como-identificar-o-melhor-smartwach

Como identificar o melhor Smartwatch

A venda de smartwatches no mercado teve um crescimento de 60% no segundo semestre de 2016, conforme a pesquisa da Canalys. Porém, no comércio atual existem muitas possibilidade e modelos diferentes de relógio inteligente e neste post vamos te ajudar como identificar o melhor smartwatch para você.

Para que o dispositivo seja atrativo e considerado bom ele deve atender todas as suas necessidades. Por isso, identificar um bom smartwatch depende muito de quais são as qualificações que o usuário gostaria de obter.

smartwatch

O uso de um relógio inteligente pode se assemelhar com as funcionalidades que um smartphone pode te oferecer, mas um dos fatores para que o smartwatch seja bom, além de se adequar a suas necessidades, é que ele ofereça comodidade, praticidade e que sua experiência com o dispositivo seja elevada, muitas vezes substituindo o uso do celular.

Com o aumento das vendas a batalha para conquistar o punho do consumidor aumentou, e bastante. Empresas grandes como Apple, Samsung, Tag Heuer, Fossil ou as que são iniciantes nesse mercado como Marciano, estão criando smartwatches para entregar notificações, aplicativos e muito mais para o seu uso.

Embora as características e funcionalidades variam, a principal qualidade de um smartwatch é a possibilidade de poupar tempo. Se você quer verificar rapidamente mensagens recebidas, controlar sua música, enviar mensagens utilizando apenas comandos de voz. É necessário apenas olhar para seu pulso em vez de ter que desbloquear o telefone. Alguns smartwatches trabalham até mesmo de forma independente de um celular, mas a maioria são projetados como dispositivos companheiros.

Então vamos a um guia rápido de como identificar o melhor smartwatch.

checklist

Dicas rápidas:

Para começar vamos com algumas dicas essenciais para te ensinar com o que você deve se preocupar quando for comprar o seu smartwatch.

Garanta que seu smartwatch funcionará com seu aparelho de celular.

smartphone e smartwatch

Para ter uma melhor experiência com os relógios inteligentes o conjunto smartphone mais smartwatch é essencial. Ainda assim existem funções que exigem um trabalho dos dois dispositivos interligados. É comum que seja necessário uso de aplicativos em conjunto. Fazer troca de informações ou configuração alinhadas são um exemplo. Portanto se informe se são ferramentas compatíveis.

Escolha um relógio com um sensor de freqüência cardíaca e GPS apenas se você pretende utilizar esses mecanismos.

Como já falamos aqui existem inúmeros modelos e marcas que produzem relógios inteligentes. Todas elas estão inseridas no mercado e as funcionalidades, ou seja, as funções que seu smartwatch terá, é um grande diferencial. Isso irá determinar o valor de comércio que o dispositivo irá possuir. Sendo assim, é importante que você compre um equipamento apenas com as funções que pretende usar ou provavelmente em um futuro lhe será útil. Assim, você evita aumentar o custo do seu investimento. Podendo ainda personalizar seu relógio para suas necessidades.

Preste atenção à vida nominal da bateria

A duração da bateria é um fator super importante na hora da compra de seu smartwatch. Não faz sentido investir em um dispositivo que não estará disponível durante o seu dia a dia. Então é necessário que você, ao adquirir seu relógio, se atente sobre o tempo de duração da bateria e o que pode ser feito no sentido de economizá-la além da forma correta de carregá-lo. Afim de fazer com que seu relógio dure por mais tempo.

Procure um smartwatch que mostre as horas mesmo quando não está em uso.

mostrando as horas

As funções de um smartwatch são infinitas, porém é interessante que o dispositivo não perca sua principal função que é a de relógio. É importante que sua escolha unir suas necessidades tecnológicas. Pensando em inovação e praticidade, mas também não se esqueça de oferecer a simplicidade e elegância que um relógio inteligente não deve deixar de ter.

Compatibilidade de aplicativos

Seu smartwatch ser compatível com todos, ou ao menos a maioria dos aplicativos que você utiliza em seu smartphone é um fator de muita importância. Para que sua experiência com o smartwatch seja completa é necessário que exista uma boa conexão entre os dois dispositivos que você estará usando.  Portanto para escolher o melhor smartwatch para você pense sempre na similaridade dos aplicativos no modelo escolhido.

O melhor smartwatch para você

o melhor smartwatch

Sistema operacional e compatibilidade de dispositivos

São poucos os smartwatches que funcionam de maneira autônoma. Ou seja, alguns modelos precisam de outro dispositivo, um smartphone, por exemplo, para ter 100% de suas funções ao dispor do usuário. Por isso, é bem importante observar quais são as compatibilidades do aparelho que você está pensando em comprar com o celular móvel que você já possui. O Apple Watch, por exemplo, funciona apenas com os iPhones mais recentes (iphone 6, 6S, 7 e 7 Plus). Isso significa que você não vai poder usar o dispositivo com um Android ou com iPhones antigos.

Se com a Apple o uso de seu relógio inteligente é limitado, por outro lado, alguns aparelhos com o Android Wear são compatíveis com o iOS dos iPhones. Lembrando que não são todos os aparelhos e que algumas funcionalidades deixam de existir nesse caso, existem exceções. Outros sistemas de smartwatches também podem ser usados em mais sistemas de smartphones, como é o caso do Pebble, que funciona no Android, no iOS e também no Windows Phone, já quase extinto do mercado tecnológico.

Ou seja, não deixe de observar se seu smartphone vai poder executar as funções com o seu smartwatch de forma otimizada e conjunta.

Design e interface

modelos

Os smartwatches atualmente são muito mais que dispositivos eletrônicos. Por serem uma peça utilizada diariamente alguns modelos possuem a opção de personalização. Os melhores smartwatches oferecem uma escolha de correias ou a capacidade de trocá-los para uma opção de terceiros. A maioria dos smartwatches hoje oferece muitas opções de personalização antes da compra. Você pode escolher a cor da banda e material, bem como a cor do rosto, acabamento e tamanho para relógios como o Moto 360 e o Apple Watch, por exemplo.

Tenha em mente que o conforto deve ser sempre sua primeira opção. Assim como a facilidade com que você pode prender o relógio ao seu punho. Afinal, não se pode esquecer que o relógio será de uso diário e deve servir como uma ferramenta para somar.

Dentre as opções disponíveis é necessário escolher entre uma tela touch ou com botões em sua superfície. As duas escolhas possuem suas vantagens e desvantagens. Uma interface touch-display, por exemplo, pode parecer mais fácil de navegar. Ainda assim, às vezes pode ser difícil segmentar itens em uma tela de toque menor e algumas das interfaces baseadas em gestos não são intuitivas.

Trabalhando com exemplo dos dois sistemas operacionais mais usados. O software Android Wear faz um bom trabalho de apresentação de notificações baseadas em cartão que você pode facilmente ignorar para chegar a outros aplicativos.

Já com o relógio Apple, a empresa optou por uma abordagem de combinação. Você pode usar a coroa que fica no relógio para ampliar rapidamente o conteúdo ou para rolar

Qual o melhor smartwatch para você? Comente!

Duração da Bateria

duração da bateria

A bateria é um fator muito importante a se pensar na hora de escolher o melhor Smartwatch para você. Se sua ideia era usar o seu relógio inteligente por vários dias sem precisar recarregar, isso terá que ser repensado. Por possuir uma tecnologia cada vez mais avançada, quase nenhum aparelho permite mais do que um dia de autonomia. Para essa análise deve ser considerado que estamos falando sobre um uso moderado ou alto, em que os equipamentos são usados por várias vezes e com várias funcionalidades. O que pode ajudar na economia da bateria é o uso conjunto e integrado com o seu smartphone. Junção essa que pode proporcionar até mesmo melhorar os seus resultados.

Mesmo com esse provável problema, é bem importante que você sempre opte pelos aparelhos que se adequam às suas necessidades. Só assim é possível garantir a escolha do melhor smartwatch para você. Sempre existe a possibilidade de recarregar o aparelho todos os dias. Como se ele fosse um smartphone mesmo. Caso isso seja executável não haverá  problemas. De outro modo, será preciso optar por dispositivos que consigam oferecer mais autonomia. Nesse caso, pense em opções que não tenham a tela sensível ao toque ou que usam o sistema e-ink.

Notificações e Alertas

Uma das funções que fica mais fácil com o uso de um smartwatch é a questão de notificações e alertas. Atualmente a maior parte dos modelos de melhor smartwatch irá alertá-lo para receber chamadas, e-mails e mensagens de texto. Seja com uma vibração ou um toque rápido em seu pulso. Esse mecanismo pode ajudá-lo a verificar discretamente mensagens e compromissos que podem ser importantes. Além disso também é possível ter uma ótima interação com suas redes sociais. Sendo capaz de selecionar as notificações e os aplicativos que podem enviar alertas para seu relógio inteligente.

Um bom exemplo dessa função pode ser observado no modelo da Apple. O Apple Watch permite que o usuário deslize a barra para baixo a partir do topo da tela para ver as notificações.  Enquanto o Android Wear permite que você deslize para cima a partir da parte inferior para ver suas mensagens mais recentes.

Alguns smartwatches oferecem mais opções de personalização. O Samsung Gear S3, por exemplo, permite que você decida quais notificações chegam ao seu punho usando o aplicativo Gear Manager no telefone.

O importante nesse aspecto é que o seu smartwatch esteja alinhado com suas preferências. Ou seja, que ele não te deixe perder nenhum compromisso e ainda te ajude a visualizar sua agenda, mensagens e alertas de forma prática e rápida.

Recursos Especiais: Fitness, Comando de Voz e Mais

recursos smartwath

A vida saudável está cada vez mais em alta. As pessoas estão procurando incluir a atividade física em suas rotinas. Pensando nisso a maior parte dos modelos de smartwatches acompanham de fábrica algumas opções fitness.  Através da integração de funções de monitoramento de atividade. Alguns smartwatches dependem do seu smartphone para rastreamento de locomoção e até alguns detalhes dos exercícios que foram feitos, mas a maioria tem um pedômetro interno para monitorar etapas.

Nos dispositivos Android Wear, por exemplo, os modelos têm um monitor de frequência cardíaca incorporado. O Apple Watch também conta com um sensor de freqüência cardíaca.

Além desses monitores, tanto o Apple Watch 2 quanto o Samsung Gear S3 têm GPS, o que os torna mais atraente para aqueles que querem praticar atividades de corrida ou exercícios ao ar livre e desejam acompanhar seus movimentos.

Para melhorar ainda mais sua experiência existem aplicativos que são exclusivamente voltados para a prática de exercícios físicos, seguindo uma linha fitness e com uma vida mais saudável. Conciliar essas plataformas com as funcionalidades oferecidas por seu smartwatch é, com certeza, sinônimo de qualidade de vida e praticidade.

Você usa seu smartwatch para funções fitness? Conte sua experiência nos comentários!

Você quer fazer chamadas de seu punho? Um smartwatch tem a funcionalidade de enviar mensagens utilizando apenas a voz. Esse mecanismo pode ser usado em todas as marcas e modelos mudando apenas o comando dependendo do sistema operacional que você utilizar. O Apple Watch permite que você faça isso se você tem seu telefone nas proximidades.

Usar essa funcionalidade realmente é super prática e te poupa tempo. A praticidade de não ser necessário estar com seu celular sempre em mãos para enviar uma resposta rápida a alguma mensagem pode te ajudar no dia a dia. Porém, é necessário que você analise se o modelo que pretende comprar é compatível com essas funcionalidades.  A função tem que ter utilidade para você em alguma parte do seu dia, somente assim é garantido que você escolheu o melhor smartwatch para você.

Encontre o preço que cabe em seu bolso

economia de dinheiro

Quando analisamos qual é o melhor smartphone, o preço dos aparelho pode variar muito. Desde de celulares com o preço muito alto até alguns modelos que atendem as necessidades e possuem valores mais populares. Ao analisar os smartwatches para escolher qual é o melhor smartwatch a situação não será diferente. O valor dos relógios inteligentes, atualmente no mercado, pode mudar muito de acordo com a marca e com o número de funções que o dispositivo carrega.

Realmente, temos que admitir, os modelos que oferecem funcionalidades e desempenho de alto nível que justificam seu preço. Por essa razão, é muito importante sempre pensar no quanto cada aparelho custa e o que cada um deles oferece. Afinal de contas, você não vai querer gastar a mais em um aparelho que oferece diferenciais que você não vai utilizar, você não acha?

Lembre-se também que é importante pensar no combo melhor smartphone com o melhor smartwatch. Assim as atividades realizadas com a junção desses dois mega dispositivos podem resultar em algo muito bem feito.

Se inspirou com o post? Já decidiu qual é o melhor smartwatch para você? Então não deixe de contar para a gente sua experiência.

Como identificar o melhor Smartwatch
5 (100%) 1 vote

  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.