Praticidade, rapidez e conforto. Essas palavras são essenciais para quem quer oferecer um serviço de qualidade atualmente. Pensando nessa nova prática de mercado as vendas online tem ganhado muito espaço entre os consumidores. De acordo com um estudo do SPC Brasil de julho de 2017, 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses. Dentre os objetos adquiridos estão roupas, sapatos e o principal, ingressos online. É exatamente nesse mercado que muito empreendedores tem se concentrado e por isso o interesse em um aplicativo tipo sympla tem crescido consideravelmente nas lojas virtuais.
Atualmente a plataforma criada em 2012 por Rodrigo Cartacho, seu irmão Marcelo e o empresário argentino David Tomasella, comemora um bom momento, com recorde de 10,8 mil atrações à venda simultaneamente em agosto. A companhia foi tomando conta dos andares de um prédio em um dos “vales do silício brasileiros”, o San Pedro Valley, em Belo Horizonte, e conta com mais de 150 mil eventos publicados e 30 mil organizadores ativos, com 165 funcionários e escritórios em cinco capitais brasileiras.
A exemplo desse fenômeno em vendas de ingressos outros investidores tem se interessado pelo mercado de compras online. Além de ajudar na possível ascensão dessas pessoas a empresa movimenta a economia do país. No ano de 2016 a Sympla movimentou R$ 118 milhões em vendas online e pretende aumentar a receita em 150% até o final de 2017.
O mercado estar em crescimento demonstra um ótimo momento para investir, mas como criar um aplicativo tipo sympla?
Criando seu app
Antes de tudo seu aplicativo precisa e deve resolver um problema comum na vida de algumas pessoas. No caso de um aplicativo tipo sympla pode ser filas longas, locomoção até os pontos de vendas e até mesmo a rapidez com que o cliente terá o ingresso em mãos. Porém, é necessário muito cuidado. Ao querer oferecer soluções para muitas situações é normal que algumas pessoas acabem se perdendo do propósito, por isso, algumas dicas na hora de organizar suas ideias:
- Pense em algo prático, tanto para os usuários quanto para as empresas que utilizarão seus serviços
- Não acrescente opções desnecessárias. Concentre em criar seu aplicativo tipo sympla apenas com o objetivo de vender ingressos, ao menos para primeira versão, depois de consolidado atualizações são sempre bem vindas.
- Busque apoio não apenas de patrocinadores, mas também de pessoas que estejam interessadas de verdade no negócio.
Depois de já estruturado seus objetivos é importante que você comece a montar uma linha de crescimento. Afinal, como já falamos aqui, é preciso que exista um planejamento, a curto, médio e longo prazo.
Um bom começo é na hora de analisar e listar as funções que serão úteis para seu aplicativo. Essa etapa é essencial para descobrir qual será o diferencial da sua proposta.
Um dos maiores erros de quem tem boas ideias é acabar desistindo por medo da concorrência ou por já existir algo parecido. É exatamente nesse ponto que está a chave do negócio. A competição existirá não importa o setor que você queira se encaixar, para conseguir sobreviver a um mercado, que pode sim ser cruel, é necessário ter criatividade e oferecer algo novo ao cliente.
Ainda na parte de idealização é de extrema importância pensar na experiência que o usuário terá utilizando seu app.
Desenvolvendo seu aplicativo tipo sympla
Agora lendo esse texto sua mente deve estar cheia de pensamentos, ideias e novas formas para criar seu aplicativo tipo sympla, mas é importante ter calma, listar as ideias e pensar sempre nas duas pontas principais do seu negócio, no caso abordado, os clientes e as empresas.
Exatamente por isso é importante ter cuidado na hora de escolher a empresa que irá desenvolver seu aplicativo. A escolha correta pode evitar bugs futuros, uma primeira versão “mais redonda” do app, além de ser menos dor de cabeça para você.
A decisão da empresa certa também irá influenciar na forma como o sistema irá funcionar e suas determinadas interações. Como já falamos antes é preciso pensar nas duas pontas do aplicativo tipo sympla. Primeiro porque seu cliente é essencial para que o app funcione e segundo porque sem ofertas de shows você não terá clientes.
A dinâmica na qual irá se dar a organização do app pode variar de acordo com sua escolha, o importante é que você junto com a desenvolvedora pensem no mesmo sentido.
Caso você esteja em dúvida entre mais de uma empresa é muito importante que você assegure seu projeto. É comum nesse setor de criação de aplicativos alguns fornecedores e alguns desenvolvedores pedirem a assinatura de um contrato de confidencialidade. Nesse sentido, para que você se sinta melhor e mantenha seu projeto em segurança não hesite em pedir. Se a empresa for realmente séria e preocupada com seus clientes ela irá aceitar.
E se você procura segurança, credibilidade e preço honesto peça agora seu orçamento na Usemobile. Estamos a disposição para te atender da melhor forma.
Invista em marketing
Muito se engana quem pensa que a estratégia de marketing tem que ser definida apenas após o produto estar pronto. Como já foi falado, planejamento na hora de criar seu aplicativo tipo sympla é tudo.
Juntamente com as funções, desenvolvimentos e cuidados deve ser incluso como será executado o marketing do seu app. Esse ponto é um dos mais importantes e por um motivo muito simples: Do que adianta seu aplicativo tipo sympla estar pronto e ser um sucesso se ninguém sabe que ele existe?
A construção do seu marketing pode ser feita em conjunto com as empresas que buscarem seu serviço de vendas online. Cada show, apresentação, espetáculo tem seu público alvo, e sim, ele deve ser trabalhando em conjunto com as marcas, mas também é necessário pensar em quem será o seu consumidor.
Um bom ponto de partida é entender onde essas pessoas estão, que tipo de produtos elas consomem, qual sua faixa etária e a partir daí começar a traçar planos de ação guiados por esses dados. Ou seja, fazer um processo de branding para que seu aplicativo tipo sympla comece a ser conhecido e identificado a partir de sua identidade visual.
Outro ponto de partida pode ser a experimentação de estratégias de ASO. Esse trabalho é basicamente métodos para que seu app apareça em um posição de destaque nas lojas de aplicativos como Apple Store e Google Play.
Conclusão
Após observar todas essas dicas você terá grandes chances de ter um aplicativo tipo sympla pronto para o mercado.
Gostou do texto e quer produzir seu próprio aplicativo e ser o próximo a faturar milhões em vendas online de ingressos? Entre em contato e peça agora seu orçamento.