9 técnicas para aumentar o engajamento no seu evento

Atualmente para uma empresa ter sucesso, produzir algo de qualidade não é mais suficiente. É necessário investir em marketing e no estreitamento das relações com clientes. Uma ótima maneira para se fazer isso é organizando um evento.

Como forma de te inspirar, separamos 9 técnicas para aumentar o engajamento no seu evento. Confira!

Para aumentar o engajamento em seu evento:

1.Comece sempre pelo planejamento

Já é de praxe aqui no nosso blog falarmos sobre a importância de um bom plano de ações e como ele é fundamental no desenvolvimento de qualquer que seja o seu projeto. Quando se fala de engajamento em um evento não é diferente. 

É muito importante que você use esse momento para organizar as tarefas, esclarecer a toda sua equipe as estratégias que serão adotadas e quais são os principais objetivos.

É indicado que literalmente se escreva um plano check-list para ajudar a organizar as tarefas, servindo para guiar os colaboradores, suavizar o acesso às informações que são a chave para uma boa comunicação e permitir respaldo na hora de fazer as cobranças quando convirem.

2. Conheça seu público

Depois de feito o seu plano de ação, o próximo passo é selecionar bem quem é o seu público-alvo e trabalhar em cima das preferências desses indivíduos. O melhor caminho para ganhar essa atenção é se aproximar do público, entender melhor quem é, do que gosta e como se relaciona com a marca.

É necessário pensar na faixa etária do público. Dessa forma, a idade alvo irá guiar a temática adequada para atingi-la, a escolha da abordagem e outros aspectos que são essenciais também, tal como as atrações.

Outro ponto importante é estar por dentro dos interesses que são relevantes para essas pessoas que estarão presentes no evento, isto é, produzir conteúdo relevante, abordar um assunto que seja do interesse da plateia. Isso otimiza a participação e melhora a qualidade do evento para a faixa etária desejada.

Nesse sentido, estabelecer os perfis com que irá trabalhar é essencial. Se a pessoa é estudante, se trabalha no setor da saúde ou se empreende. Esses elementos em conjunto com os outros irão ajudar a compor as características de linguagem, modo de se portar e atrações.

3. Trabalhe muito a identidade visual do seu evento

Pense bem no nome, como será o logotipo, cores, fontes e num estilo próprio. Isso é fundamental para passar para essência do seu evento para as pessoas. Dessa forma, você deve ter uma equipe de design para auxiliar no desenvolvimento do seu logotipo, sempre buscando criar uma conexão com os usuários. 

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Quem nunca julgou um livro pela capa? Pois é… Parece que essa afirmação está cada vez mais a tona, visto a importância da aparência e a relação que ela tem aos mais diversos tipos de julgamentos. Assim, tente passar a melhor imagem possível do seu evento, obviamente, tendo bem definido qual o seu público, e o que eles provavelmente gostariam de ver.

4. Gere curiosidade

A comunicação com o público começa muito antes do evento e esse contato antecipado é extremamente importante. Este é o momento em que seu público se planeja para participar, combina com amigos e comentam suas expectativas.

Por isso, aguçar a curiosidade dessas pessoas sobre quais serão as atrações, a novidade que será apresentada e quem estará no evento é fundamental para gerar uma empolgação e conseguir a atenção do público. Não mostre tudo de uma vez: revele as informações sobre o evento aos poucos para estimular que as pessoas voltem outras vezes.

Tudo é sobre engajamento, certo? A curiosidade é um excelente gatilho para isso!

5. Invista na divulgação

Elaborar um plano de comunicação é essencial para garantir o sucesso do seu evento. Com seu público-alvo já definido agora é a parte de escolher qual a melhor estratégia para se comunicar com ele. O ideal é montar um conteúdo que gere expectativa e deixe seus colaboradores ansiosos para o dia do evento.

Se os participantes da cerimônia forem mais jovens ou introduzidos no mundo digital, investir nas redes sociais é a escolha perfeita. Produzir um evento no Facebook, divulgar detalhes da preparação no stories do Instagram ou Facebook (incluir link do post de stories) irá aumentar o engajamento do seu público. Independente de qual seja a estratégia o importante é não deixar o evento passar em branco.

Para aumentar sua visibilidade é interessante criar hashtags, post criativos e produzir interação com o seu público. Além de estreitar as relações passa uma imagem mais atualizada e moderna do seu negócio. Portanto, entenda o que cada rede social pode oferecer para tornar seu conteúdo mais atrativo, como uso de filtros, gif e figurinhas.

Porém é importante não se limitar a um modo apenas de divulgação. Existem outras opções no mercado que podem te auxiliar nessa tarefa. A mídia off-line, por exemplo, também pode entrar em cena com a utilização de cartazes, cupons de desconto e de material de papelaria como canetas, bloquinhos e pastas com a identidade visual do evento.

Além disso, investir em um site informativo e atualizado faz toda a diferença. Interagir com os participantes e publicar propagandas do que poderá ser encontrado no evento também é uma maneira eficiente de atrair e fidelizar o público antes da realização do evento.

6. Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta muito importante para a divulgação de produtos e serviços. Todos aqueles que se inscreveram na sua base de e-mails via formulários, newsletters, e outras páginas de conversão, são pessoas que se interessam pelo seu evento. Este público é naturalmente qualificado e já possui interesse em sua marca. 

É importante você passar a sensação de prioridade para essas pessoas, informando primeiro pelos e-mails quando será o início da venda de ingressos, ofertar promoções relâmpagos e descontos exclusivos. E lembre-se, ninguém gosta de receber SPAM, ou seja, alinhe com sua equipe qual será o tom de voz nessas mensagens e como será a estrutura dos seus e-mails.

7. Tenha um aplicativo

Segundo a pesquisa State of Mobile 2020 da App Annie, os usuários gastaram em média 3.7 horas diárias no celular durante 2019. Isso mostra o quanto é vantajoso para sua empresa ter um aplicativo próprio e utilizá-lo em seu evento.

Além da otimização de tempo e dados móveis que seu cliente terá, a praticidade que a plataforma oferece é indiscutível. Associar essa facilidade ao seu evento é sinônimo de sucesso.

Com essa medida seu público pode receber notificações diárias sobre o evento, melhorar a interação entre os participantes, obter notícias em tempo real. Além disso, é mais fácil para compartilhar fotos, viralizar hashtags e permitir uma conexão maior entre cliente e empresa.

Você pode disponibilizar a programação completa do seu evento no aplicativo, possibilitar o acesso a materiais exclusivos de palestras ou até mesmo usar beacons para campanhas específicas baseadas em geolocalização indoor. Por exemplo, pode ser lançado uma promoção específica em alguns dos stands do evento. Ao passar em frente do espaço, o cliente que possua o aplicativo recebe um código de desconto de 15% para compra do produto, ou um desconto no próximo orçamento. As possibilidades são infinitas.

Investir em um aplicativo é sinônimo de qualidade e com certeza irá aumentar o engajamento no seu evento. Além da praticidade que a própria plataforma oferece, ela te dá oportunidade de investir em outras tecnologias que são sucesso no mercado internacional e nacional, como os beacons. Isso representa um passo à frente da concorrência.

8. Crie uma CTA convincente

As CTAs (calls-to-action), ou chamadas para ação, são locais do texto que seu público-alvo irá interagir com campanhas. Essas ações podem ser para baixar conteúdo, entrar em contato e possivelmente se converter em cliente. Por isso, pensando em uma boa estratégia para aumentar o engajamento, essas chamadas não devem ser colocadas apenas no final de posts de blog. Elas são ferramentas importantes para envolver as pessoas em seus futuros eventos.

Uma das maneiras práticas de realizar um CTA convincente em um evento é fazendo uma troca com o público, e as redes sociais podem ser grandes aliadas nesse momento. É  importante incentivar as pessoas a comentarem, postar e interagir na internet no momento em que o evento está ocorrendo em troca de algum benefício, seja um prêmio ou a satisfação em interagir.

Por exemplo, pode ser criado uma hashtag, como já falamos antes, específica para sua cerimônia e implantado um telão na festa. A partir do momento que as pessoas comentarem, seus conteúdos serão transmitidos ao vivo por um painel de discussão. Uma estratégia semelhante podemos ver nas televisões que exibem os últimos tweets dos espectadores. A lógica é a mesma.

Criar mecanismos como esse aproxima a relação que você estabelece com seu cliente e o incentiva a participar, além de gerar mais visibilidade para sua empresa. Para fazer um brainstorming na sua própria CTA, comece identificando seu objetivo principal, como impulsionar o engajamento. Em seguida, para ajudá-lo a atingir esse objetivo, descubra o que as pessoas precisam fazer. Finalmente, pense no que o participante ganha com isso.

9. Colha a opinião dos visitantes

É muito importante que seu relacionamento com os clientes não termine com o final do evento. É necessário realizar pesquisas pós-evento para entender o que eles mais gostaram e o que precisa ser aprimorado para os próximos. Mostre ao seu público que você está atento às suas opiniões e que sua marca está aberta a transformações positivas.

Com esta pesquisa em mãos, emita um relatório considerando todos os indicadores. Isso permite avaliar se conseguiu atingir seus objetivos específicos.

Lembre-se de manter a interação adquirida com o seu público. Divulgue as fotos do evento, envie um e-mail de agradecimento pela presença e aproveite para inserir as novidade do seu negócio.

Com todas essas técnicas você irá aumentar o engajamento no seu evento, sua visibilidade e as chances de converter clientes.

Já usou algumas das dicas na prática? Conte para a gente nos comentários!


  • Marketeam
  • Equipe de Marketing
  • Ninguém jamais deveria levar o crédito pelo trabalho de outras pessoas! Certos artigos aqui na Usemobile são criados de forma tão colaborativa que é impossível atribuir-lo a uma só pessoa. Por isso, este artigo é do time que joga na linha de frente, o Marketeam.

2 comentários no post “9 técnicas para aumentar o engajamento no seu evento

  1. Artigo fenomenal, parabéns! Além de ter o próprio aplicativo como menciona o post, o uso de Realidade Virtual em eventos é uma ferramenta poderosa para interagir com o público, quero compartilhar com vocês esse post que mostra quais aplicações dessa tecnologia e o engajamento que ela gera.

    1. Olá, Gabriel! Obrigada pelo feedback, continue nos acompanhando e fique por dentro das novidades do mundo tecnológico.

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