Pesquisa por voz : A crescente tendência

O software de pesquisa de voz é uma ótima ferramenta para os dias atuais. Já existem telefones celulares com reconhecimento de voz. Ele está se tornando cada vez mais famoso, devido a grande melhoria no reconhecimento de voz das plataformas de smartphones de hoje, como o iOS da Apple e o Android do Google.

No entanto, esse não é o único fator por trás do aumento no reconhecimento de voz em telefones celulares.

Há uma demanda crescente por melhores interfaces de usuário, especialmente de clientes que não desejam depender completamente de um recurso de tela sensível ao toque para se comunicar com seu smartphone e querem ter telefones celulares com reconhecimento de voz.

Uma das tendências do 2019 é a pesquisa por voz

Muitos artigos foram publicados prevendo as tendências de SEO, que serão significativas para serem abordadas no futuro, e as pesquisas por voz são uma delas.

Essa é a tendência crescente dos clientes dependerem de assistentes digitais pessoais e comandos de voz para gerenciar suas consultas de pesquisa. Acreditamos que estamos à beira da total revolução das buscas nos próximos dias. Então, o que está inspirando essa mudança, e como podemos nos preparar para as mudanças para acompanhá-la?

Tendências Crescentes

É difícil dizer quantas consultas nos mecanismos de pesquisa são baseadas em voz, porque o Google não publica os detalhes exatos regularmente. Mas sabemos que essa tendência está crescendo e, em breve, as pesquisas por voz poderão se mostrar a maioria das pesquisas gerais.

Alto-falantes inteligentes

A revolução da pesquisa por voz foi catalisada através do aumento de alto-falantes inteligentes. Embora tecnologias comparáveis ​​estejam lá há vários anos. Em 2017, os negócios de alto-falantes inteligentes aumentaram mais de três vezes devido ao incremento dos aplicativos de pesquisa por voz do Amazon Echo e do Google Home. O porta-voz inteligente é quase dependente de comandos de voz para operar e condicionar as pessoas para resolver suas dúvidas e concluir suas tarefas com o uso de perguntas baseadas em voz.

Vantagens da integração de comandos de voz em aplicativos móveis

Aplicativos de reconhecimento de voz estão presentes no mercado há vários anos. No entanto, até recentemente, além das regiões específicas, como armazenamento, o reconhecimento de fala não tinha uma aceitação maior da sociedade, de pequenas empresas como um todo.

O poder dos aplicativos de reconhecimento de fala é que eles podem facilmente transformar todos em digitadores de alta velocidade. Ser competente para falar em um ritmo normal e ter suas frases precisamente transcritas é um grande benefício de produtividade que todas as empresas podem desfrutar.

E quando a sua empresa tiver que digitar continuamente o mesmo texto em vários trabalhos, os aplicativos de reconhecimento de voz superiores podem ter comandos de voz específicos classificados que inseriram esses blocos de texto para você.

Como interagir com comandos de voz em aplicativos móveis

Em palavras gerais, o sistema de reconhecimento de voz converte os termos falados em texto. Bem, esta é a idéia exata que é empregada para dar busca por voz em diferentes tipos de aplicativos.

Aqui está o procedimento de como integrar comandos de voz em aplicativos móveis:

  • Inicialmente, o usuário dá entrada de voz para o funcionamento da aplicação, chamando o reconhecimento de voz e falando alto algumas palavras.
  • Depois disso, essas palavras faladas são capturadas através de um microfone e processadas através do competente software de reconhecimento de voz, que as converte em texto.
  • Em última análise, esse texto convertido é fornecido como entrada para o sistema de pesquisa principal, que fornece os resultados.

Desafios ao integrar

Como a integração de voz é uma tecnologia de ponta, a maioria dos programadores pode achar que é impressionante, mas não há nada para se preocupar porque tudo pode ser melhorado com algumas correções. No entanto, alguns desenvolvedores comumente desafiados enfrentam, enquanto a integração está listada abaixo.

Comportamento responsivo em tempo real: bem, esse problema depende da conexão de rede e do recurso de rede do dispositivo, bem como no microfone. Sempre que um usuário der um comando de voz ao aplicativo, o aplicativo precisará corresponder a um servidor para converter esses dados em texto. Quando o texto convertido é transmitido de volta para o dispositivo, ele pode executar algum trabalho. Isso geralmente é conhecido como ações responsivas de “tempo real” do aplicativo. Se essa tarefa for “pesquisa”, seu dispositivo transmitirá mais uma solicitação ao servidor para buscar os resultados. Nestes casos, a latência da rede é tipicamente um desafio. O que você pode fazer no momento é garantir que a fonte de código do seu aplicativo seja otimizada corretamente.

Idiomas: Geralmente, nem todos os aplicativos de reconhecimento de voz são compatíveis com todos os idiomas disponíveis. Duas opções estão lá, soluções pagas e grátis. Os desenvolvedores exigem identificar não apenas as áreas para as quais eles exigem que seus aplicativos sejam instalados, mas também tomar decisões táticas sobre o uso de um serviço de conversão de fala.

Sotaque: Este problema é o mesmo que o problema de linguagem, onde a voz de um usuário simplesmente não será identificada por causa de um sotaque diferente de falar. Mas, a boa notícia é que depois de alguns casos de testes de reconhecimento de voz, a API do Google suporta vários sotaques por causa de seu banco de dados que contém Gigabytes de conteúdo sobre reconhecimento de fala.

iOS x Android: comparação da integração da pesquisa por voz

Neste ponto, pretendemos conhecer as diferenças que você pode observar no momento de criar aplicativos baseados em voz em ambas as plataformas:

Custo: Trabalhar em um aplicativo Android custa US $ 25 por ano em comparação ao aplicativo iOS para desenvolvimento de aplicativos de voz. No entanto, a Apple cobra US $ 99 por ano, o que não deve ser um problema, pois esse número seria coberto facilmente por meio da monetização de aplicativos, adicionando compras no aplicativo, anúncios e assim por diante.

Restrição: Quando se trata de fanboys do Google, essa ainda é uma área importante em que o Android do Google ganha do iOS da Apple em termos de desenvolvimento de software e, portanto, para desenvolvimento de aplicativos de voz. Como a Apple tem uma configuração limitada para o desenvolvimento, o Android segue uma abordagem de “você está no controle” que oferece várias opções para ajustar, permitindo que você inclua mais recursos baseados em voz em comparação com a Apple.

Consistência: Finalmente, é aqui que a Apple bate o Android para aplicativos ativados por voz. Como você pode postar seu aplicativo para Android em vários pontos de venda, além do Google Play Store, você encontrará avaliações inconsistentes disponíveis para eles. No entanto, o iTunes pode ajudar a identificar seu aplicativo quando cada download de seu aplicativo é feito através dele e também permite que você verifique seu progresso.

SDK: vários SDKs de terceiros acessíveis para o desenvolvimento de aplicativos são diferentes. Como existem muitos SDKs famosos acessíveis para ambas as plataformas, no entanto, alguns IDEs são acessíveis apenas para um ambiente específico, como o Android Studio para Android e o iSpeech para iPhone. Honestamente, não há uma resposta especifica para qual SDK é bom para aplicativos ativados por voz porque ambos os ambientes do sistema operacional têm IDEs excepcionais.

Pensamentos finais

O potencial para pesquisa de voz em aplicativos é enorme. Uma ocasião é envolvê-lo em aplicações de aprendizagem de idiomas para como um suporte para clientes com deficiência. Em algum momento, dispositivos portáteis estimulam a aceitação de voz em aplicativos móveis. Como pode levar algum tempo até que a voz substitua o toque como o principal sistema de entrada para aplicativos de smartphones, os desenvolvedores precisam considerar como adicionar controles de voz a seus aplicativos para se manterem competitivos.

Deseja integrar comandos de voz em seu app? Entre em contato e solicite um orçamento.


  • Luis Otávio
  • Diretor de Marketing
  • Mineiro de Ouro Branco. Apaixonado por esportes. Graduando em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em Administração me proporciona uma visão otimizada do mercado.Marketing digital é o bom e velho marketing porém com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *