Bancos digitais: pesquisa e comandos de voz serão o futuro dos apps?

Você provavelmente já ouviu falar algo sobre a pesquisa por voz. Pode-se dizer que ela está cada vez mais presente no cotidiano, principalmente através de assistentes pessoais, estas que, na maioria das vezes, já vêm instaladas em smartphones com Android e iOS. O comando de voz e a pesquisa por voz, ou voice search, tem se popularizado graças ao aumento no número de usuários de dispositivos móveis, mas isso não significa que este tipo de pesquisa se restringe apenas à estes aparelhos.

É possível realizar pesquisa por voz também em computadores, apesar de ser uma prática menos comum. O Google é um exemplo de site que permite este tipo de pesquisa tanto em dispositivos móveis quanto em computadores através do símbolo de microfone, como é possível ver na imagem abaixo. 

Agora que você já sabe que a pesquisa por voz está presente no seu cotidiano e, às vezes, nem se dava conta disso, chegou a hora de entender melhor como ela funciona.

O que é a pesquisa por voz?

Com o crescimento e surgimento de novas tecnologias, a pesquisa por voz ganha destaque por sua simplicidade e facilidade de uso. Em resumo, a pesquisa por voz pode ser definida como um mecanismo de busca e realização de tarefas por uma assistente pessoal, no caso de smartphones e tablets e pelo símbolo de microfone em notebooks, como no Google, por exemplo.

Para realizar uma pesquisa por voz só é preciso usar o microfone do seu smartphone, tablet ou notebook para fazer o comando. A voice search é mais comum nos dispositivos móveis. Os usuários do iPhone, por exemplo contam com a presença da assistente pessoal Siri, que foi pioneira e atende este público desde 2011. Esse é um recurso que permite que estas pessoas “conversem” com o smartphone para fazer diferentes comandos de voz. 

Á exemplo da assistente da Apple, que não passou despercebida no mercado, também é possível encontrar o Google Assistente em aparelhos com o sistema Android, a assistente Cortana do Windows e a Alexa, da Amazon. Esta última tem se popularizado rapidamente, pode-se dizer que um dos principais motivos é sua aparição em filmes e séries mais recentes, além de seu popular dispositivo smart home.

Todas as assistentes mencionadas respondem à comandos de voz para pesquisa e demais outras ações inclusas no pacote de skills.

Pesquisa e comandos de voz em aplicativos de banco no Brasil

Por essa facilidade de acesso, os comandos de voz têm sido muito utilizados também por aplicativos como maneira de inovar seu negócio. No Brasil, por exemplo, é possível fazer compras e até mesmo receber e enviar dinheiro, além de pagar alguma conta através de assistentes pessoais de voz.

As aplicações de banco são um exemplo do desenvolvimento dessa tecnologia. Eles se tornam cada vez mais comuns com o crescimento da preferência por manejar o dinheiro de uma conta bancária através de aplicativos. Para os bancos, esse aumento de transações via apps é benéfico, pois além de mais rápido e fácil, elimina custos que o atendimento em agências pode gerar.

Assim, as assistentes pessoais levam o usuário para a página do app especificada através de comandos de voz, como veremos a seguir.. 

Comandos por voz no banco Bradesco

O Bradesco inovou no que tange comando de voz e uso de assistententes pessoais. Seus clientes contam com a ajuda da assistente virtual BIA, lançada em 2016 e exclusiva do banco. A BIA tem um tempo de resposta de menos de 3 segundos, o que que agrada os usuários do serviço. Com a assistente virtual do Bradesco é possível tirar dúvidas, consultar saldo de conta, fazer transações, empréstimos, portabilidade de salário, limite de crédito pessoal, financiamentos, investimentos, entre outros.

A inteligência artificial do Bradesco pode ser contactada no próprio aplicativo do banco, WhatsApp ou então no app de mensagens que já vem instalado nos aparelhos com sistema iOS. Também é possível realizar diferentes comandos através de assistentes pessoais, como a Alexa, da Amazon e o Google Assistente, nos aparelhos Android.

