16 Ferramentas para validar sua ideia de startup

Validar sua ideia de aplicativo é fundamental para que sua startup não tenha problemas no desenvolvimento do MVP. Por isso, gostaria de compartilhar algumas ferramentas que ajudarão você a passar por esse processo.

Como a validação não é uma tarefa única, mas um processo constante que deve ser paralelo ao processo de desenvolvimento. Então, foi por esse motivo que dividimos a lista em 3 partes, são elas:

Estudo de viabilidade

Google

Comece com a pesquisa. São diversas as startups que criam seus produtos sem passar pela web. Certifique-se de que você não só encontre uma lista de concorrentes diretos, mas também chegue aos lugares onde as pessoas discutem o problema.

Leia artigos, fóruns e grupos de discussão antes de encontrar e testar seus concorrentes diretos. Observe como as pessoas pesquisam novas ferramentas, como descrevem o problema e o que sentem falta nas soluções atuais.

Concentre-se em entender como eles resolvem o problema agora e qual seria o ponto de inflexão para eles experimentarem novas soluções. Faça uma lista de pessoas – por nome, e-mail, mídia social, que estão ativas nesses grupos.

LinkedIn

A maioria das startups contrata muitas pessoas quando elas são bem-sucedidas. No LinkedIn você será capaz de ver os gráficos de tamanho da equipe para seus concorrentes diretos e indiretos, entender quem está crescendo e quem está encolhendo e por quê. Pode ser uma ótima fonte de contratações valiosas para você mais tarde no jogo. É também uma ótima maneira de gerar uma lista de influenciadores, concorrentes e tomadores de decisões em seu campo.

Google Trends

Veja como pesquisas relacionadas à tendência do problema na SERP (Search Engine Results Page). É muito simples, digite as palavras-chaves ligadas ao seu produto/solução e veja as tendencias de busca do país.

Página inicial do Google Trends.

Google Adwords

O Google AdWords (agora chamado de Google Ads), é uma das ferramentas que mais gera receita e campanhas de sucesso no marketing de conteúdo. Experimentar palavras-chave e analisar o CPC dirá a dificuldade de se posicionar e permitirá estimar os custos de marketing.

SEMRush

A pesquisa de palavras-chave e os verificadores de backlink ajudarão você a entender o quão difícil será construir sua própria posição. Além disso, com ele você é capaz de ver como seus concorrentes estão posicionados nos mecanismo de busca.

Planilhas Google

Juntar tudo a um modelo é a coisa mais importante. Qual é o objetivo de criar uma startup se você não conseguir chegar a um modelo que dependa de suposições validadas e mostre uma empresa sustentável para a qual gostaria de ter acesso?

Validação do Conceito

Papel e Caneta

Às vezes as soluções mais simples são inestimáveis. Pegue uma caneta e um pedaço de papel e desenhe sua solução – um fluxo, parte da interface do usuário e design de algoritmos. Tente criar uma prova de que você entende o problema e pode resolvê-lo 10 vezes melhor do que os negócios comuns.

Cartão de negócio

Sim, um pedaço de papel com seu nome. As pessoas ainda as usam em eventos e é hora de você sair e conversar com as pessoas. Concentre-se no seu grupo-alvo em vez de em conferências.

UXPin

Traga seus esboços para o próximo nível, colabore com os amigos e prepare-se para o desenvolvimento. Com o UXPin você será capaz de projetar interfaces realistas, protótipos com interações internas, interações personalizadas e animações, além de personalizar elementos usando código CSS.

Você também pode projetar em conjunto o mesmo protótipo em tempo real, comentar sobre elementos e trazer clientes para o processo. Eles não precisam de nenhuma conta para comentar.

Quora

Comece respondendo perguntas, tentando apontar sua abordagem como a solução certa para o problema. Se você fizer isso bem, você pode começar a direcionar o tráfego para sua landing page.

Facebook Ads

O Lookalike é uma ótima ferramenta para ver se há mais pessoas com o problema. Basta usar os e-mails de pessoas que você reuniu na sua landing page.

DICA: muitas pessoas usam e-mail privado no FB e você só tem os endereços comerciais deles. Você pode encontrar um endereço de e-mail privado quando estiver conectado no LinkedIn – e você deve estar nesse ponto.

Planilhas Google

Atualize seu modelo à medida que você valida mais suposições, implemente a abordagem de causa básica (por exemplo, em vez de aplicar uma “conversão padrão de mercado” de x%, confie nas estatísticas da sua landing page).

Qualquer linguagem, qualquer Framework

Às vezes é necessário criar a prova de conceito, não se concentre na tecnologia, não é onde está sua vantagem competitiva. Qualquer stack tecnológico é bom nesse ponto. Deixe o seu time de desenvolvedores escolher o que será o mais rápido para enviar. Desenvolver o app é a única coisa que importa, você pode até mesmo pular o log-in.

Protótipo

HotJar

Observar como seus usuários interagem com seu aplicativo é a melhor maneira de identificar dúvidas, confusão e entender para que eles realmente o usam o app.

Google Analytics

Acompanhe os usuários não apenas na sua página de destino, mas também no aplicativo, para ver como eles obtêm os resultados de que precisam.

Growbots

Alcance rapidamente o público certo e avalie as suas conversões. Certifique-se de usá-lo para validar suposições sobre seu crescimento escalável. É caro por um motivo e, apesar de automatizar bastante, você ainda precisa de algum tempo para impulsionar leads reunidos por meio do pipeline de vendas.

Appoint.ly

Seu objetivo é entender profundamente seus usuários. A coisa mais valiosa para você como fundador é passar um tempo com eles, ver como eles usam seu aplicativo e garantir que eles se beneficiem dele 10 vezes mais. Para fazer isso, agende sessões individuais, veja qual problema deve ser resolvido e como ele está tentando fazer isso com seu aplicativo e ofereça ajuda genuína.

UserEngage

Analisar os fluxos de aplicativos e automatizar a comunicação para garantir uma melhor integração e suporte ao cliente são imprescindíveis com o seu protótipo. Você não chegará ao UX ideal antes de entender e testar seu protótipo repetidamente. Liderar seus usuários com comunicação direta e automatizá-los é a chave para o sucesso, não há ferramenta melhor do que isso.

Já usou alguma das ferramentas acima? Conte-nos qual aqui em baixo.

Texto adaptado deste post.*


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Inteligência Comercial e Marketing.
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

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