Redesign de aplicativo: motivos e como fazer

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Se você está cogitando fazer um redesign do seu aplicativo, provavelmente é porque detectou necessidades na experiência do usuário, bem como procurar por uma solução para performance, melhorar rastreabilidade, dentre outros fatores. Há também questões relacionadas ao negócio

Porém, refazer um design do zero possui muitas implicações que podem impactar inclusive  no back-end. Vamos entender melhor ao longo do conteúdo e ainda trarei considerações do nosso líder de UI/UX design, Joaquim Junior.

Motivos para fazer um redesign

O fato é que todo aplicativo passará por este momento, especialmente porque o redesenho do layout é fundamental para a manutenção do aplicativo. Afinal, em algum momento ele deixará de ser um MVP e agregará outras funcionalidades e nichos de mercado.

Para avançar para a versão 2.0 ou próximas, os motivos para o redesign do aplicativo são variáveis:

Usabilidade comprometida

Em casos nos quais os usuários estão tendo dificuldade de acessar uma função ou encontrar alguma informação no seu app, a usabilidade está comprometida. Esses são problemas que não podem existir num aplicativo que se compromete a oferecer uma boa experiência para os usuários.

A usabilidade e navegabilidade implicam em muitos outros pontos de atenção, bem como responsividade, identidade, acessibilidade, dentre outros.

Engajamento de usuários

Uma vez que a interface é a área de interação dos usuários, ela deve ser pensada também para garantir o engajamento e retenção dos usuários. Essa é uma característica bastante presente em redes sociais, uma vez que o objetivo delas é atrair cada vez mais a atenção das pessoas, por exemplo,.

Logo, como a interface se apresenta gera esse impacto direto. Por isso, revise a aparência para gerar esse impacto positivo nos usuários. Em caso contrário, eles irão embora e desinstalar seu aplicativo. No pior dos casos, realizar essas ações e ainda deixar uma avaliação negativa nas lojas de aplicativos, gerando impacto em possíveis novos usuários e no ASO.

Performance e atualização

Novas tecnologias surgem o tempo todo, o que significa que os aplicativos podem se tornar legados rapidamente. Com isso, vem a necessidade de atualizar para versões mais modernas e performáticas, o que cabe também uma refatoração de código.

Funcionalidades incrementais

À medida que o aplicativo evolui, mais funcionalidades serão adicionadas para agregar valor para mantê-lo na ativa e, para cabê-las, muitas das vezes se fazem necessárias modificações no layout.

Afinal, adicionar funções implica em adicionar um novo fluxo e, pra isso, as interações dos usuários devem ser replanejadas e outras funções remanejadas dentro do layout.

Design desatualizado

O design não é inflexível, por isso, está em constante atualização e criando novas tendências. Os próprios sistemas operacionais acompanham mudanças na aparência, tornando-os mais modernos e transparecendo tecnologia.

Nesse sentido, os aplicativos também podem precisar se atualizar para modernizar a aparência e despertar gatilhos mentais mais interessantes nos usuários.

O que considerar antes de redesenhar um aplicativo?

Como fica o back-end?

Se for o caso de apenas uma nova roupagem, os endpoints serão os mesmos. Por isso, não há necessidade de se preocupar com o back-end.

Se for o caso de adicionar novas funcionalidades, aí já cabe um alinhamento para as adaptações.

Precisa alinhar algo com o front-end?

O alinhamento entre designers e desenvolvedores é constante, inclusive durante um redesign de aplicativo. Os diálogos são para checar viabilidade de recursos, evitando que sejam propostas alternativas ao aplicativo que são impossíveis de serem aplicadas.

Além disso, os alinhamentos servem para garantir que os desenvolvedores implementem precisamente os comportamentos projetados pelos UI/UX designers. Essa máxima também se aplica num alinhamento entre designers e a equipe de qualidade, a qual são alinhados os comportamentos esperados, auxiliando na criação de testes de qualidade.

Entrevistar os usuários é necessário?

Sem sombra de dúvidas. Todas as boas práticas para o design de um aplicativo devem ser consideradas também no redesign. Assim, a UX Research se faz presente.

Considere pontos do design antigo

Na pesquisa com os usuários e entendimento do sentimento deles em relação a aplicação, busque pelos pontos fortes e fracos da versão atual do aplicativo. O que for notado como acerto no aplicativo, vale a pena considerar sua permanência — total ou adaptado ao redesign.

Ferramentas para redesign

Há muitas ferramentas para design de interfaces disponíveis no mercado para escolher. A que recomendamos é o Figma, ferramenta que ganhou muita notoriedade, tanto que foi adquirida pela Adobe, substituindo o XD.

Essa é a ferramenta escolhida pelo time de UI/UX design da Usemobile. Os motivos foram as inúmeras facilidades que a ferramenta trouxe, como o uso de design tokens. Anteriormente ao Figma, o Adobe XD era a ferramenta principal da nossa equipe.

Como fazer redesign de aplicativos

Além de realizar todas as considerações que nós apontamos, chega o momento de encaminhar ao passo a passo:

Defina o objetivo do redesign

A primeiríssima coisa a se fazer é ter claro quais são os porquês por trás do redesign da interface do aplicativo. Eles podem ser um ou mais dos motivos para um redesign, como já discutimos acima.

Para se ter a clareza do porquê, é importante que o squad do aplicativo faça acompanhamento de suas métricas, tanto as de performance do aplicativo quanto as de negócio, para embasar a definição de objetivos.

Se for definido, por exemplo, que há uma intenção de aumentar o faturamento do aplicativo, o redesign irá se voltar para o engajamento. Para isso, serão necessários acompanhar as métricas de conversão e também avaliação dos call to actions e fluxos voltados para a conversão.

Pela experiência que possuímos na Usemobile, somente a aparência não costuma ser o objetivo final para um redesign, sendo necessários outros pontos para a validação, como os exemplos acima. Um motivo comum é o rebranding junto de funcionalidades incrementais.

Levantar os erros e problemas da interface

Entenda o que deve ser resolvido no aplicativo. Uma forma de ter insights é verificando as avaliações nas lojas de aplicativos. Afinal, elas são feedbacks diretos dos usuários que podem conter informações e sugestões ricas, como nos casos abaixo:

Por isso, ouvir o usuário é uma etapa essencial para realizar este levantamento. Da mesma forma que eles são ouvidos em etapas iniciais da confecção do aplicativo, a UX Research prevalece como ferramenta para certificar de que o aplicativo estará indo no caminho certo para atender aos usuários.

Para além da aproximação deles, veja também como o aplicativo está se comportando e questione: ele está funcionando como foi projetado? Há formas de otimizar esse fluxo? Esse é o momento de olhar para as métricas novamente.

Benchmark

Entender as demais soluções no mercado e como são percebidas pelos os usuários é um caminho para a etapa de redesenho do aplicativo. Por isso, investigue a concorrência e entenda o que ela tem de acertos e também erros.

Documente as etapas e decisões

Tudo que foi levantado de informação deve ser adequadamente documentado, mesmo que você seja o único UI/UX designer envolvido no processo. Essas informações servirão para arquivar as linhas de raciocínios criadas anteriormente, facilitando revisitá-las. Em caso de ter mais pessoas envolvidas, a documentação servirá como guia também.

Se uma tela foi apontada como inspiração para o redesign, anote exatamente o que e o porquê, pois pode acontecer de ter apenas um pequeno detalhe ao invés da tela como um todo, e essa informação cair em esquecimento ao longo desse processo iterativo.

Projete as telas

Chega o momento de pôr a mão na massa. Com informações detalhadas, projete suas telas e, mais do que isso, crie protótipos para validar o redesign do aplicativo.

Faça os testes com usuários reais e colha feedbacks antes de enviar para o desenvolvimento.

Se preferir contar com a ajuda de profissionais experientes com redesign, solicite um orçamento da Usemobile! Dentre os nossos cases de sucesso, o redesign é uma tarefa que possuímos expertise:

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Uma resposta

  1. Olá, achei interessante sua publicação e gostaria de ver se é pertinente colocar em meu site que é: agenciademarketingdigital.net.br Um forte abraço.

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