É importante lembrar que o comando de voz não está disponível em todas as formas de contato citadas acima. Pode-se usar a voz no aplicativo do banco e com as assistentes pessoais, Alexa e Google. WhatsApp e app de mensagens do sistema iOS funcionam com texto digitado.

Comandos por voz no Banco do Brasil

Aqui no país já é possível consultar extratos de conta corrente e fatura do cartão de crédito em smartphones através do Google Assistente no Banco do Brasil — além da realização de transferências bancárias e pagamento de boletos. Para que o comando de voz pedido seja efetivado, o cliente deve digitar sua senha no aplicativo que abrirá a página solicitada. Vale lembrar que essa assistente pessoal está presente em smartphones com o sistema Android, mas também pode ser baixada em iPhones.

Comandos por voz na Caixa Econômica Federal

Os trabalhadores com saldo positivo no Programa de Integração Social (PIS) também  podem usar o Google Assistente para tirar dúvidas e consultar o calendário de pagamentos no app da Caixa Econômica Federal. Já aqueles que têm conta corrente no banco podem fazer consultas relacionadas à conta pessoal ou, até mesmo, resultados de loteria e taxas de câmbio através da assistente pessoal, além da possibilidade de entrar em contato com o banco para tirar eventuais dúvidas.

Comandos por voz no Nubank

Outro banco que também disponibiliza a consulta de saldo, e pagamento de contas através da assistente pessoal do Google, é o Nubank. Importante lembrar que essa assistente é ativada quando o usuário fala “Ok Google”. A partir daí é só pedir para que ela realize a tarefa desejada, porém se o usuário protegeu sua conta no app com senha numérica ou biometria, por exemplo, será preciso uma confirmação do comando de voz pedido.

Então, por que a pesquisa por voz será o futuro dos aplicativos?

A pesquisa por voz, como já dito, nada mais é do que a pesquisa através da fala e não da tradicional digitação. Avanços na tecnologia e o aumento do seu uso são os principais motivos pelo qual ela pode se tornar parte do cotidiano dos usuários.

Exemplos desse avanço são: 

  • o Android 10 já é capaz de fazer transcrição de áudio nativa de qualquer conteúdo de vídeo e áudio. Isso quer dizer que o sistema é capaz de interpretar os sinais sonoros que chegam até ele;
  • é possível criar uma nota a partir da fala no iPhone no bloco de notas, então tudo o que é dito é transcrito;
  • o GBoard do Google é capaz de transcrever o que é dito;
  • o Skype também já conta com ferramenta de transcrição;

E claro, já é possível contar com assistentes em dispositivos de Smart Home, que desempenham tarefas como controlar, automatizar e otimizar funções residenciais. Este exemplo está cada vez mais presente em filmes e séries atuais, o que aumenta o desejo por uma casa inteligente. Para saber como a pesquisa por voz funciona neste exemplo, leia: Aplicativos para Smart Home: conheça os 5 melhores apps.

Assim

A pesquisa por voz e o comando de voz vêm ganhando espaço no Brasil, principalmente através de aplicativos de bancos, que passam a usá-los como maneira de facilitar e agilizar o atendimento de um cliente, por exemplo.

Para além dos apps de banco, aplicativos de entrega, como iFood e Rappi, também aderiram à pesquisa por voz, então é possível pesquisar pela comida desejada e acompanhar o pedido até que ele chegue onde você estiver.

Se você gostou do conteúdo, cadastre-se em nossa newsletter para ter acesso à mais materiais sobre o mundo da tecnologia e comente se já você já usou a pesquisa ou realizou comandos de voz.


  • Julia Carvalho
  • Assistente de mídias sociais
  • Estudante de jornalismo apaixonada por contar histórias e vivenciar novas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *