Aplicativos para Smart Home: Conheça os 5 melhores apps

Já imaginou poder acender as luzes da sua casa ou ligar o ar condicionado pelo celular para encontrar um clima agradável quando chegar em casa? E ainda regular a temperatura do freezer para gelar aquela bebida antes mesmo de você sair do trabalho? Isso tudo e muito mais é possível graças aos aplicativos para smart home.

Mas afinal, o que é smart home? 

Podemos definir de forma simplificada que smart home ou casas inteligentes são imóveis equipados com produtos que, por meio de uma conexão com a internet ou bluetooth, podem desempenhar tarefas como controlar, automatizar e otimizar funções residenciais do nosso dia a dia. 

Esse conceito é bastante conhecido por usar tecnologia de ponta e ser o que há de mais concreto no que chamamos de IoT (Internet das coisas). O objetivo das casas inteligentes é garantir a comodidade, segurança e conforto dos moradores. Seja para ficar de olho na segurança através das câmeras, controlar o consumo de energia dos eletrodomésticos, travar as fechaduras, ligar a tv entre outras diversas possibilidades que esse universo apresenta. 

O que antes parecia cenas de filmes ou do desenho animado da família Jetsons, hoje é realidade e pode ser feito através dos aplicativos para smart home disponíveis para celulares, tablets, computadores ou até mesmo em sistemas instalados dentro da própria casa.

Leia também: como a IoT está redefinindo o desenvolvimento Web

E como criar uma casa inteligente? 

Criar uma smart home ou deixar sua casa ainda mais inteligente não é nenhum bicho de sete cabeças. Hoje em dia, existe uma gama de dispositivos no mercado que permite você controlar quase tudo na sua casa através dos aplicativos para smart home instalados em celulares, tablets ou computadores — os dispositivos vestíveis também podem ser incluídos nessa.

Para montar uma casa inteligente, você deve começar pelos dispositivos de automação doméstica voltados para a segurança, como por exemplo os alarmes, câmeras, portões automáticos e fechaduras. Saindo da área externa da sua casa, você pode optar pelos dispositivos de iluminação, interruptores e até mesmo os irrigadores. 

Os eletrodomésticos não ficaram de fora, existem inúmeros produtos com a tecnologia smart. Exemplo disso são os televisores, ar condicionados, aspiradores de pó e geladeiras.

Agora que você já sabe o que é uma casa inteligente e como montar uma, é interessante saber como controlar toda essa tecnologia. Pensando nisso, elaborei uma lista com os principais aplicativos para smart home para você conhecer. Confira abaixo!

Aplicativos para smart home que você vai conhecer:

Amazon Alexa

Alexa é o nome dado para a tecnologia de inteligência artificial utilizada nos dispositivos da Amazon. Conhecido por ser um assistente doméstico controlado por comando de voz, o Alexa é usado nos produtos da linha Echo Amazon e em outros dispositivos com o selo de compatibilidade Alexa.

Com o aplicativo para smart home Amazon Alexa, disponível para Android e IOS, você tem o controle de vários dispositivos inteligentes espalhados pela sua casa, exemplo disso podemos citar as smarts lâmpadas, os plugues inteligentes, smarts câmeras e até mesmo o aquecimento do seu chuveiro. 

Depois do aplicativo para smart home instalado, você pode configurar sua televisão para receber comandos por voz, assim com uma simples frase do tipo “Alexa, ligue minha TV” ou “Alexa, ligue a Netflix”. Assim você tem controle total do dispositivo. Também é possível pedir para a Alexa ferver a água do café. Isso mesmo! Com a chaleira AppKettle isso é possível.  

Casa

A Apple desenvolveu o seu próprio aplicativo para smart home. Com o app, controlar a iluminação, verificar as câmeras ou ajustar a temperatura de um ambiente ficou muito mais fácil e seguro, já que todos os acessórios compatíveis com o aplicativo para smart home é testado e aprovado pela própria Apple.

Com o Casa você pode controlar as funções básicas da sua casa inteligente, como lâmpadas, alarmes, fechaduras, interruptores, ar condicionado e ventiladores. Até mesmo funções mais complexas como o sistema de irrigação do jardim e as cortinas das janelas podem ser controladas por esse aplicativo.

Vale lembrar que esse aplicativo para smart home está disponível apenas para dispositivos com o sistema iOS.

SmartThings

O SmartThings é um aplicativo para smart home que conecta os dispositivos IoT da Samsung pelo smartphone. Conhecido por ter uma fácil usabilidade, o smartThings permite você controlar simultaneamente uma grande variedade de dispositivos. Entre eles destacam-se as lavadoras e secadoras, geladeiras, ar condicionado, sensores de movimento e televisores. 

Embora o SmartThings foi desenvolvido para controlar principalmente os aparelhos da Samsung, é possível usar o aplicativo em outras marcas parceiras. Depois de configurado, o aplicativo para smart home automaticamente encontra os dispositivos compatíveis em sua volta, com apenas um toque na tela.

É importante ressaltar que também é possível controlar os dispositivos inteligentes conectados ao SmartThings por comando de voz. Basta pedir ajuda ao Bixby, o assistente virtual da Samsung. Seja para mudar o canal da TV ou executar alguma tarefa doméstica, o Bixby está sempre pronto para te ajudar

Google Home

Semelhante ao Alexa, o aplicativo para smart home do Google também permite o controle dos dispositivos IoT espalhados pela sua casa. Com o Google Home é possível apagar e acender as luzes, fechar as cortinas, trocar o canal da TV, reproduzir uma música, fazer uma lista de compra e até mesmo preparar um cafezinho. Basta dizer “Ok, Google” e o comando que você quer que ele execute. 

Outra possibilidade que o app oferece é criar uma rotina personalizada. Por exemplo, ao falar “Ok, Google. Hora de dormir”, a assistente é capaz de apagar as luzes e alterar a temperatura do ar condicionado se for necessário. 

Vale lembrar que o aplicativo está disponível para Android e iOS e que todos os dispositivos devem estar conectados à mesma rede Wi-Fi — além de que a configuração de todos os aparelhos devem ser feitas no mesmo app.

LIFX

O LIFX é um aplicativo para smart home disponível para Android e iOS desenvolvido apenas para o controle da iluminação. Com ele é possível controlar as luzes de toda a casa, criando agendas para ligar e desligar, criar grupos por ambientes da casa, definir cenários para quando você for assistir um filme e até aplicar efeitos visuais animados na hora de receber os amigos em uma confraternização.

Este aplicativo oferece recursos que vão do básico como o simples liga e desliga e também recursos avançados, como a criação de agendas irregulares para fazer parecer que há alguém em casa quando não há. Também é possível criar um ambiente com uma luz mais quente a noite para acalmar e outro com uma luz mais fria de manhã para energizar. Além de poder personalizar as luzes, pintando a cor desejada com o seu próprio dedo na tela do app.

Vale ressaltar que o aplicativo para smart home LIFX também possui um assistente de voz, ou seja, todos os comandos podem ser feitos sem o uso das mãos.

Por fim

Esse texto apresenta os melhor aplicativos para smart home disponíveis nas lojas de app. Com eles vimos que é possível deixar a casa mais automatizada e inteligente, facilitando ainda mais nossas tarefas diárias.

Você usa ou conhece mais algum aplicativo para smart home que não está nessa lista? Compartilhe com a gente!

Quer continuar no assunto? Então conheça os aplicativos mais baixados e se inspire!


  • Renan Ribeiro
  • Analista de Marketing
  • Publicitário com dois pés no marketing, apaixonado por inovação, design, arquitetura e comportamento. Adoro socializar e discutir qualquer assunto. Um dos meus maiores desejos é viajar pelo mundo em busca de novos conhecimentos e experiências.

2 comentários no post “Aplicativos para Smart Home: Conheça os 5 melhores apps

    1. Ei, Ana! Eu uso o Google Home para controlar a luz do meu quarto e é muito bom não precisar mais levantar ou esquecer de mexer no interruptor antes de deitar! Depois conta pra gente quais os dispositivos que você integrou e o que achou da sua experiência de Jetsons!😄

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *