mais de dinheiro, o Google agora está lançando outra opção de pagamento.

“Sabemos que os mercados emergentes são uma área chave de crescimento para todos vocês, e é por isso que estamos entusiasmados em anunciar ‘transações pendentes”, disse Aurash Mahbod, diretor de engenharia responsável pela Play Store e Games on Google Play, falando na conferência do Google I/O Developer.

“Esta é uma nova classe de forma de pagamento atrasada – como dinheiro, transferência bancária e débito direto”, explicou ele.

A opção permite que um usuário do Android escolha um método de pagamento alternativo no check-out ao pagar por um aplicativo ou comprar no aplicativo. Em vez de cobrar um cartão de crédito pré cadastrado, por exemplo, o usuário pode optar por receber um código de pagamento que pode usar para pagar sua compra usando dinheiro em uma loja próxima.

Uma vez na loja, o usuário mostra o código de pagamento ao caixa e paga. Dentro de 10 minutos após a conclusão da transação, o usuário receberá sua compra e um e-mail com o comprovante de pagamento. (As notas pequenas podem levar até 48 horas, às vezes, no entanto).

Embora isso torne mais fácil o pagamento de apps e atualizações para usuários do Android somente em dinheiro, se eles quiserem mais tarde um reembolso, eles não receberão dinheiro de volta, apenas crédito da Play Store.

A opção Transações pendentes é uma das várias atualizações que chegam à nova Biblioteca de faturamento do Google Play (versão 2.0), mas é a mais interessante em termos do que significa aumentar o número de transações pagas em mercados emergentes.

Outra atualização notável é a opção “Inscrever e Instalar”, que oferece aos usuários uma assinatura de avaliação gratuita ao mesmo tempo em que instalam o aplicativo, tudo em um clique de um botão.

Este recurso está atualmente disponível no acesso antecipado, e os parceiros que usaram a opção estão vendo uma média de crescimento de 34% em assinantes pagos, segundo o Google.

A biblioteca de faturamento do Google Play 2.0, agora e a maneira oficial de integrar aplicativos com o faturamento do Google Play, está disponível agora em Java, com suporte para C++ e Kotlin em breve.

Quer desenvolver seu aplicativo? Entre em contato e faça um orçamento


  • Luis Otávio
  • Diretor de Marketing
  • Mineiro de Ouro Branco. Apaixonado por esportes. Graduando em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em Administração me proporciona uma visão otimizada do mercado.Marketing digital é o bom e velho marketing porém com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *