M-commerce: a nova revolução das compras online

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A evolução da tecnologia aliada à competitividade do setor de e-commerce traz novas formas para facilitar nossas vidas no ramo dos negócios, uma delas é a comunicação e a facilidade de fazer compras online. A comunicação bem feita e a facilidade de compra através de um dispositivo mobile ou pela internet, é elemento principal para o sucesso nas vendas atingindo números nunca antes vistos.


Por isso, surge o M-commerce, a nova revolução das compras online, da comodidade para comprar e dos melhores preços. Como sua empresa pode usar esse novo comércio da melhor maneira? Nesse post vamos explicar e ensinar tudo sobre esse novo mercado!

O que é M-commerce?

Vivemos em um mundo mobile, onde a cada dia que passa é mais comum ver usuários utilizando seus aparelhos como smartphones ou tablets para realizarem compras, certo? Isso é o Mobile Commerce ou M-commerce, conhecido como o “varejo de bolso”, ou seja, toda ação comercial de bens e serviços feita através de dispositivos móveis é considerada um m-commerce.


O sucesso desse novo mercado através dos aparelhos mobile é bem visível. De acordo com um estudo feito pela Coupofy, o m-commerce cresce 300% mais rápido do que o e-commerce. No Brasil, a modalidade que ainda é nova, já representa 10% das compras online. A estimativa é de que até 2018 o mobile commerce lucre mais de U$ 600 milhões mundialmente. É possível também, que se chegue a um ponto em que todas as transações sejam feitas através de dispositivos móveis.


Considerado uma evolução do e-commerce, o m-commerce é uma oportunidade de conquistar clientes que se mantém sempre conectados. Essa modalidade de compra também aproveita a interatividade com as redes sociais para impulsionar ainda mais as vendas. Através dessa tecnologia é possível compartilhar suas experiências de compra virtual com seus amigos, o que amplia a influência da marca e aumenta a chance de novas vendas.


As últimas pesquisas realizadas por empresas revelam que o mobile commerce veio para ficar e vai fazer com que os gestores de lojas virtuais se adaptem a nova forma de consumir informações e produtos. O m-commerce se difere das lojas virtuais pois abrange todas as transações feitas via dispositivos móveis.


Ou seja, se você é proprietário de uma empresa que tenha presença na web, é preciso que você adapte seu site para que ele seja compatível com todos os dispositivos. E O m-commerce pode ser realizado de duas formas: através do site próprio para dispositivos móveis ou de um aplicativo.

 Site Mobile x Aplicativo: Qual a melhor alternativa para a sua empresa

M-commerce x E-commerce

O m-commerce é a nova geração do varejo, isso você já entendeu, certo? Agora  o passo seguinte é diminuir a estruturação do e-commerce. Parece difícil, mas é algo simples de se fazer e que trará bons resultados.
Primeiramente você deve alinhar a sua loja física com o m-commerce, reduzindo a logística e otimizando a entrega dos produtos. Por exemplo: uma grande loja de calçados que só trabalha com lojas físicas decide apostar no e-commerce nacionalmente.


Para isso precisaria ter todos os números de grade nos produtos, centro de distribuição, pessoas para cuidarem da logística, etc. Com o m-commerce e ferramentas próprias para isso, o cliente simplesmente entra em seu dispositivo móvel, faz a compra e a loja envia para ela. Isso otimiza o processo, deixando o cliente ainda mais satisfeito com a compra.

Usabilidade


Melhorar a experiência do seu usuário do m-commerce deve ser uma preocupação para quem está gerindo o negócio. Você pode implementar algumas alterações na versão mobile do seu site, por exemplo. Depois é só traçar estratégias para fidelizar os clientes.


Aqui vai algumas dicas para dar certo:


Entenda quem são seus clientes – Para se adaptar melhor ao m-commerce, você deve pesquisar muito sobre seus clientes e dispositivos mobile. Com a ajuda do Google Analytics você consegue saber sobre tráfego mobile e quais são os dispositivos e respectivos sistemas operacionais, podendo melhorar sempre a experiência de usuário.

Produtos por categoria  – Para impactar suas vendas, as páginas de categorias de produtos no seu e-commerce são um fator crucial. Por isso, desenvolver uma página perfeita de categoria de produto exige empenho e testes no m-commerce. A dica é organizar as categorias em 7 opções, limitando a escolha, mas facilitando a navegação do usuário. Separe as principais e coloque-as na lateral do site.

Ajuste o conteúdo à tela – Respeite a usabilidade e as dimensões dos dispositivos. Assim, o visitante não precisa deslizar os dedos sobre a tela para ler ou visualizar os elementos da página.

Fotos de produtos – As fotos são muito importantes. Por isso, hoje o Instagram é uma das redes sociais mais engajadas, até mesmo para compra e venda. Ofereça uma variedade de fotos com qualidade para atrair o cliente. O m-commerce permite que você use a criatividade e consiga conquistar o consumidor através de imagens atraentes do que você tem a oferecer.

Carrinho amigável – Imagina como será para o seu cliente perder todos os produtos selecionados? Por isso, para melhorar a experiência do seu cliente, seu mobile commerce deve possuir a funcionalidade de salvar produtos no carrinho, sempre que o cliente voltar ao catálogo suas escolhas estarão lá.  

Facilite o checkout – Não complique com preenchimento de formulários. Uma das principais queixas do consumidor para evitar as compras online é isso. Facilite a criação de cadastro e o login dando a opção de acesso via Facebook ou Google para encurtar o preenchimento de dados como nome, e-mail e senha. Facilite também o preenchimento do endereço e dados de pagamento. Assim, o cliente precisará preencher apenas os dados de pagamento e o endereço.
Com essas dicas fica mais fácil se informar e buscar novas maneiras de explorar essa tendência. O mobile commerce veio para ficar e você que deseja levar a sua marca para uma nova plataforma e ampliar suas vendas deve aproveitar essa oportunidade. O crescimento desse mercado cresce cada dia mais e com as ferramentas certas você conseguirá estimular seus clientes a realizarem compras de qualquer lugar de maneira prática e fácil!

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