Empresas relevantes que confiam na terceirização de desenvolvimento

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Provavelmente você já esbarrou com muitas empresas que oferecem outsourcing de TI, mas ainda restam algumas dúvidas se vale a pena terceirizar. Às vezes, só conhecer os tipos de serviços e um pouco da empresa não é o suficiente. A decisão ficaria muito mais fácil ao ouvir uma boa indicação ou conhecer empresas relevantes que contrataram o outsourcing de TI. Felizmente, este artigo é sobre isso.

O foco deste artigo será sobre empresas que contrataram o outsourcing de desenvolvimento. Vale ressaltar que a TI é uma área muito ampla de serviços.

Empresas que contrataram o outsourcing de TI

Google

O Google é mais conhecido como o maior motor de buscas que temos, porém este não é o único serviço da empresa, uma vez que ela abriu os braços para outros serviços e soluções. E toda essa expansão exige muita gente envolvida, o que fez a Big Tech abraçar o outsourcing de TI.

O projeto em destaque aqui não foi um sucesso, mas não por conta da terceirização. Você vai entender com a leitura.

Todos os anos novos dispositivos móveis são lançados, consequentemente, os lançamentos passados vão ficando de lado. Isso contribui com a poluição do meio ambiente através do descarte desenfreado dos aparelhos.

Como solução para tal, o Projeto Ara do Google e o celular de blocos de Dave Hakkens estavam sendo desenvolvidos simultaneamente, um sem saber do outro. Após Hakkens publicar um vídeo sobre seu celular, o projeto do Google também veio à tona.

O Ara contou com a parceria nearshore com a empresa Globant, que ficou responsável pelo back-end da loja de aplicativos dos celulares provenientes do Ada e também hardwares deles, como a empresa conta em release. Essa parceria entre a Globant e o Google foi anunciada em 2014 e, segundo o CEO da Globant, o Google era cliente desde 2006.

No entanto, o celular montável foi arquivado, pois os gestores à frente do projeto saíram da empresa, inviabilizando sua continuidade. No entanto, o fato do projeto ter sido arquivado não exclui o fato de que o Google confia no outsourcing de TI, pois, afinal, foram pelo menos 8 anos de parceria nearshore com a Globant. 

Conheça mais do Projeto Ara.

Slack

O Slack é uma das principais ferramentas que uma empresa pode ter para comunicação corporativa. Podemos dizer que ele é uma grande reunião que possui vários bate-papos, individuais ou em grupo, entre os membros da empresa.

A ferramenta corporativa adotou o outsourcing de TI de forma ampla. Tanto o desenvolvimento do aplicativo web e móvel, quanto o design, foram oriundos de uma relação de terceirização.

Em função da sua penetração no mercado internacional, por já ter recebido aportes e ter sido comprada por 27,7 milhões de dólares pela Salesforce, a relação de outsourcing de desenvolvimento foi visivelmente benéfica à empresa.

GitHub

Não há um desenvolvedor que sequer desconheça o GitHub. A plataforma é uma das principais ferramentas de versionamento de código. Isto é, ela hospeda os códigos dos projetos e suas diferentes versões. Assim, fica documentado as alterações e seus respectivos códigos.

O próprio Google utiliza a ferramenta, como podemos ver neste guia de Code Review da Big Tech.

A plataforma GitHub foi fundada em 2008 e desde seus primeiros passos ela adotou o outsourcing de TI. Assim como o Projeto Ada do Google, o GitHub também precisou de apoio para o back-end. Para tal, o desenvolvedor Ruby, Scott Chacon, foi contratado como consultor para escrever estes códigos. 

Hoje, Chacon é considerado um co-fundador do GitHub, sem dúvidas, uma das figuras mais relevantes para a plataforma necessária aos desenvolvedores.

Whatsapp

Fundado em 2009, o Whatsapp está sempre entre o top 10 dos aplicativos mais baixados durante todos os meses dos anos. Ele se tornou o app mais relevante para troca de mensagens instantâneas e é motivo para muitas notícias desde então.

Nos primórdios da fundação, dentro da pequena equipe de 3 funcionários, não haviam habilidades com desenvolvimento para iOS no time. Dessa forma, o Whatsapp abraçou o outsourcing de desenvolvimento ao contratar o Igor Solomennikov. O desenvolvedor começou como terceirizado e em 2013 integrou a equipe.

Essa relação entre Solomennikov e o Whatsapp se configura no serviço de time dedicado, embora de uma pessoa só, pois foi um contrato de longa duração para suprir as demandas do projeto com contínuos aprimoramentos e adição de funções.

Kumon

Há mais de 60 anos, a metodologia Kumon está na missão de instruir alunos em suas jornadas de aprendizado. O sucesso do método do matemático Toru Kumon alcançou 57 países e mais de 4 milhões de alunos.

Os ensinos Kumon contavam com CDs como materiais didáticos de apoio aos alunos, uma vez que os idiomas são parte do portfólio de ensino e o áudio é indispensável ao aprendizado. Contudo, em 6 décadas, muita evolução tecnológica aconteceu, o que significa que novas formas de ensinar também surgiram.

Os smartphones tomaram grande proporção e chegaram às mãos dos estudantes, enquanto que aparelhos de leitura de mídia física como rádios começaram a perder espaço para os dispositivos inteligentes.

Dessa forma, o setor de TI optou pela digitalização da mídia física através de um aplicativo para celular. No entanto, os serviços de desenvolvimento mobile não faziam parte do escopo do setor de TI do Kumon e para tal contaram com o apoio da Usemobile.

Hoje, o app não atua somente no Brasil, estando presente em outros países da América Latina como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

12 minutos

Os livros são nossos mais antigos aliados do conhecimento e todo humano reconhece isso, mesmo em casos de pessoas sem hábito de leitura.

São vários os motivos que atrapalham o hábito de leitura como as agendas apertadas. Neste caso, o 12 Min é um aliado para suprimir este problema, já que seu objetivo é resumir obras literárias em apenas 12 minutos. Afinal, este tempo se encaixa durante os trajetos de uma reunião a outra ou viagens.

Empreendedores e executivos fazem parte das personas interessadas nesta solução. . Inclusive, o aplicativo é um dos mais utilizados pelo C-level da Adobe na América Latina, segundo lista da Forbes. E por se tratarem de personalidades que geralmente consomem tecnologias novas como smartwatches, o 12 Min quis levar sua solução para estes dispositivos vestíveis.

Contudo, o outsourcing de desenvolvimento precisou ser acionado para atender a demanda. Assim, a Usemobile contribuiu desenvolvendo o aplicativo para Apple Watch da empresa em 2018. O app segue disponível na loja de aplicativos da Apple.

Por que contratar o outsourcing de TI?

Como visto em todos os exemplos acima, as empresas optaram pelo outsourcing de TI por falta de apoio interno ou prioridades. Embora novas soluções tecnológicas sejam interessantes para estratégias de negócios, deslocar membros da equipe para trabalhar num novo projeto o qual exige conhecimentos diferentes é um desperdício de tempo e de mão de obra.

Muitas vezes, contratar o outsourcing de desenvolvimento, por exemplo, é tido como opção por não desviar a atenção da empresa no que interessa: o negócio. Há também o ponto de que contratar quem já conhece a solução é uma forma de agilizar e também de economizar.

Importante ressaltar que cada empresa terá sua própria necessidade. O Whatsapp, por exemplo, precisou de um contrato de longa duração para atender tamanhas demandas do aplicativo, que precisa de manutenção e adiciona novas features todo ano (há poucos dias, foi adicionada a possibilidade de acelerar áudios, por exemplo).

Já o 12 Min foi uma solução de escopo fechado: desenvolveu-se o app e todo o resto ficou por conta do próprio 12 Min.

Se você já se convenceu da utilidade da terceirização de desenvolvimento, permita que a Usemobile assuma o desenvolvimento do projeto da sua empresa. Conheça mais do portfolio da empresa e solicite um orçamento.

Tópicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas