6 técnicas para aumentar o engajamento no seu evento

Atualmente para uma empresa ter sucesso, produzir algo de qualidade não é mais suficiente. É necessário investir em marketing e no estreitamento das relações com clientes. Uma ótima maneira para se fazer isso é organizando um evento. Como forma de te inspirar separamos 6 técnicas para aumentar o engajamento do seu evento. Confira!

Para aumentar o engajamento do seu evento:

1. Conheça seu público

O ponto de partida para aumentar o engajamento é selecionar bem quem é o seu público alvo e trabalhar em cima das preferências desses indivíduos. O melhor caminho para ganhar essa atenção é se aproximar do público, entender melhor quem é, do que gosta, como se relaciona com a marca.

É necessário pensar na faixa etária do público, ou seja, a idade das pessoas que você pretende atingir com o evento, dessa forma a temática pode ser adaptada, a seleção da abordagem e outros aspectos que são essenciais.

Quer dicas para melhorar seu relacionamento com o público? Veja mais.

Outro ponto importante é estar por dentro dos interesses que são relevantes para essas pessoas que estarão presentes no evento, isto é,  produzir conteúdo relevante, abordar um assunto que seja do interesse da plateia. Isso otimiza a participação e melhora a qualidade da produção.

como aumentar o engajamento - Conheça seu público

Nesse sentido, estabelecer os perfis com que irá trabalhar é essencial. Se a pessoa é um universitário, um empresário, uma dona de casa. Esses elementos em conjunto com os outros irão ajudam a compor as características de linguagem, modo de se portar e atrações.

2. Tenha um aplicativo

Segundo a pesquisa realizada pela GlobalWebIndex, empresa que fornece dados do mundo digital, o brasileiro passa mais de 3 horas e 40 minutos por dia online no celular e cerca de 30% desse tempo é em aplicativos. Isso mostra o quanto é vantajoso para sua empresa ter um aplicativo próprio e utilizá-lo em seu evento.

Além da otimização de tempo e dados móveis que seu cliente terá, a praticidade que a plataforma oferece é indiscutível. Associar essa facilidade ao seu evento é sinônimo de sucesso.

Com essa medida seu público pode receber notificações diárias sobre o evento, melhorar a interação entre os participantes, obter notícias em tempo real, além de ser muita mais fácil para compartilhar fotos, viralizar hashtags e permitir uma conexão maior entre cliente e empresa.

Você pode disponibilizar a programação completa do seu evento no aplicativo, possibilitar o acesso a materiais exclusivos de palestras ou até mesmo usar beacons para campanhas específicas baseadas em geolocalização indoor. Por exemplo, pode ser lançado uma promoção específica em alguns dos stands do evento. Ao passar em frente do espaço o cliente que possua o aplicativo recebe um código de desconto de 15% para compra do produto, ou um desconto no próximo orçamento. As possibilidades são infinitas.

Investir em um aplicativo é sinônimo de qualidade e com certeza irá aumentar o engajamento do seu evento.  Além da praticidade que a própria plataforma oferece, ela te dá oportunidade de investir em outras tecnologias que são sucesso no mercado internacional e nacional, como os beacons. Além de representar um passo à frente da concorrência.

3. Gere curiosidade

A comunicação com o público começa muito antes do evento e esse contato antecipado é extremamente importante. De acordo com pesquisas, a maior parte das interações nas redes sociais, por exemplo, acontecem antes do evento. Este é o momento em que seu público se planeja para participar, combina com amigos e comentam suas expectativas.

Por isso, aguçar a curiosidade dessas pessoas sobre quais serão as atrações, a novidade que será apresentada e quem estará no evento é fundamental para gerar uma ansiedade e conseguir a atenção do público. Não mostre tudo de uma vez, revele as informações sobre o evento aos poucos para  estimular que as pessoas voltem outras vezes.

4. Invista na divulgação

Elaborar um plano de comunicação é essencial para garantir o sucesso do seu evento. Com seu  público-alvo já definido agora é a parte de escolher qual a melhor estratégia para se comunicar com ele. O ideal é montar um conteúdo que gere expectativa e deixe seus colaboradores ansiosos para o dia do evento.

Se os participantes da cerimônia forem mais jovens ou introduzidos no mundo digital, investir nas redes sociais é a escolha perfeita. Produzir um evento no Facebook, divulgar detalhes da preparação no stories do Instagram (incluir link do post de stories) irá aumentar o engajamento do seu público. Independente de qual seja a estratégia o importante é não deixar o evento passar em branco.

Para aumentar sua visibilidade é interessante criar hashtags, post criativos e produzir interação com o seu público. Além de estreitar as relações passa uma imagem mais atualizada e moderna do seu negócio.

Porém é importante não se limitar a um modo apenas de divulgação. Existem outras opções no mercado que podem te auxiliar nessa tarefa. A mídia off-line, por exemplo, também pode entrar em cena, com a utilização de cartazes, cupons de desconto e de material de papelaria como canetas, bloquinhos e pastas com a identidade visual do evento.

Faça um convite antecipado aos seus clientes, seja por e-mail ou telefone. Esse contato é importante para que seu público se sinta importante e marque presença no seu evento.

Divulgação para aumentar o engajamento no evento

Investir em um site informativo e atualizado faz toda a diferença. Interagir com os participantes e publicar propagandas do que poderá ser encontrado no evento  também é uma maneira eficiente de atrair e fidelizar o público antes da realização do evento.

5. Crie um CTA convincente

Os CTAs (calls-to-action) ou chamadas para ação são locais do texto que seu público-alvo irá interagir com campanhas, baixar conteúdo, entrar em contato e possivelmente se converter em cliente. Por isso, pensando em uma boa estratégia para aumentar o engajamento, essas chamadas não devem ser colocadas apenas no final de posts de blog. Elas são ferramentas importantes para envolver as pessoas em seus futuros eventos.

Uma das maneiras práticas de realizar um CTA convincente em um evento é fazendo uma troca com o público, e as redes sociais podem ser grandes aliadas nesse momento. É  importante incentivar as pessoas a comentarem, postar e interagir na internet no momento em que o evento está ocorrendo.

Por exemplo, pode ser criado uma hashtag, como já falamos antes, específica para sua cerimônia e implantado um telão na festa. A partir do momento que as pessoas comentarem, interagirem com a hashtag criada a mensagem, foto, compartilhamento delas será transmitido ao vivo por um painel de discussão.

Criar mecanismos como esse aproxima a relação que você estabelece com seu cliente e o incentiva a participar, além de gerar mais visibilidade para sua empresa. Para fazer um brainstorming no seu próprio CTA, comece identificando seu objetivo principal, como impulsionar o engajamento. Em seguida, para ajudá-lo a atingir esse objetivo, descubra o que as pessoas precisam fazer. Finalmente, pense no que o participante ganha com isso, por exemplo, se ver num telão.

6. Colha a opinião dos visitantes

É muito importante que seu relacionamento com os clientes não termine com o final do evento. É necessário realizar pesquisas pós-evento para entender o que eles mais gostaram e o que precisa ser aprimorado para os próximos. Mostre ao seu público que você está atento às suas opiniões e que sua marca está aberta a transformações positivas.

Para evitar cometer erros em futuros eventos, ouça os seus convidados. Ao final do seu evento, faça uma pesquisa entre os participantes para saber o que eles acharam da sua ação. Procure levantar também os pontos de melhorias e as sugestões que eles têm a fazer.

Com esta pesquisa em mãos, emita um relatório considerando todos os indicadores. Isso permite avaliar se conseguiu atingir seus objetivos específicos.

Lembre-se de manter a interação adquirida com o seu público. Divulgue as fotos do evento, envie um e-mail de agradecimento pela presença e aproveite para inserir as novidade do seu negócio.

Com essas 6 técnicas você irá aumentar o engajamento do seu evento, aumentará sua visibilidade e as chances de converter nossos cliente é alta.

Já usou algumas das dicas na prática? Conte para a gente nos comentários!


  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.

2 comentários no post “6 técnicas para aumentar o engajamento no seu evento

    1. Olá, Gabriel! Obrigada pelo feedback, continue nos acompanhando e fique por dentro das novidades do mundo tecnológico.

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